OS ORIXÁS E OS DESEQUILÍBRIOS NA SAÚDE (Parte 4)
OS ORIXÁS E OS DESEQUILÍBRIOS NA SAÚDE (Parte 4)
Vamos estudar a relação dos Orixás com os centros de força (chakras) e as enfermidades que se apresentam nos casos de escassez ou excesso dessas energias, ou seja, quando estamos desequilibrados.
Oxalá: tem por forte atributo a "fortaleza", a "temperança". Estabelece a ligação com a espiritualidade e leva ao despertar da fé, à compreensão do "religare" com o Cristo Interno.
Oxalá, em essência, é a quietude, a mansidão e a paz interior. A paz de ser o que se é. "Oxalá é pai de todas as cabeças, portanto, quem não sabe qual é a sua regência, pode orar para Oxalá".
Na parte emocional, possui tendência a desenvolver melancolia. Corresponde ao sétimo chamar (Coroa) - o chamar da transcendência. A capacidade de lidar com as situações sem se deixar levar por elas, conforme as palavras de Jesus: "Esteja no mundo, mas não seja do mundo".
Relaciona -se a problemas do sistema nervoso, a doenças degenerativas (Por exemplo, esclerose múltipla) e também a problemas cardiovasculares, ósseos e mentais.
Yemanjá: é a mãe de todas as cabeças. Quem ainda não sabe qual é a sua regência, pode orar para Yemanjá, que rege a todas as pessoas.
Tem por atributos a união, o zelo, o aconchego e o amor.
Pode apresentar distúrbios renais que acarretam prejuízos na pressão arterial pela regência do elemento água - sempre que o emocional não flui, ocorre perda de identidade, ou seja, o indivíduo não sabe a que veio, o que está fazendo aqui nesta encarnação. Somatizam-se, então, no corpo físico os distúrbios e as cristalizações.
Na correlação com o sexto chakra (Frontal), ocorrem as disfunções neurológicas; também cegueira, surdez, ataques epilépticos e outras disfunções emocional-mentais, além de dificuldades no aprendizado. Doenças nervosas em geral e dificuldade de enxergar situações. Fobia a lugares fechados. Rinite alérgica ou asma.
Os pontos fracos são as glândulas suprarrenais e o aparelho reprodutor. Ansiedade e nervosismo. Dores de cabeça devido à tensão. Neste chakra encontra-se a clareza, tanto de raciocínio como de compreensão das mensagens de outras dimensões; a canalização, a intuição.
Xangô: Orixá da justiça do coração, da sabedoria e do entendimento das leis de ação e reação, da nobreza de caráter. Relaciona-se com a diplomacia, a persuasão e o convencimento. Nesses atributos, vibra com mais intensidade no quinto chakra (Laríngeo), o centro energético do homem no tocante a tudo que exige sua fala - oralidade (expressão). Xangô também nos remete aos problemas do sistema cardiovascular, aos problemas de pulmão, incluindo câncer; pneumonia, hérnia, hipertensão, estresse e ansiedade. Problemas de coluna e tensão nos ombros. Rigidez. Correlação com o quadro chakra (Cardíaco/glândula timo). Nas questões emocionais, inclui o medo de amar. Aqui é o centro da afetividade. A pessoa que vive bem consigo mesma promove harmonia e equilíbrio em seu ambiente.
Como a porta do coração abre de dentro para fora, a "chave do conhecimento tem que virar sabedoria"...
Xangô é o poder de realização da Lei Divina! Estar em harmonia com todas as coisas e seres criados por Deus. Ser justo e bom - os atributos do Homem de Bem.
Continuação no próximo post.
O Magnetismo na Casa Umbandista -Norberto Peixoto.