terça-feira, 12 de abril de 2022

O que significa entidades de direita e esquerda na umbanda?

O que significa entidades de direita e esquerda na umbanda? 


Pode ser uma imagem de texto que diz "DIREIT DIR A E ESQUERDA"O que significa entidades de direita e esquerda na umbanda?
Primeiro vamos entender quem são as linhas de trabalho que atuam na esquerda e na direita.
Na direita podemos citar os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros e outros.
Na esquerda podemos citar os Exus e Pombagiras.

Porém, ainda existem certas linhas de trabalho que se adaptam a tudo, como por exemplo os malandros, ciganos, boiadeiros e até alguns intermediários de Ogum. Seria um caminho do meio/centro.

De início, pode-se dizer a grosso modo, que a direita trabalha com fatores irradiadores e a esquerda trabalharia com fatores consumidores. A linha da direita nada mais é que uma legião de espíritos com vibrações sutis e positivas que se manifestam com o proposito de irradiar e expandir energias do mesmo tipo nos visitantes, atuando com aspectos subjetivos como o restauro da fé abalada, a libertação dos erros do passado, a cura espiritual, levando o ser a uma evolução moral.

Nesse pensamento podemos dizer por terem as vibrações mais próximas dos encarnados os Exus e Pombagiras trabalham consumindo e absorvendo os desequilíbrios, as viciações, os desvirtuamentos e a negatividade, quebrando trabalhos que possam estar prejudicando aos consulentes. As consultas com a linha da esquerda são muito populares e procuradas, pois o “povo da esquerda” é muito mais direto ao falar das falhas de uma pessoa do que uma entidade da direita.

Convém esclarecer que as verdadeiras entidades da esquerda não trabalham para o mal de nenhum ser. Não fazem amarrações ou magias negativas em geral. O que pode existir são espíritos trevosos que querem usar o nome e o prestigio de uma das entidades de esquerda se passando por elas. Muitos se perguntam como reconhecer esses espíritos trevosos conhecidos como kiumbas. A resposta é simples: se reconhece a verdadeira entidade através de suas obras. Se o espirito oferece ou aceita trabalhos de magia maligna ou dá indícios de ter a intenção de prejudicar alguém, por certo não é uma entidade de umbanda.

Deve-se entender: ao Universo é Dual, sempre procurando equilíbrio, nem tão ao céu e nem tão a terra.

Jefferson Gordi
Casa das Ervas

@tupa_oca_cabocla_sete_raios