O REINO DO CEMITÉRIO (KALUNGA PEQUENA)
O REINO DO CEMITÉRIO
(KALUNGA PEQUENA)
Kalunga, palavra derivada dos povos do Congo ou Angola, possui uma definição que assemelha-se com “Necrópoles”, “Terra dos Mortos”, “Mundo dos Ancestrais” ou ainda a tênue linha que separa vivos dos mortos. Alguns acreditam que “Kalunga” significa o rio que separa vivos e mortos, papel muito similar ao rio “Styx” da mitologia grega.
Para os ocidentais, o cemitério é um local de dor e solidão, onde as lágrimas jamais cessam, todavia, o conceito “Kalunga” difere-se culturalmente, pois os africanos acreditavam que o mundo dos ancestrais era o local de onde se emanava força e sabedoria que capacitavam as pessoas tornando-as ilustres. Quando o negro africano foi escravizado e trazido ao Brasil, atravessaram o grande rio (mar) ao qual denominaram de “Grande Kalunga” (Kalunga Grande). Assim temos duas concepções: Os cemitérios (Pequenas Kalungas) e o Mar (Kalunga Grande).
Em sua essência atuam com grande seriedade e firmeza, não aceitando brincaderas, fingimentos nem arrogância. Tendem a ser mais reservados e diretos em suas consutas, com grande poder de curar as piores doenças, sejam elas físicas ou espirituais. São grandes senhores e senhoras aptos à guerra, com enorme conhecimento no lançamento de feitiços. Quando zelados e cultuados com fé e dedicação são capazes de transmitir uma herança ancestral incrível e um grande poder de proteção impenetrável.
Suas cores são: Preto e Branco
Os povos deste Reino são:
Povo das Portas da Kalunga.- Chefe Exu Porteira,
Povo das Tumbas.- Chefe Exu 7 Tumbas,
Povo das Catacumbas.- Chefe Exu 7 Catacumbas,
Povo dos Fornos.- Chefe Exu Brasa,
Povo das Caveiras.- Chefe Exu 7 Caveira,
Povo Kalunga da Mata.- Chefe Exu Morcego,
Povo da Kalunga da Lomba.- Chefe Exu Corcunda,
Povo das Covas - Chefe Exu 7 Covas,
Povo das Mirongas e Trevas - Chefe Exu Capa Preta,
#raizesdakimbanda #reinosdakimbanda #reinodocemitério #exu #pombagira #laroyê #mojubá #motumbá #alupandê #saravá #bandagira #fé #força #espiritualidade #ancestralidade #quimbanda #salve #macumba #axé #espiritualidade #vida