terça-feira, 19 de abril de 2022

ELEMENTOS E ELEMENTAIS A palavra Elemental significa “Espírito Divino”. El = senhor; mental = vibração mental superior. Estes são os espíritos da natureza. Os Elementais são os dinamizadores das energias das formas e integram-se aos Elementos da Natureza.

 ELEMENTOS E ELEMENTAIS
A palavra Elemental significa “Espírito Divino”. El = senhor; mental = vibração mental superior. Estes são os espíritos da natureza.
Os Elementais são os dinamizadores das energias das formas e integram-se aos Elementos da Natureza.

ELEMENTOS E ELEMENTAIS

A palavra Elemental significa “Espírito Divino”. El = senhor; mental = vibração mental superior. Estes são os espíritos da natureza.
Os Elementais são os dinamizadores das energias das formas e integram-se aos Elementos da Natureza.
Não existe como falar em elementais sem falar em elementos.

ALQUIMIA E OS ELEMENTOS:

A alquimia do árabe (Al chemi, química da natureza), tem um único objetivo que é transmutar em ouro a matéria grosseira. Não obstante poucos sabem verdadeiramente o que é o tal OURO.

A Alquimia é estudada sobre três aspectos que admitem muitas interpretações diferentes e que são: Terrestres, humana e cósmica. O Alquimista materialista busca como fim último as transmutações da matéria, o alquimista espiritual considera esta um objetivo paralelo, pois o objetivo primordial é a transmutação de sua matéria grosseira, quer dizer a sutilização de suas energias.

O esquema clássico da alquimia:

- Observam-se os quatro elementos:Fogo, ar, terra e água (não no sentido químico). Na alquimia os elementos são formas de manifestação, estados da consciência de uma única matéria primordial.

O ELEMENTO TERRA: Inclui todos os estados de consciência manifestados na forma sólida.
O ELEMENTO ÁGUA : Todo manifestação na forma Líquida.
O ELEMENTO AR: Toda a Manifestação na forma vaporosa, gasosa.
O ELEMENTO FOGO: Toda a manifestação na forma sutil (éter).

A matéria primordial pertence a uma dimensão superior, a um estado de consciência que compreende todos os anteriores, e é causal em relação aos quatro elementos manifestados. Essa matéria é denominada também de: elementum, quintessência, dissolvente universal, luz astral, menstruun unversalale, pedra filosofal, akasha, alkahest, etc.

Na alquimia além dos aspecto físico, químico, intervêm outros dois: o psíquico e o cósmico, por isso a alquimia não pode ser comparada com a química.

A alquimia não simplesmente uma ciência, mas um conhecimento integrado que engloba também uma arte e uma filosofia.

MOBILIZAÇÃO ENERGÉTICA:

Na ioga cada postura opera prevalentemente sobre uma zona ou área orgânica; ou mais exatamente, sobre uma ou mais vórtices (chakras) das estruturas sutis, sempre através do duplo etérico. Alguém poderá se perguntar, o que tem a ver os chakras com os elementos e elementais, a resposta é: TUDO.
Pois os enlaces energéticos primários e secundários usam energias elementais, como as técnicas pranayana que usam o ar as energias pránicas, neste caso o ELEMENTO AR.

As energias canalizadas pela coluna vertebral podem ativar as energias do elemento fogo conhecida por Kundalini.

Uma das funções primordiais de um corpo planetário e harmonizar-se com o planeta, criando uma cadeia: Homem + natureza + cosmos.


OS ELEMENTAIS:

Os elementais da natureza são formidáveis colaboradores do processo de captação das energias naturais na prática da ioga, meditação.
Com uma certa base e exercícios adequados, no meio oportuno (ambiente), é possível fazê-los aderir por afinidade, ou seja, naturalmente sem violência.

Quando o elemental (ou elementais) aderem ao ser humano, estabelece-se um vínculo energético natural, um intercâmbio: O elemental enriquece e potencializa a energia vital do ser humano dando-lhe o seu elemento enquanto o ser humano, por sua própria vibração e inteligência , faz o elemental ficar mais inteligente. Neste sentido homem e elemental harmonizados, evoluem juntos , faz com que homem e natureza sejam unos.

Dentro de cada elemento existem elementais de diversas variedades e potenciais. São diferentes portanto os elementais que vivem nos lagos, daqueles que vivem nos rios, daqueles que vivem em cataratas. Também são diferentes aqueles que vivem no oceano atlântico dos que vivem no pacífico., também existem variantes dentro do mesmo oceano.

O mesmo pode-se dizer dos outros reinos. Os elementais da terra, das altas montanhas andinas, são diferentes em lugares como bariloche, machu-pucchi; todos diferem dos vêem dos pampas, planícies, nas florestas temperadas, florestas tropicais.

Os elementais do ar, naturalmente encontram-se em diversos níveis acima do solo, desde aqueles que se apóiam nas copas das árvores de certas espécies vegetais, muito encontrados nas selvas, colombianas, venezuelana, amazônica, matogrossense. Nos cumes das grandes montanhas.

Os elementais do fogo, correspondem a uma categoria bastante especial e diferente. Não são tão comuns como os outros, mas não deixam de se manifestar sob condições adequadas.

Elementais integrados, Existem alguns elementais que possuem energias dos dois planos da natureza. São relativamente raros e se formam onde a natureza possui potencialmente a força dos dois elementos como as cataratas do Iguaçu, Niagara, Miramar, Bariloche, etc.

Os elementais são essencialmente natureza. Quem desdenha os elementais, desdenha inconscientemente a natureza e sua manifestações inteligentes.

Nenhuma descrição de foto disponível.