quarta-feira, 27 de abril de 2022

O que já conhecemos sobre os Exus e as Pomba Giras

 O que já conhecemos sobre os Exus e as Pomba Giras


Pode ser uma imagem de 1 pessoaO que já conhecemos sobre os Exus e as Pomba Giras

Na mística ironia do poder incrédulo de evocações, elegeram por errônea criação e deram sabor proibitivo às entidades que conhecemos por Exus e Pomba Giras.

Dando a estas maravilhosas entidades, um temor que pode até chegar ao pânico e a repudia destas entidades, dado por pessoas leigas, pessoas que tenham interesses financeiros e pessoas sem escrúpulos, que a se enriquecer usando o nome dos Exus e Pomba Giras, como acontece até hoje em certas Igrejas que vemos por este mundo a fora.

Deixamos agora que nosso Povo das Encruzas, Rua, Calunga, Matas, Praias, ou como queiram das sete linhas, sejam conhecidos como eles são na realidade, sempre nos ajudando e nos protegendo dos males que nos acercam, que os conclamemos nessa pequena homenagem, para mostrarmos os seus devidos valores e sua grande importância para nossas Religiões, Umbanda, Candomblé, Nação e outras.

A Umbanda evolui e se apresenta culta, atual, superando os tabus e as crendices que marcaram seus primórdios.

Não mais se pode aceitar Exu e Pomba Gira com aspectos aterrorizantes, fantasmagóricos ou imorais, pelo contrário, aí estão os médiuns videntes que atestam a presença dessas Entidades.

Eles se apresentam em trajes multicoloridos, podendo ser até Ciganos, de portes aristocráticos ou guerreiros ou mulheres comuns de porte vulgares, dançarinas populares de tabernas, sacerdotisas ou Grandes Guerreiras.

Enfim emanando a alegria na noite.

Por que não chamá-los de espíritos eternos das noites felizes? E os Exu?.

Poderão ser os mais másculos homens, trazendo, porém, em seu cavalheirismo, seu modo eloquente de falar, o encanto de conquistadores os inconquistáveis que, na passagem terrena, tenham sido músicos, poetas, pintores, médicos, políticos, guerreiros, etc, e acima de tudo, boêmios amantes da liberdade.

Quem poderia agora narrar o seu silêncio?.

Entidades não compreendidas buscam uma elevação espiritual, mas, normalmente, são confundidas com Kiumbas e perturbadores, mas isso graças a nossa evolução, esta mudando, pois cada vez mais nos estamos evoluindo e com isso compreendendo ainda mais nossos queridos Exus e Pomba Giras.

Anjos da Guarda e nossos Exus e Pombo Giras

Quando somos Fecundados no Ventre de nossas Mães e começamos a evoluir dentro dela, essa fecundação para quem não sabe, é feita por Exu e Pomba Gira, pois eles são os responsáveis pela fertilização do sêmen nos óvulos no ventre de nossas mães, e já temos também, definidos todos nossos Orixás, Pai e Mãe de cabeça, nossos Padrinhos e Madrinhas espirituais, nossos Juntos Guias de Frente, nosso Anjo de Guarda que nos acompanhará até o nosso desencarne, e também já temos nosso Exu e Pomba Gira que nos acompanhara em toda nossa vida Terrestre, todos eles são determinados pelo nosso Pai Maior, se ele assim o determinou, nunca um Exu ou Pomba Gira Coroados, Cruzados ou Batizados, irão nos fazer mal, pois ele esta ao nosso lado para nos ajudar e não para nos prejudicar!.

Os Tabus a Respeito de Exu e pomba Gira

Algo que se praticava erradamente nos Terreiros de Umbanda a respeito destas Entidades, eram Colocar cortinas nos Congas que eram fechadas no momento da incorporação, usou-se no início, pois havia aquela concepção errônea que Exu e Pomba Gira era o Demônio, o Diabo e só queria fazer o mau e trazer cargas negativas para nós.

Os médiuns que trabalhavam com estas entidades, eram considerados perigosos e ninguém se atrevia a chegar perto deles, desagrada-los ou até mesmo em alguns casos, olharem de frente para os mesmo, teriam que chegar com a cabeça baixa e sempre olhando para o chão e nunca em sua direção, com medo de represálias.

Até hoje, com toda evolução espiritual, nós ainda encontramos um grande número de Centros que não trabalham com Exu e Pomba Gira, e se trabalham, fazem com as portas fechadas, não abertas aos consulentes.

O que no nosso ponto de vista é errado, alguns têm medo e respeito ao mesmo tempo, e não permitem que seus médiuns incorporem tais Entidades, porque ainda estão naquela errônea concepção de que Exu e Pomba Gira são um negativo, um mau e só vem a Terra para fazer o mau.

Nada disso é verdade, pois Exu e Pomba Gira, o que não cansamos de repetir, são entidades que buscam uma elevação espiritual e nos ajudam desmanchando e nos defendendo dos trabalhos realizados pelos Kiumba e Magos Negros.

Em alguns terreiros havia, e ainda há, uma cerimônia que nós achamos triste e desrespeitosas a estas Entidades.

Na grande maioria dos terreiros colocam os assentamentos destas entidades, sob o Conga, e os Santos Católicos representando os Orixás em cima.

Isso achamos errado, porque não ter um outro conga paralelo aos dos Orixás?, ou então fazermos uma outra sala com seu conga e seus assentamentos, se são eles que nos ajudam e trabalham sempre junto com nossos Guias, Protetores e Orixás, porque esta disparidade.

Determinados terreiros têm uma cortina, como foi dito anteriormente, que estaria permanentemente aberta, na gira dos Orixás, e quando for por ocasião da incorporação de Exu e Pomba Gira elas são fechadas como uma forma de não desrespeitar os ORIXÁS.

É um dos grandes tabus de Umbanda.

É um desprestígio total a Exu e Pomba Gira.

Ainda existem aqueles que vão mais longe, exigem que essas entidades incorporem de costas para o conga, como se fosse a eles proibido de olhar com vibração, para o conga de seus Orixás o qual eles servem com muita dedicação, respeito e fidelidade.

Quanta ignorância espiritual se praticava em alguns Terreiros, e ainda os praticam, prejudicando entidades que estão em evolução, alguns Terreiros preferem que seus Médiuns incorporem os supostos “Medalhões” do espaço, todos querem receber, médicos famosos, cirurgiões importantes, mensageiros do Astral; mas, na maioria das vezes são espíritos de pouca vibração, embora venham de um polo positivo, mas muitos de nossos Exus e Pomba Giras tem
mais irradiação positiva e luz do que certos mensageiros que se dizem Médicos, Filósofos, etc.

Logicamente, esse tabu horrível, cortinas fechadas e Exu e Pomba Gira subindo e baixando de costas, não se pode mais aceitar, nem praticar dentro de nossa Umbanda, tão querida e maravilhosa que amamos e praticamos com respeito.