segunda-feira, 18 de abril de 2022

Brasileiras acusadas de bruxaria Há uma lista (link no final da postagem) de pessoas executadas por acusação de bruxaria. Entre elas há quatro brasileiras:

 

 Brasileiras acusadas de bruxaria
Há uma lista (link no final da postagem) de pessoas executadas por acusação de bruxaria. Entre elas há quatro brasileiras:


Nenhuma descrição de foto disponível.Brasileiras acusadas de bruxaria

Há uma lista (link no final da postagem) de pessoas executadas por acusação de bruxaria. Entre elas há quatro brasileiras:

◾️Mima Renard (falecida em 1692, em São Paulo)
Mima Renard era uma imigrante francesa, que mudou-se para o Brasil com seu marido, René. O casal foi morar na então vila de São Paulo. Mima era vista como uma mulher bela e atraente, despertando a atenção dos homens, fato que fez com que seu marido fosse atacado e assassinado por um de seus pretendentes. Assim, ela passou a prostituir-se para sobreviver.
As demais mulheres da vila passaram a acusá-la de jogar feitiço nos homens, com o propósito de atraí-los. Em data desconhecida, um conflito entre dois de seus clientes resultou no assassinato de um deles. Os dois clientes eram casados, o que foi mal visto na época. Mima foi denunciada ao padre da paróquia local, pelas várias mulheres de seus clientes, recebendo acusação de feitiçaria e bruxaria, por supostamente lançar feitiço nos homens. Ela foi julgada, condenada e executada na fogueira em público.

◾️Ursulina de Jesus (São Paulo, m. 1754)
Ela era casada com Sebastiano de Jesus, em São Paulo. Seu marido tinha uma posição de alguma importância na cidade. Ela foi acusada de bruxaria por seu marido, que alegou que ela o havia impedido de ter filhos, fazendo-o estéril pelo uso de magia. Na época, ele estava tendo um caso, e sua amante, Cesaria, também confirmou o seu testemunho no tribunal.
Ursulina de Jesus foi levada a julgamento e considerada culpada por heresia e bruxaria, além de ter feito o uso de magia. Ela foi executada na fogueira em público.

◾️Maria da Conceição (falecida em 1798, em São Paulo)
Ela era conhecida por ser uma mulher com um notável conhecimento sobre ervas medicinais, que frequentemente os usava para preparar medicamentos para pessoas doentes. Em algum momento e por motivos desconhecidos, ela teve um desentendimento com um padre chamado Luis, que se mostrava radicalmente contra as ações de Maria da Conceição e sua atuação na preparação dos medicamentos.
O padre Luis acusou-a de heresia e bruxaria, e Maria da Conceição foi levada a julgamento. Devido ao fato de que o Brasil era colônia de Portugal, a lei portuguesa contra a feitiçaria foi usada no julgamento, e Maria da Conceição foi considerada culpada e condenada à morte na fogueira. Ela foi executada em 1798.

◾️Fabiane Maria de Jesus foi uma mulher linchada no estado de São Paulo, em 3 de maio de 2014. A mulher tinha 33 anos, era uma dona de casa casada, mãe de duas crianças e morava no bairro em que foi espancada e assassinada. O linchamento ocorreu porque a vítima foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças, cujo retrato falado que havia sido feito dois anos antes, passou a circular nas mídias sociais.
Um boato de que uma mulher estaria sequestrando crianças para realizar rituais de "magia negra" na cidade se espalhou pela internet. Posteriormente, foi divulgado online um retrato falado que passou a ser associado com o hipotético sequestro de crianças. No entanto, a representação gráfica da mulher era, na verdade, um retrato que havia sido feito por agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro por conta de um crime que havia acontecido dois anos antes do assassinato de Fabiane a muitos quilômetros de distância do local do linchamento. A polícia local também afirmou que não tinha qualquer registro de acontecimentos desse tipo no município do Guarujá.
No dia 3 de maio de 2014, os moradores do bairro confundiram Fabiane com a suposta criminosa dos rumores depois que a dona de casa ofereceu uma fruta, que havia comprado pouco antes, para uma criança que estava na rua. A mãe do menino presenciou a cena e acreditou que Fabiane fosse a suposta sequestradora, o que desencadeou um processo de fúria coletiva que culminou no linchamento da mulher por cerca de 100 pessoas; outras mil presenciaram as violentas agressões. Além disso, Fabiane estava carregando um livro preto, na verdade uma Bíblia, que foi logo associado ao satanismo pelos agressores.

Fontes: Conexão Mista

https://pt.wikipedia.org/.../Lista_de_pessoas_executadas...