terça-feira, 26 de abril de 2022

PERCEPÇÕES MEDIÚNICAS DESAGRADÁVEIS Todos os homens possuem algum tipo de mediunidade que lhes permite perceber a presença dos Espíritos.

 

 PERCEPÇÕES MEDIÚNICAS DESAGRADÁVEIS
Todos os homens possuem algum tipo de mediunidade que lhes permite perceber a presença dos Espíritos.


Pode ser uma imagem em preto e branco de uma ou mais pessoasPERCEPÇÕES MEDIÚNICAS DESAGRADÁVEIS

Todos os homens possuem algum tipo de mediunidade que lhes permite perceber a presença dos Espíritos. Alguns, porém, são dotados de faculdades mais ostensivas, como a vidência, que lhes enseja a oportunidade de perceber, com nitidez, os Espíritos e o mundo espiritual.

Vêem os bons Espíritos e as suas expressões simpáticas, assim como os Espíritos inferiores e suas feições perturbadoras, os ambientes espirituais agradáveis e os desagradáveis.

Além disso, às vezes, captam os pensamentos dos encarnados, bem como, em certos casos, as suas más intenções.

A percepção do que é bom, positivo, causa-lhes bem-estar e sensação de paz; a do que é ruim, negativo, muitas vezes, provoca- -lhes sensação de mal-estar, desconforto e, em alguns casos, perturbação.

Essas percepções desagradáveis ocorrem, com maior frequência e provocam mais desconforto nos médiuns que ainda não conseguiram livrar-se dos defeitos que atraem os Espíritos inferiores.

É natural que desejem, e até peçam, para ficar livres delas.

É provável que não consigam anulá-las completamente, porque a faculdade mediúnica, que lhes permite captar o que é bom é a mesma; no entanto, a Espiritualidade pode intervir em seu benefício, controlando as manifestações, para que ocorram apenas no momento dos trabalhos mediúnicos, e amenizando ou anulando os seus efeitos desagradáveis.

Isso, todavia, depende da disciplina e do esforço dos próprios médiuns, no sentido de combater as imperfeições, que seduzem os Espíritos malfazejos, e desenvolver as virtudes, que atraem os bons Espíritos.
Afirma Kardec:
[...] As qualidades que, de preferência, atraem os bons Espíritos são: a bondade, a benevolência, a simplicidade do coração, o amor do próximo, o desprendimento das coisas materiais. Os defeitos que os afastam são: o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme, o ódio, a cupidez, a sensualidade e todas as paixões que escravizam o homem à matéria. (O Livro dos Médiuns, cap. XX, item 227, Ed. FEB.)

As virtudes que atraem os bons Espíritos são as mesmas que afastam os inferiores e vice-versa.

Um defeito que exerce poderosa atração sobre os Espíritos inferiores, consequência imediata das imperfeições citadas, é a maledicência. O prazer de comentar o mal, os defeitos dos outros, é sinal indiscutível de imperfeição moral.

Os que costumam maldizer do próximo mantêm os ouvidos e olhos abertos para tomar conhecimento dos seus defeitos e desacertos.

Dessa forma, despertam a atenção e o interesse dos Espíritos viciosos, que descobrem a afinidade que existe entre eles; daí a atração passa a ser natural.

O hábito de comentar o mal, as notícias ruins, os acontecimentos chocantes, polui o ambiente do lar e cria um estado mental negativo que, igualmente, atrai e favorece a ação dos Espíritos inferiores.

Eles aproveitam esses momentos para exercer a sua influência sobre os médiuns, projetando-lhes na tela mental cenas desagradáveis; assim favorecem a irritabilidade e os desentendimentos com os seus familiares.

Nesse caso, além da mudança de hábitos, da leitura edificante e de preces, é fundamental a realização do Evangelho no lar.

Não nos referimos ao costume compreensível que qualquer cidadão tem de assistir ao noticiário da mídia e à leitura de jornais e revistas.

No entanto, não se pode deixar de salientar que, mesmo nesse caso, quem se envolve emocionalmente e fica indignado ou irritado com as injustiças contribui para a criação de um ambiente negativo em casa.

Não é necessário parar de assistir aos programas de televisão ou de ler sobre os assuntos referidos; é importante tomar o cuidado de evitar envolvimento, alterações emocionais, irritação, indignação; é indispensável manter a serenidade.

Certa vez, um médium nos disse que o seu mentor espiritual lhe havia recomendado afastar-se do estádio de futebol.
Ante a nossa estranheza, explicou-nos que a recomendação foi justa e oportuna, porquanto ele não conseguia manter o equilíbrio emocional; irritava-se com jogadores e árbitros e até gritava palavras ofensivas.
Essas fortes reações emocionais refletiam-se no seu desempenho mediúnico.
Além disso – acrescentamos –, poderiam facilitar a ação dos Espíritos inferiores, que aproveitam todas as ocasiões favoráveis para dificultar o trabalho do bem.
-----------------------------------------------------------------------

Autor: Umberto Ferreira