MUNDOS HABITADOS SEGUNDO O ESPIRITISMO
Uma questão que sempre me chamou a atenção foram as descrições de vida inteligente no sistema solar.
MUNDOS HABITADOS SEGUNDO O ESPIRITISMO
Uma questão que sempre me chamou a atenção foram as descrições de vida inteligente no sistema solar.
Algumas manifestações de espíritos publicadas na Revista Espírita e alguns comentários de Kardec no Livro dos Espíritos dão a entender que existe vida inteligente em vários planetas do sistema solar.
Revendo o Livro dos Espíritos:
Questão 55.Todos os globos que circulam no espaço são habitados?
“Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Há, entretanto, homens que se julgam espíritos fortes e imaginam que só este pequeno globo tem o privilégio de ser habitado por seres racionais. Orgulho e vaidade! Creem que Deus criou o universo somente para eles.”
Comentário de Allan Kardec: Deus povoou os mundos de seres vivos, e todos concorrem para o objetivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estejam limitados apenas ao ponto que habitam no Universo, seria por em dúvida à sabedoria de Deus, que nada fez de inútil e deve ter destinado esses mundos para um fim mais sério do que o de alegrar os nossos olhos. Nada, aliás, nem na posição, no volume ou na constituição física da Terra, pode razoavelmente levar-nos à suposição de que detenha o privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de mundos semelhantes.
Questão 56. A constituição física dos diferentes globos é a mesma?
“Não; eles absolutamente não se assemelham.”
Questão 57. A constituição física dos mundos não sendo a mesma para todos, os seres que os habitam terão organização diferente?
“Sem dúvida, como entre vós os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar.”
Na questão 181, de O Livro dos Espíritos, Kardec indaga:
Os seres que habitam os diferentes mundos têm corpos semelhantes aos nossos?
“Sem dúvida possuem corpo, porque é preciso que o Espírito esteja revestido de matéria para agir sobre a matéria. Porém, esse corpo é mais ou menos material, de acordo com o grau de pureza a que chegaram os Espíritos. E é isso que diferencia os mundos que devem percorrer; porque há muitas moradas na casa de nosso Pai e, portanto, muitos graus (…)”.
Questão 186 Há mundos em que o Espírito, deixando de habitar um corpo material, tem apenas como envoltório o perispírito?
“Sim, há. Nesses mundos até mesmo esse envoltório, o perispírito, torna-se tão etéreo que para vós é como se não existisse. É o estado dos Espíritos puros”.
Nota de Kardec na questão 188:
De acordo com o ensinamento dos Espíritos, de todos os globos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é onde os habitantes são menos avançados, tanto física como moralmente. Marte lhe seria ainda inferior (…)”
Do LE podemos concluir que: todos os orbes são habitados, no entanto a constituição física não se assemelha e que a organização física dos corpos físicos dos encarnados são diferentes. Os corpos, no dizer dos espíritos, são menos materiais de acordo com o grau de pureza e adiantamento dos espíritos que habitam aquele orbe. E quando Kardec pergunta se há mundos em que os espíritos tem apenas como envoltório o perispírito, os espíritos superiores afirmam que sim.
Cartas de Uma Morta
Livro do espírito Maria João de Deus (mãe de Francisco Cândido Xavier), de 1935, cuja segunda edição, de 1937, aparenta ser “edição própria”. Desse livro há uma 8ª edição, de 1978, da LAKE, SP/SP, a cargo do Departamento Editorial Caminheiros do Bem. Nessa obra encontramos dois capítulos referentes a Saturno e a Marte.
Saturno:
– Saturninos são incontestavelmente superiores aos terrestres; não há vícios, nem guerras; utilizam a eletricidade na sua plena possibilidade;
– Têm habitações de estilo gracioso;
– A autora espiritual viu seres estranhos, extraordinariamente feios, evolucionando-se nos ares, em “gracis movimentos”;
– Os habitantes dedicam-se mais à espiritualidade;
– As moléstias incuráveis lhes são desconhecidas;
– A vegetação: é diferente da terrena, pois é azulada;
– Os mares são rosados.
Marte:
– Habitantes: têm grande espiritualidade: sem guerras, só vibrações de paz;
– Os homens são mais ou menos semelhantes aos terrícolas, mas os seus organismos possuem diferenças apreciáveis: além dos braços, têm ao longo das espáduas umas ligeiras protuberâncias, à guisa de asas, que lhes prodigalizam interessantes faculdades volitivas;
– O ar é muitíssimo mais leve; conhecem os enigmas profundos da eletricidade, que usam com maestria;
– As edificações são análogas às da Terra;
– A vida em Marte é mais aérea – poderosas máquinas;
– Embora existam oceanos, há pouca água; sistemas de canalização; poucas montanhas.
Emmanuel
Livro do autor espiritual cujo nome é o título da obra (1938, Edição da Federação Espírita Brasileira, RJ/RJ). Consta no prefácio:
“(…) assim como Marte ou Saturno já atingiram um estado mais avançado em conhecimentos, melhorando as condições de suas coletividades, o vosso orbe (a Terra) tem, igualmente, o dever de melhorar-se, avançando, pelo aperfeiçoamento das suas leis, para um estágio superior, no quadro universal”
Novas Mensagens
1939, Edição da Federação Espírita Brasileira, RJ/RJ
O autor espiritual (Humberto de Campos) traz um capítulo inteiro sobre visita (em espírito) que fez a Marte:
Marte tem cidades fantásticas pela sua beleza inaudita: avenidas extensas e amplas, sendo as construções análogas às da Terra; a vegetação, de tonalidade vermelha, é muito mais exuberante do que a terrena;
Marte é “um irmão mais velho e mais experimentado na vida; seus habitantes sempre oram ao Senhor do Universo, em benefício da humanidade terrena”;
Habitantes têm arcabouço físico algo diferente do terrestre;
Alimentação: através das forças atmosféricas;
Viu máquinas aéreas possantes que se balouçavam no pé das nuvens; muitas dessas nuvens são produzidas artificialmente, para atender reinos mais fracos da natureza.
(DA)