São Cosme e São Damião nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Eram gêmeos, filhos de família nobre. Sua mãe, Teodata, ensinou-lhes a fé cristã. Logo, Jesus Cristo passou a ser o centro de suas vidas.
São Cosme e São Damião nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Eram gêmeos, filhos de família nobre. Sua mãe, Teodata, ensinou-lhes a fé cristã. Logo, Jesus Cristo passou a ser o centro de suas vidas.
Cosme e Damião foram estudar na Síria, na época, um grande centro de estudos e formação. Lá, os gêmeos se especializaram nas ciências e na medicina. Tornaram-se médicos famosos pela competência, obtendo grandes sucessos nos tratamentos, como também na caridade para com os doentes. Por causa da profunda formação cristã que tiveram, os irmãos decidiram atrair as pessoas para Jesus Cristo através do exercício da medicina. E faziam isso não de maneira impositiva ou constrangedora, mas através da caridade, do amor e da competência. Eles não cobravam por seus serviços médicos, por esta razão espalhou-se a ideia de que os dois médicos não gostavam de dinheiro. Na verdade, os dois eram grandes almas que sabiam dar ao dinheiro o seu devido lugar. Eles queriam curar as pessoas no corpo e na alma, levando a elas também os ensinamentos de Jesus Cristo. Por este motivo, São Cosme e São Damião são os Padroeiros dos Médicos e das Faculdades de Medicina e dos Farmacêuticos.Na mesma época em que eles trabalhavam e ensinavam em nome de Jesus, o imperador Diocleciano lançou uma grande perseguição contra os cristãos. O local onde eles viviam era dominado pelos romanos, por isso, eles foram presos sob a acusação de feitiçaria e de espalharem uma seita proibida pelo imperador. O imperador odiava os cristãos porque eles desprezavam os deuses romanos e adoravam somente a Jesus Cristo.
Cosme e Damião foram tirados violentamente do local onde atendiam os doentes e levados ao tribunal. Lá, foram acusados de feitiçaria, por curarem os doentes e de pregarem uma seita proibida. Ao serem questionados sobre isso, responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, e pelo seu poder. Ele é o Filho de Deus". No tribunal, foi exigido deles que renunciassem à fé em Jesus Cristo. Eles se recusaram e, por isso, foram duramente torturados.
Cosme e Damião foram condenados à morte por apedrejamento e flechadas. A pena foi executada por carrascos experientes. Os santos irmãos gêmeos, porém, não morreram. Então, o magistrado ordenou que fossem queimados em praça pública. Executaram a sentença, mas o fogo não os atingiu. Cosme e Damião não paravam de louvar a Deus por estarem sendo dignos de sofrerem por Jesus Cristo. Os pacientes que eram atendidos por eles, que ainda não tinham se convertido, se converteram ao ver essas coisas. Os soldados decidiram afogar os dois, mas eles foram salvos por anjos. Por fim, a mando do magistrado, os torturadores lhes cortaram as cabeças.
Cosme e Damião foram sepultados pelos pacientes que tinham sido curados por eles. Seus restos mortais foram transladados para uma Igreja dedicada a eles, construída pelo Papa Félix IV, em Roma, na Basílica do Fórum. Lá e em toda a Igreja, eles são venerados como santos que morreram por testemunharem sua fé em Jesus Cristo.
O Dia de São Cosme e São Damião é comemorado em 27 de setembro ou em 26 do mesmo mês. O motivo de haver duas datas explica-se porque o calendário oficial da Igreja Católica considera o 26 de setembro, mas como em 27 de setembro foi inaugurada uma basílica em homenagem aos santos, em Roma, muitas pessoas celebram a data nesse dia.
Salve São Cosme e São Damião!
Salve as Crianças!
Oni Ibejada!