O caminho é o amor, acredite.
E você pode entrar nele por vontade própria, conscientemente, ou ser levado a ele depois de muita dor, sofrimentos, desenganos.
Escolha a primeira alternativa, meu irmão, não é que seja fácil, mas é mais suave.
E você pode entrar nele por vontade própria, conscientemente, ou ser levado a ele depois de muita dor, sofrimentos, desenganos.
Escolha a primeira alternativa, meu irmão, não é que seja fácil, mas é mais suave.
Insista no amor a todos os seres e terá a ajuda de forças poderosas da natureza porque estará em harmonia com elas. No caminho do amor todos saímos ganhando - tanto nós humanos quanto os Exus que estarão fazendo caridade.
E tudo se harmonizará, crescerá e florescerá em direção ao Senhor.
A verdade é que no fundo, bem no fundo do ser, o Exu deseja e espera ardentemente que você lhe peça o bem. Encarnado e desencarnados somos seres em evolução e o nosso íntimo, a nossa profundidade, o nosso Cristo interno fala muito e sempre, fala eternamente de amor.
Exus: Falanges que Trabalham Sobre as Ordens do Maioral
Lúcifer: Chefe supremo no reino dos Exus, o maioral da magia negra, cujos poderes e forças são obedecidos "in loco" por seus comandados.
Apresenta-se em três manifestações distintas, algo semelhante como a Santíssima Trindade.
a) Lúcifer > Pai
b) Beelzebuth > Filho
c) Aschtaroth > Espírito Santo
Nas três manifestações distintas em que se apresenta, em cada uma possui dois auxiliares poderosos, os quais transmitem as suas ordens uns aos outros.
O maioral não incorpora em médiuns.
Os Auxiliares
Exu Marabo: Esta entidade é encarregada de fiscalizar o plano físico, distribuindo ordens aos seus comandados, nos diversos planos de sua jurisdição. Dificilmente vem a um terreiro. Fala e escreve fluentemente o frânces. Ao incorporar num médium, usa o nome do seu companheiro Exu Mangueira. Sua apresentação é a de um perfeito cavalheiro. Aprecia bebidas finas e os melhores charutos.
Exu Mangueira: Sua ocupação é idêntica a de seu companheiro, Marabo. igualmente, domina o idioma francês.
A única particularidade que possui é o fato de expelir odor de enxofre na sua incorporação. Aprecia bons vinhos e ótimos charutos, tal como Marabo. Esta entidade uma vez invocada, jamais aceita ordens terrenas e, para se retirar é necessário recorrer-se a entidades superiores que atendam ao pedido.
Exu Tranca-Ruas: É a segunda pessoa de Beelzebuth, sendo a sua posição idêntica a do Marabo, com a mais alta responsabilidade no reino dos Exus. A ele esta designada a guarda das entradas e recintos onde se pratica a alta magia. Em todas as reuniões espirituais, o Tranca-Ruas mantém proteção com a sua guarda de choque contra os Quiumbas que procuram deturpar o bom andamento dos trabalhos. Assim sendo, sentimo-nos na obrigação de saudar a esta entidade em primeiro lugar, ao dar-nos início aos trabalhos de Umbanda, para que o ambiente sinta a sua proteção. Sua apresentação é a de um homem muito bonito e muito elegante.
* TRANCA-RUAS DAS ALMAS
* TRANCA RUAS DE EMBARÉ
Exu Tiriri: É o companheiro de Tranca-Ruas; portanto, possui forças idênticas em seu comando. Sua apresentação é de um homem negro, cuja pele corroída na bexiga, vítima de uma peste, é bem visível. Invocado grandemente para os trabalhos a serem despachados nas encruzilhadas, nos campos, nos rios, e às vezes nos cemitérios (embora não esteja em sua jurisdição, pois os cemitérios pertencem a Omulú. Isso não impede que os mesmos sejam atendidos, visto que as Linhas, Falanges e Sub-falanges têm entre si um acordo neste sentido).
Exu Veludo: Esta entidade é assistente do Exu Sete Encruzilhada, a 3ª (terceira) manifestação do Maioral. Possui vibrante força mágica. Sua evocação é muito apreciada na Quimbanda, e principalmente na magia negra, pois tem suas forças sempre prontas para proteger aos que recorrem a sua proteção. Sua apresentação é a do mais fino cavalheiro, ricamente vestido num belo traje de gola de veludo e um fino cachecol da mais pura seda de cor vermelha. Também usa uma capa de veludo preta, forrada de cetim vermelho. Aprecia os melhores charutos e as melhores bebidas como conhaque e outros. Sua dissonância é logo verificada, sendo logo identificado por seus "pés de cabra".
Exu dos Rios: Também como o Veludo recebe ordens diretas do Sete Encruzilhadas. Sua jurisdição está na beira dos rios e riachos, onde é a sua morada. Todos os trabalhos efetuados nesses locais devem ser oferecidos a essa entidade. A sua apresentação é de um Caboclo, mas logo é reconhecido por usar uma vestimenta de penas negras, sem usar penacho ou qualquer enfeite na cabeça.
Exu Pomba Gira: Possui grande poder e magias. Resolve todos os casos que pertençam à sua jurisdição. Exerce grande atuação nos casos amorosos, unindo ou separando os casais, conforme for solicitado. De modo geral é a protetora das infelizes prostitutas que recorrem aos seus serviços a fim de conquistar o amor ilícito de um cidadão que as desprezam, favorecendo os meios financeiros para o alcance de tal objetivo.