A YOGA E O XAMANISMO
A Yoga é um fenômeno antigo, diverso e plural que se recusa a ser definido. As evidências arqueológicas do yoga e diga-nos quem nasceu há mais de 5.000 anos atrás nas montanhas da Índia
A YOGA E O XAMANISMO
A Yoga é um fenômeno antigo, diverso e plural que se recusa a ser definido. As evidências arqueológicas do yoga e diga-nos quem nasceu há mais de 5.000 anos atrás nas montanhas da Índia que foi posteriormente aprovado pelo hinduísmo, Budismo e Jainismo. Portanto, suas origens culturais orais e suas palavras abriram muitos ramos na árvore.
Yoga é o resultado de um processo de milhares de anos de evolução de sua filosofia. Estes numerosos ramos do yoga, ou raios da roda, representam diferentes escolas, o anel que simboliza os requisitos compartilhados por todos os tipos de yoga, enquanto no centro seria o êxtase que experimentar o praticante – Yogi ou Yogini – transcende. “Yoga autêntico” todas as formas são formas de um único centro de realidade transcendente.
O yoga de raiz xamânica
Alguns arqueólogos e estudiosos de yoga encontrei elementos da mesma na idade da pedra, do xamanismo datam pelo menos 25.000 anos antes de Cristo e talvez antes. Esse xamanismo sagrado ou arte da vida, de ligação mudou a consciência para inserir os caminhos extraordinários e ocultos do ser e a realidade. Na verdade, a palavra xamã significava “o viajante de um reino espiritual”. Xamãs poderiam, através do ritmo do tambor, recuperar informações do outro mundo e trazê-lo para o presente, em benefício da Comunidade.
Alguns antropólogos acreditam que ioga surgiu quando comunidades regidas pelos xamãs foram para cidades-estado, sendo este o resultado de uma mudança social que incentivou a transformação da consciência da Comunidade no sentido de autoconsciência individual.
Yoga e xamanismo compartilham algumas posições metafísicas. Ambas as práticas sugerem que há mais para o corpo material, e que é preciso meditar e olhar para dentro. Ambos também visam curar o corpo e a alma de várias maneiras. Certas atividades funcionais, tais como a temperatura do corpo maior, suando, purificação, limpeza, jogando um elemento fundamental em ambos os casos.
Os cinco tibetanos-prática yogue Tibet-são um exemplo de conhecimento e ensinamentos montado. Como qualquer conhecimento profundo inclui o uso de plantas medicinais e ajuda a desbloquear os limites do corpo, a mente e o espírito, abrindo-nos para a cura verdadeira.
Portanto, xamanismo e yoga são duas práticas diferentes, mas entrelaçadas espiritualmente falando, embora o yoga tradicional é nascido na Ásia – e em particular, a Índia – e xamãs são nas comunidades indígenas ao redor do mundo. Enquanto xamanismo retém seu êxtase filosófico, ioga busca pessoal êxtase, e aquele abraço ambos mesclagem.
O significado compartilhado
Os xamãs são curandeiros religiosos que fazem milagres, podem parecer possuído pelos espíritos divinos e são percebidos com poder dentro da o Reino invisível e, portanto, fora do mundo moral. Os antropólogos tendem a definir o Xamanismo como “uma tradição visionária, uma prática antiga que usa os Estados alterados de consciência para o contato com os deuses e os espíritos da natureza”. Pode parecer natural para relacionar os xamãs e curandeiros, mas é necessário manter um diferencial como só pode ser xamã pela linhagem ancestral ou sendo chamado ou escolhido pelos espíritos através de sonhos ou premonições.
Ioga é baseada na filosofia que busca a integração do real I – Atman – com o absoluto – Brahman – através de práticas físicos rigorosos e metódicos, onde a disciplina é essencial. Em geral, ioga parece recolher todos estes técnicas de práticas de ascetismo e a meditação. Um Yogi é dedicado à sua maneira, e alguns são considerados “mestre espiritual”, eles são autoayudan pela invocação de seres espirituais no caminho da libertação – moksa – através da meditação.
Xamanismo é uma Fato do mundo que parece começar em uma vasta planície da Sibéria. Praticada em pequenas sociedades tribais e nós encontrado sinais de xamanismo dos aborígines da Austrália, os Inuit do Alasca, vivem o norte do México, ou os mongóis. Todos têm rituais semelhantes: Estados de transe, vôo mágico, entre em contato com os espíritos.
Feuerstein -estudioso de yoga – será o primeiro a admitir que xamanismo é ainda hoje na Índia, difundida principalmente entre o shaivites ou Yogis que praticam a tradição de Shiva. No filme de 2005 Origens do Yoga: em busca do espiritual, Feuerstein fez a seguinte declaração: “Muitos Yogis também estão em conformidade com o papel do xamã, assim, servir a comunidade de curandeiros, magos, sábios e pacificadores”.