segunda-feira, 4 de abril de 2022

ASSENTAMENTO VIBRATÓRIO DOS ORIXÁS (Parte 4)

 ASSENTAMENTO VIBRATÓRIO DOS ORIXÁS (Parte 4)


Nenhuma descrição de foto disponível.Há de esclarecer que um Orixá não é propriamente dito um elemento ou ponto de força da natureza, mas se "expressa" através deles. Assim, para nós, adeptos da Umbanda, sentir a brisa do vento em um dia de tormenta com raios significa "sentir" Iansã; olhar para uma pedreira é como estar admirando Xangô, ver o mar é simbolicamente apreciar Iemanjá; ouvir o chilreado de um pássaro na mata e uma cigarra cantar é escutar Oxóssi...
No aspecto interno dos terreiros umbandistas, é possível "materializar" essas forças, consagrando-as liturgicamente, para fins de mediunismo caritativo. Acalmamos nossas mentes, assim como um católico olha uma imagem de Santo ou um hindu olha uma divindade, ao vizualizarmos um assentamento vibratório de Orixá, que pode ou não estar disposto no altar principal do espaço sagrado, que é o congá. Ainda, podem estar resguardados em um local para acesso só dos adeptos ou no abassá - espaço público sagrado do terreiro.
Um assentamento vibratório não "prende" e muito menos "assenta" um Orixá, que é uma irradiação divina, cósmica e livre. Todavia, representa apenas a ligação vibracional entre dois espaços dimensionais que convivem lado a lado: o físico e o espiritual. É uma espécie de ponte ou portal entre dois planos de existência, abrindo canais de comunicação em que nossas mentes criam e potencializam energias o tempo todo no terreiro. Em verdade, não existe separatividade na religião de Umbanda, mas um simbolismo significativo para traduzir a ininterrupta e contínua união entre o mundo espiritual e o material, sendo este último consequência do primeiro.
Um assentamento vibratório é um centro ou ponto de força de poderosa influência magnética. O valor intrínseco de um assentamento vibratório de Orixá não está só na sua existência como instrumento ritualístico, mas, acima de tudo, no que isso representa; uma manifestação de fé, um elemento de ligação metafísica e um potente concentrados e dinamizador energético. O objetivo principal de um assentamento é potencializar a vibração do Orixá, "materializado" no duplo etéreo dos elementos arrumados e dispostos, devidamente consagrados e ritualizados, criando potentes campos de forças que funcionam como verdadeiros portais, aos quais os espíritos guias transitam se apoiando para se fixarem no espaço sagrado e, ao mesmo tempo, manterem adequadamente o intenso rebaixamento vibratório, que se impõem para se fazerem sentir pelos medianeiros através da chamada mecânica de incorporação.

Axé 🙏🏼🌿

🔜Continuação no próximo post.

📃Encantos de Umbanda - Norberto Peixoto.