O MESMO REMÉDIO NÃO SERVE PARA TODOS
Eis que a consulente se aproxima do exu e diz:
- já faz muito tempo que venho conversar com o senhor. Mas até hoje não obtive nenhuma vitória nos meus pedidos.
Eis que a consulente se aproxima do exu e diz:
- já faz muito tempo que venho conversar com o senhor. Mas até hoje não obtive nenhuma vitória nos meus pedidos. Eu havia até desistido de vir nesta casa, quando soube que uma amiga também tem se consultado contigo, e já conquistou todas as suas graças. O que eu não entendi, Exu, é por que para ela você disse para fazer uma grande oferta na mata e uma firmeza de coroa, enquanto para mim tudo o que você falava era para fazer oração antes de dormir e vigiar os pensamentos.
O guia a escutava atentamente. Deu uma baforada com seu charuto e logo respondeu:
- Minha filha, cada um ouve o que precisa no momento. O que é bom para uma pessoa, nem sempre é para outra. Para uns, Eu recomendo firmezas, banhos, oferendas, a outros, orienta simplesmente acender uma vela. Alguns necessitam que eu revele alguma informação que somente ele tinha conhecimento, enquanto há aqueles que é exigido crer sem provas. Existem, ainda, os que indico longo roteiro de atividades para possam mudar suas vidas, porém, há quem digo apenas para ter mais fé.
O Exu continuou:
- O mesmo remédio, não serve para qualquer um. E nós que, após muitas experiências, assumimos a posição de guia aprendemos a identificar a medida certa para tudo. Do que adianta eu te passar um monte de coisas se você não muda? Se não aprender a lição, terá que ouvi-la novamente, até que ela faça parte de seu coração.
A consulente ficou um pouco tímida com as respostas. Ainda assim, perguntou:
- Mas Exu, por que as coisas dão certo para os outros e não para mim?
Pacientemente, o guia respondeu:
- Moça, cada pessoa possui a sua própria caminhada. E você não sabe o que eles estão vivendo por dentro. A vida traz suas provações para todos, pois a evolução é lei do Pai Maior e é somente no calor das batalhas que os filhos da Terra conseguem verdadeiramente se desenvolver.
- Não é somente com ganhos materiais que se mede se a vida está melhorando ou não. Enquanto por fora você sente que seu andar ainda não mudou, por dentro está acontecendo uma profunda reorganização de seus pensamentos, emoções e energias.
- Para de olhar tanto para os outros e observe mais a você mesmo. Se eu insisto tanto para que a moça vigie sua mente, é porque ali está cheio do que não é formoso. E esta negatividade está atrapalhando sua vida. Não adianta, moça, eu pedir para fazer firmeza se não for feito primeiro a necessária mudança interior.
- Nós queremos sempre o seu bem. Mas o que você deseja hoje nem sempre é o que é melhor para você. Não podemos te dar uma graça material se isto resultar em negatividade no seu coração. Escute, com atenção, todos os ensinamentos que este Exu e todos outros guias estão lhe passando. E os coloque, sinceramente, em prática.
- É para o seu espírito que eu olho. Nossa missão é aproximá-lo da evolução espiritual. Pouco interesse nos desperta as dificuldades deste plano físico, apenas na medida em que possam beneficiar sua alma. Muitos conquistam os tesouros da matéria, mas perdem-se nas sombras do Umbral. Esta é a primeira lição que ensinamos: este corpo é passageiro, mas há algo de eterno que o habita.
Ela não sabia se acreditava ou não no que acabara de escutar. Mas algo em coração parecia mudar. Naquela noite, haveria muito o que pensar.
Antes dela partir, o Exu completou:
- Sei que não é o que gostaria que eu lhe dissesse, minha filha. Porém, eu te peço duas coisas: faça suas preces todos os dias e cuide dos seus pensamentos. Se assim o fizer, será suficiente para mudar toda a sua vida!
#Raizes_da_kimbanda