sexta-feira, 29 de abril de 2022

A Sexta linha de Evolução: A Forma (parte 2 de 6 ) O oposto da forma é a imaginação. Assim, forma é positivo e imaginação é negativo. ou seja, se usamos o princípio dual para descrevermos a maneira como Deus atua sobre a criação

 A Sexta linha de Evolução: A Forma (parte 2 de 6 )
O oposto da forma é a imaginação.
Assim, forma é positivo e imaginação é negativo. ou seja, se usamos o princípio dual para descrevermos a maneira como Deus atua sobre a criação


Nenhuma descrição de foto disponível.A Sexta linha de Evolução: A Forma (parte 2 de 6 )
O oposto da forma é a imaginação.
Assim, forma é positivo e imaginação é negativo. ou seja, se usamos o princípio dual para descrevermos a maneira como Deus atua sobre a criação, dizemos positivo é a energia (espírito) e negativo é a matéria(corpo). Assim temos que o espírito é eterno e imortal, enquanto o corpo é perecível e finito.
Então temos:
Deus imortal e espirito humano imortal, pois é a parte da criação divina, dotado de corpo (perecível) e alma(imortal).
Alma é a qualidade chamada de sentimentos.
Sim, os sentimentos são formas de expressarmos o que se passa no nosso mental. Já as emoções são a exteriorização dos sentimentos mais íntimos. Assim como a energia elétrica produz luz, os sentimentos produzem emoções.
Essa analogia mostra o resultado final daquilo que se passa com a fonte de nossas energias.
Os sentimentos são geração de energia, e as emoções, consumo das mesmas.
Então, temos no emocional uma forma de descarregar o acúmulo energético (produtivo ou destrutivo) dos sentimentos sedimentados em nosso mental, que é a única parte imutável do todo que compõe o espírito humano.
Enquanto o mental é imutável, pois traz em si a herança genética divina que deu origem ao espirito humano, o corpo espiritual é apenas a exteriorização dessa herança, para que possamos evoluir e ascender cada vez mais, a cada nova encarnação
Então temos a seguinte equação para o espírito humano:
O espírito humano é dotado de atributos divinos ou finais.
É em meio a tudo isso que a forma, como via de evolução, entra e se faz presente para que possamos alcançar o nosso fim.
Assim disse o sábio: "muitos são os caminhos que conduzem ao Deus único". Outro disse: "Muitas são as moradas do pai, e em todas Ele Habita".
Assim, temos:
Se Deus criou tudo e está em tudo, então tudo é Deus, e encontramos Deus em tudo. E se Deus é único na origem, mas dual no meio (criação), já que nos fez espíritos que necessitam de um corpo para evoluir e ascender, as formas (as suas muitas moradas) são os meios colocados à nossa disposição para alcançarmos o nosso fim.
As formas são as moradas de Deus e estão abertas e à disposição do ser humano para que ele chegue cada vez mais próximo ao seu fim que é o de ser uma morada eterna de Deus.
na matéria, evoluímos (conhecimento), na espiritualidade, ascendemos (sentimento)
Sim, é isso mesmo. Se somente com o conhecimento podemos livrar nossos sentimentos do emocionalismo, somente com a libertação (descarga) das emoções podemos evoluir.
Portanto, o ser humano, enquanto espírito eterno e dual, precisa evoluir pelo conhecimento das coisas divinas do mundo espiritual e deve descarregar todo seu mental das emoções provocadas pelos seus sentimentos, se quiser ascender.
Devemos amar a tudo e a todos, pois Deus e isso (tudo e todos), mas não devemos nos apaixonar por algo em especial (fanatismo religioso é uma paixão, por exemplo) porque se não estaremos infringindo uma lei (princípio) que diz que o conhecimento não comporta a ilusão.
Podemos também gostar de bem-estar (humanismo), mas não devemos nos tornar escravos da riqueza material (cobiça, avareza).
Chegamos assim, à equação final que nos conduz ao nosso fim:
Evolução = crescimento = quantidade = razão
Ascenção = elevação = qualidade = sentimento
Somente com crescimento mental e sentimentos virtuosos teremos a quantidade de qualidades necessárias a uma elevada evolução e à ascensão, que nos conduzirão, sem dúvida alguma, ao nosso fim.
Chegamos a conclusão de que há duas formas de conseguir tal coisa: uma é o espirito (mundo astral) e outra é a matéria (mundo terreno), que Deus colocou à nossa disposição para melhor atingirmos esse fim.
O estudo é a expansão da inteligência material (mente) e espiritual (mental) a mente é o cérebro do corpo físico, e o mental, do corpo espiritual. Meditem sobre isso.