Reprogramação Mental
!º parte de 2 partes
Reprogramação Mental
!º parte de 2 partes
A reprogramação mental é um assunto que, de início, pode assustar aqueles que não o conhecem, mas basta saber mais a respeito para que as dúvidas deixem de existir.
É necessário falar da programação mental formada a partir das experiências e crenças, que é o que irá determinar a forma com a qual cada um irá enxergar sua própria existência.
Nesse sentido, alguém que cresceu sendo reprimido e colocado como inferior, por exemplo, possivelmente irá crescer com essa ideia que, se não for modificada e eliminada, poderá impactar em sua autoestima, felicidade, paz interior, relacionamentos, bem como em seus resultados ao longo da vida.
Será que uma pessoa precisa carregar esse fardo por toda a vida?
A resposta é não! Através da reprogramação mental é possível alterar esse mindset, ou seja, aquelas ideias negativas e auto sabotadoras que alimentamos sobre nós mesmos e que nos impedem de conquistar qualidade de vida, plenitude e sucesso.
Esta mudança de mentalidade é essencial para virar a chave, mudar atitudes, incorporar novos comportamentos, para honrar e respeitar a própria história e, enfim, reconhecer o seu próprio valor.
Para isso acontecer é necessário se conhecer, na essência, buscar entender as fontes de tantos autoquestionamentos e auto boicotes.
Isso quer dizer que para poder ressignificar acontecimentos passados que geram insegurança e mal-estar hoje, você precisa se permitir acessar o seu Eu Interior, e identificar pessoas, momentos, emoções e crenças limitantes que tem te impedido de seguir em frente e conquistar seus sonhos, metas e objetivos.
Este é, com certeza, o primeiro passo para se libertar de todos os bloqueios criados pela sua própria mente.
Ao passar pelo processo de auto conhecimento, a pessoa tem todo o suporte que precisa para compreender como suas ideias sabotam ou beneficiam os seus resultados e para iniciar seu processo de mudança.
Com o auto conhecimento e a reflexão, o indivíduo tem a chance de fazer uma auto análise mais profunda sobre sua história.
Também consegue identificar com mais clareza quais são os seus pontos fortes, suas habilidades, competências e talentos, como aqueles pontos de melhoria, saber o que precisa mudar em relação aos seus comportamentos e mindset atuais ou seja a forma que você enxerga como o mundo, e como interpreta os acontecimentos ao seu redor.
O Auto Conhecimento é uma grande oportunidade de mudança e evolução porque ajuda a despertar o seu poder interior e, assim, mudar a imagem negativa que tem de si mesmo.
É um aliado da reprogramação mental porque auxiliam uma pessoa a sair do estado de insatisfação e chegar ao seu estado desejado da autossatisfação.
Sempre se pode ver as coisas por perspectivas distintas e o estado mental que norteia a maneira de interpretar a realidade antecede a forma como os acontecimentos são conhecidos.
A forma com que encaramos as coisas que chegaram até nós, moldam o resultado final de todos os acontecimentos que preenchem nossas vidas.
Dessa forma, compreendemos que enxergar o copo meio cheio ou meio vazio faz parte de nossa existência, e depende única a exclusivamente da maneira como nossa mente está programada.
Sim! Podemos programar e reprogramar nossa mente, e é isso que nos possibilita alterar os resultados e a dinâmica de tudo o que acontece à nossa volta.
Temos total condição de determinar o que queremos, como queremos e porque queremos algo em nossas vidas, da mesma maneira que podemos determinar o que não queremos.
A forma como lidamos com os acontecimentos, a forma como agimos e reagimos diante das situações e a maneira como enxergamos cada momento, será sempre resultado da programação mental de cada indivíduo.
Responda para si mesmo, Como seria para você se ao chegar ao trabalho, você fosse desligado da empresa?
Seria uma tragédia ou uma oportunidade de colocar em prática seus sonhos de ter um negócio próprio?
E se no caminho para uma viagem de férias, seu carro quebra ou bloqueiam a estrada?
Será que realmente é um problema ou é uma oportunidade de escolher outra forma de locomoção e conhecer novas rotas e lugares?
Seja o que for que esteja acontecendo em nosso dia a dia, quando paramos para pensar e compreendemos que o atraso pela manhã não pode ser mudado, o transito intenso não pode ser eliminado e que o melhor a fazer é pensar naquilo que de positivo aconteceu, viveremos de forma mais leve e com a mente focada no positivo.
Acordar atrasado e ter que encarar um transito intenso por exemplo em um dia em que teria aquela reunião importante na empresa, pode ser estressante realmente.
Mas, e se pararmos para pensar que talvez o Universo tenha conspirado a nosso favor, e que aquele atraso pela manhã nos livrou de um acidente, que causou um engarrafamento no trajeto?
O que poderia ter acontecido se tivéssemos saído dentro do horário previsto?
De que adianta alterar nosso humor por um atraso por exemplo, se o atraso já aconteceu e não podemos mudar os fatos?
E se em vez de nos focar no atraso, nos focássemos em agradecer por termos acordado bem, e termos saúde?
E se nos permitíssemos respirar e ouvir uma boa música enquanto o transito não flui?
E se buscássemos diariamente enxergar o que há de positivo em cada situação?
Onde você tem depositado o foco de suas energias e pensamentos?
Quais hábitos você tem hoje que considera inadequados, e gostaria de abandonar?
Não há nada mais libertador do que a certeza de que somos nós quem controlamos nossas vidas e nossos resultados, e que por meio do processo de Auto Conhecimento, fazendo uso de ferramentas das quais a metodologia dispõe, podemos reprogramar nossa mente, deixando de lado hábitos nocivos ou inadequados.
Quando reconhecemos nossas frustrações, traumas, vontades reprimidas, decepções, dúvidas e dificuldades, podemos, por meio da reprogramação mental, ressignificar, compreender e perdoar acontecimentos, pessoas e situações do passado, que até então limitavam nossa vida e nossas conquistas.
Devemos cuidar de nossos pensamentos, pois eles dão origem a nossas palavras, que motivam ações, que dão origem a nossos hábitos, e esses hábitos, sejam eles quais forem, dão origem à nossa personalidade e direcionam nosso destino.