domingo, 17 de abril de 2022

CERIMÔNIA DE CASAMENTO NA UMBANDA Essa cerimônia religiosa não é diferenciada da religião católica, pois a mesma adota pessoas de sua afeição para serem seus padrinhos, como vestidos de branco e a entrada de um por um para obtenção da benção divina.

 CERIMÔNIA DE CASAMENTO NA UMBANDA
Essa cerimônia religiosa não é diferenciada da religião católica, pois a mesma adota pessoas de sua afeição para serem seus padrinhos, como vestidos de branco e a entrada de um por um para obtenção da benção divina.


Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas em pé, flor, ao ar livre e árvoreCERIMÔNIA DE CASAMENTO NA UMBANDA

Essa cerimônia religiosa não é diferenciada da religião católica, pois a mesma adota pessoas de sua afeição para serem seus padrinhos, como vestidos de branco e a entrada de um por um para obtenção da benção divina.
O local escolhido para realização da cerimônia nas suas maiorias das vezes, é um espaço da natureza, uma igreja como seu próprio terreiro, sendo o espaço decorado de acordo com suas vontades, respeitando os príncipios da religião, onde é realizada a cerimônia pelo dirigente da casa abençoando os noivos, havendo diferenças da ceromônia de terreiro em terreiro.
O casamento recebe as bênçãos pelos elementos da natureza, onde se pedi a bênção a Deus, nosso Pai Maior para abençoar o casal.
O traje dos convidados é recomendável ser branco, o evento é curto, e os convidados podem ser de outras religiões. A cerimônia começa com a entrada dos padrinhos, um para cada noivo. Em seguida entram o pai de santo e sua ajudante, com sinos nas mãos sendo tocados até chegar ao altar. Depois entram noivo e noiva, um de cada vez, e ficam ao centro de uma roda.

Quem conduz o casamento é o guia chefe da casa. Em geral, preto-velho ou caboclo, mas qualquer outra entidade pode fazer a benção. Exus não participam de casamentos. devemos ter elementos que vibrem na energia do amor, da paz e da união. A gira é aberta normalmente, com o hino e defumação. Convoca-se então as energias de oxalá, iemanjá, oxum e oxumaré, que vão abençoar os pombinhos, com a ajuda do guia chefe.

A festa se encerra com uma linda chuva de flores ou caminho de espadas de são jorge para proteger os recém-casados. E a atabaque come solta até o fim do evento.

Há uma troca de alianças como no catolicismo, mas estas são abençoadas por oxalá antes com a evocação das forças dos santos antes de colocar nos noivos. Todos devem cantar juntos pedindo a iluminação do casal.

O noivo, então, pode beijar a noiva e seguir com a festa.