Em uma gira de Exu, seu Trancas Ruas chegou com sua gargalhada e pediu para abrir os trabalhos
Em uma gira de Exu, seu Trancas Ruas chegou com sua gargalhada e pediu para abrir os trabalhos, para a surpresa do cambone, entrou uma mulher com um olhar triste, mas com a cabeça erguida, mostrando que sabia o que queria. Seu Tranca a cumprimentou e a moça começou a falar que estava muito insatisfeita com o seu casamento, pois seu marido batia nela sem razão nenhuma e maltratava sua filha. Ela disse que já não sabia mais o que fazia e que queria que ele ajudasse. Nesse momento, ela ficou quieta, então, seu Trancas Ruas indagou:
Tranca Ruas:- O que posso ajudar?
A moça, respondeu: - Mate meu marido. Leve ele para o outro lado. Termine com o meu sofrimento.
Então, Seu Tranca, parou de rir e beber, apenas levou seu cigarro até a boca e pitou, permaneceu em silêncio por um tempo. Olhou para a moça e perguntou.
Tranca Ruas: - Em que posso ajudá-la, moça?
Novamente, a moça respondeu: - mate o meu marido, por favor.
E novamente o Exu ficou em silêncio. A moça não sabia como agir, foi aí que o Seu Tranca Ruas, com a sua clareza e alto grau de evolução, respondeu.
Tranca Ruas:- Moça, nós, Exus, não somos bandidos e nem tão pouco assassinos. Não fazemos esse tipo de trabalho, pois há de ir contra tudo o que nós acreditamos. Nós ajudamos a dar força para aqueles que estão fracos e damos vitalidade para aqueles que sofrem. Irei ajudar, mas não dessa forma. Se assim desejar.
A mulher, pensou e aceitou a ajuda. Seu Tranca, pediu alguns elementos e a moça providenciou. No dia e local marcado, a moça estava lá para se encontrar com Seu Trancas Ruas e arriar o seu trabalho.
Seu Tranca não matou o marido, mas matou a vontade que ele tinha de bater na mulher. Ele abriu os caminhos do marido, conseguindo um emprego longe de casa, o que fez com que o marido sentisse saudades da mulher e filha, abrindo os olhos dele, mostrando o valor das pessoas que moram com ele. Pois, começou a ver a filha e mulher durante poucas horas nos finais de semana.
Moral: Nós devemos entender que não é tirando a vida de alguém que vamos resolver nossos problemas, apenas estamos nos desviando. O que temos que ter em mente é que há várias formas de solucionar, ajudar e até mesmo melhorar as coisas, mas você quer realmente mudar, ser ajudado ou prefere o caminho mais fácil, com consequências inevitáveis?
Laroyê Tranca Ruas. Tranca Ruas é Mojubá!
Axé a todos.
Texto: Umbanda Tucupaje
Imagem: Google
Arte: Nossa Umbanda Sagrada.