segunda-feira, 4 de abril de 2022

OS ORIXÁS E OS DESEQUILÍBRIOS NA SAÚDE (Parte 7)

 OS ORIXÁS E OS DESEQUILÍBRIOS NA SAÚDE (Parte 7)


Nenhuma descrição de foto disponível.OS ORIXÁS E OS DESEQUILÍBRIOS NA SAÚDE (Parte 7)

▪Omulú

Traz a saúde! "O Senhor da Terra"! A energia solar! É o mesmo Obaluayê!

Omulú corresponde à nossa necessidade de compressão de Karma, de regeneração, de evolução, de transmutações. Elemento terra - aqui e agora! É o Orixá da Misericórdia.
Como diz a canção:

🎵O Velho é dono do tempo
Não para nunca de andar
E todo peso do mundo
Carrega em seu Xaxará.🎵

Omulú é o dono do tempo, conhecido como o "Senhor do Karma". Orixá da transformação - libertação de crenças e valores antigos. Representa o renascimento. É necessário então matar o velho para que o novo se instale.

Omulú é um Orixá que ainda não é bem compreendido em sua verdadeira atuação como curador. Ao contrário do que se pensa, Ele não traz a doença, e sim a leva embora. Absorve em seu corpo todas as formas-pensamentos desqualificadas, miasmas e enfermidades, deixando o ser livre dessas energias negativas e, portanto, restaurada a sua saúde.
Há um mito que diz que, numa festa de barracão dos Orixás, Omulú estava escondido observando tudo através da cortina. Ele não tinha a intenção de se mostrar por ter em seu corpo as pústulas retiradas dos enfermos. A guerreira Iansã viu Omulú e decidiu que ele deveria participar da festa, porque conhecia a sua verdadeira identidade. Ela, então, traz Omulú para o meio do salão e rodopia ao seu redor, fazendo muito vento. A palha da Costa levanta, e surge uma luz ofuscante, a luz do Sol. A pura luz de Omulú. Suas pústulas se transformam em faíscas luminosas e "saltam" para fora como se fossem pipocas. Omulú mostrou-se o mais lindo dos Orixás e festejou no barracão até o raiar do dia. Simbolicamente, este mito nos ensina que a vida quando premiada com saúde é uma alegria.
Temos o dever de nos relacionarmos uns com os outros liberando-os de processos internos, recalques, medos, traumas, que bloqueiam nossa bem-aventurança e são fatores causadores das mais diversas moléstias. O relacionamento social saudável pressupõe o "dançar junto"; estamos em comunhão com o ritmo de cada um em prol de uma mesma orquestra, todos imbuídos de serenidade e paz de espírito.
Omulú é o símbolo também do Sol, do brilho e da cura. Este grande Orixá atua no trabalho de magnetismo e de cura!
A União de Nanã Buruquê com Omulú faz a decantação do negativo, na junção da água com a terra, a lama. Transforma para que haja um novo amanhecer.
Ele está presente nos leitos de hospitais e ambulatórios. Em todas as enfermidades, sua invocação pode aliviar e trazer a cura, dentro do merecimento de cada um. Com relação ao chakra Básico, referem-se os problemas de musculatura das coxas, problemas sexuais, varizes, hemorroidas, distúrbios menstruais, problemas sanguíneos. Desânimo, estará física. Este centro está relacionado ao nosso querer, tomar a iniciativa e ter atitude. Nossa capacidade de entrar na vida.
Não é possível afirmar quanto tempo levará para se obter a "cura" do físico, nem se poderá ser curado nesta atual encarnação. O desafio é o de continuar persistindo no tratamento da doença durante o tempo que for necessário para aprender a enfrentar a situação que a causou. Porque também é necessário curar os corpos espirituais junto, visto que as somatizações se iniciam nos pensamentos e sentimentos desqualificados e desarmônicos.
O Espírito Emmanuel, nos elucidando sobre as doenças, informa que "Podemos encontrar múltiplos significados para as moléstias: a moléstia amparo, a moléstia refúgio, a moléstia proteção, a moléstia socorro e a moléstia abrigo. E elas impelem nossa queda no desequilíbrio do sentimento".

📃O Magnetismo na Casa Umbandista -Norberto Peixoto.