quarta-feira, 27 de abril de 2022

O Alto Comando dos Exus

 O Alto Comando dos Exus


Pode ser uma imagem de 1 pessoaO Alto Comando dos Exus

Exu Calunga: Esta entidade comanda uma legião de 18 (dezoito) Exus e se apresenta na forma de um verdadeiro anão, em regiões onde o grau de desenvolvimento não é suficiente. Costumam fantasiar com os sacis e duendes para cognominar esta entidade.

Exus comandados pelo Exu Calunga

Exu dos Ventos: É o 1º subordinado ao Exu Calunga. Possui enorme força sobre os ventos ou fenômenos de qualquer natureza tais como chuva de granizo, maremoto, terremoto, etc. Sua apresentação é na forma de um espírito negro e sua formação corpórea é perfeita e em volta de uma nuvem de fumaça negra. Os pés não aparecem e apresentam a forma de um funil, semelhantes aos ciclones e furacões. Esse Exu trabalha principalmente com cobras, sapos e toda sorte de animais peçonhentos.

Exu Quebra-Galho: É o 2º subordinado do Exu Calunga. Dotado de vários poderes, principalmente nas matas. A sua presença é logo sentida pelos estalos dos galhos. Também exerce grande domínio sobre as mulheres, incitando as prostitutas, sendo mais solicitado nesse mister. Nos trabalhos para separação e amarração que empreende, são feitos num boneco de madeira tosca e entregue a esse poderoso Exu.

Exu Pomba Gira: Sua descrição já foi feita acima. É o 3º subordinado de Exu Calunga.

Exu das 7 Cachoeiras: Esta entidade é muito conhecida nos terreiros de Umbanda e na Quimbanda. Trabalha nas cachoeiras e é responsável pelos grandes abalos sísmicos. Aprecia charuto preto. É o 4º subordinado.

Exu das 7 Cruzes: Esta entidade é responsável pelo zelo na entrada dos cemitérios e para receber todos os espíritos dos suicidas e facínoras que na Terra cometeram as maiores atrocidades. A esse Exu é entregue os pedidos que se queiram fazer para que uma pessoa tenha morte violenta (cabe aqui advertir a quem quer que seja sobre a existência da "lei do retorno". Devemos fazer sempre o bem para que possamos receber em troca o bem).
Embora esse Exu não faça parte integrante na Linha de Omolú, o mesmo tem o poder de transportar os espíritos ou pessoas para onde quiser.
É desaconselhável invocar esse Exu, pois o mesmo foi responsável pelos sofrimentos dos últimos momentos de Jesus Cristo. É o 5 subordinado.

Exu Tronqueira: Este Exu é o encarregado da guarda das estradas, dos caminhos e da proteção dos terreiros ou das tendas de Umbanda. Tem também o poder de fazer as pessoas trocarem o dia pela noite, principalmente os jogadores e as prostitutas. É o 6º subordinado.

Exu das 7 Poeiras: Esta entidade apresenta-se em forma de duende com roupagem na cor cinza escuro. Tem o poder de fazer com que as pessoas vejam toda espécie de animais. A sua guarda também é feitas nas estradas, becos e caminhos nas matas. É o 7º subordinado.

Exu Gira Mundo: Exerce toda sorte de influência na atividade humana, principalmente sobre os espíritos desencarnados que ainda não compreenderam o seu estado como tal. Esses espíritos são enviados pelo Gira Mundo para perturbar criaturas humanas, que os médicos da Terra declaram perturbadas. É o 8º subordinado.

Exu das Matas: A ele foi designado o trabalho nas matas, dai a razão do seu nome nos diversos cultos de magia negra. A esse Exu pede-se o auxílio quando uma pessoa amada partiu para longe e desejamos a sua volta. Os trabalhos devem ser feitos em lugares onde exista abundância de árvores, ou seja, nas matas. É o 9º subordinado.

Exu das 7 Pedras: É o agente mágico universal, pois a ele deve ser solicitado toda a espécie de ajuda no que diz respeito à alta magia. É encarregado dos "tarôs" adivinhantes dos signos zodiacais e calendários esotéricos. Tem esse Exu quando solicitado o poder de transmitir todo e qualquer assunto referente a sua jurisdição. É o 10º subordinado.

Exu dos Cemitérios: Embora não pertença à Linha de Omolú, este Exu trabalha ativamente nos cemitérios. Tem grande poder de ressuscitar os mortos e a sua irradiação - tanto para o bem, como para o mal - pode curar ou transmitir doenças. Ele se apresenta envolto num manto preto e vermelho com listas horizontais. Não se deve confundi-lo com Tiriri, pois embora traga a pele bexigosa, a mesma não é negra. È conhecido também como Exu Coquinho do Inferno. É o 11º subordinado.

Exu Morcego: Esta entidade tem o poder de transmitir sua vibração ou curar à distância, qualquer espécie de moléstia. Os trabalhos são efetuados na hora grande (meia-noite), horário preferido pela magia negra, ocasião em que são utilizados animais domésticos, tais como gatos, cachorros e até sapos e etc. Após o sacrifício desses animais, os executores ficam sujeitos a contrair a raiva animal, quando o propósito destes trabalhos é o de enlouquecer alguém. A sua apresentação é a de um enorme morcego. É o 12º subordinado.

Exu 7 Portas: A apresentação desse Exu é a forma de uma nuvem enfumaçada de cor cinza escuro. É o encarregado de vigiar tudo que está fechado à chave. Quando solicitado, é capaz de abrir qualquer fechadura ou segredo de cofre. É o 13º subordinado.

Exu Sombra ou Exu das 7 Sombras: Esse Exu tem o poder de tornar invisíveis as pessoas e os objetos, como também retornar o primitivismo muito solicitado na alta magia. Trabalha na Umbanda, nos trabalhos de desmanchar malefícios. Apresenta-se na forma de um anão. Aprecia suco de folhas com açúcar e cachimbo de barro com um bom fumo. Gosta de comer formigas, em razão disso as oferendas a ele devem ser colocadas perto de formigueiros à sombra. É 14º subordinado.

Exu Tranca-Tudo: A força desse Exu está em estimular, quando solicitado, todo e qualquer tipo de festa, principalmente as grandes bacanais e como tudo tem seu preço, para que isso aconteça é necessário que primeiro se lhe ofereça um banquete. Suas oferendas podem ser depositadas em qualquer lugar, sendo sempre bem recebidas. Sua apresentação é na forma de um anãozinho negro, cujos olhos se assemelham aos das aves noturnas, tais como a coruja, o mocho e outras. É o 15º subordinado.

Exu da Pedra Negra: Segundo a lei universal, nada permanece em seu estado primitivo, tudo se transforma. Estudos mais aprofundados definem esta entidade como já possuidora de um alto grau de evolução espiritual. Embora essa entidade esteja dando a sua parcela de contribuição à gloriosa Umbanda, ela ainda se acha na fase de indecisão, por não haver ainda se libertado dos laços que a unem à Umbanda. Apresenta-se na forma de um cavalheiro elegante. É invocado para solucionar problemas financeiros, pois tem grande poder sobre a riqueza, auxiliando as pessoas em dificuldades dessa ordem. Igualmente auxilia na descoberta de tesouros escondidos. Sua bebida é vinho tinto misturado com mel. Aprecia frutas, principalmente o jamelão. É o 16º subordinado.

Exu da Capa Preta: As atribuições deste Exu consistem em fiscalizar todos os caminhos, provocar a desarmonia entre os membros de um terreiro e derrubar o seu chefe. Apresenta-se envolto em uma capa preta. Muito invocado na Umbanda. Possui atuação em dois campos antagônicos, isto é, trabalha tanto para o bem como para o mal, conforme solicitado. É o 17º subordinado.

Exu Maraba: Este Exu tem o poder sobre os fenômenos astrais, principalmente na fase lunar. Esta entidade não deve ser invocada na força da lua, pois se o médium não tiver a prática necessária, estará sujeito a ficar tresloucado. Sua força atinge a vários setores e aceita qualquer trabalho, tanto para amar, como para matar. Pode enviar fluidos provocadores de sono em vigias, causando grandes perturbações. É o 18º subordinado.