quarta-feira, 13 de abril de 2022

Tridente de Exu - Você conhece seu significado? O tridente para cada cultura tem um signficado diferente.

 Tridente de Exu - Você conhece seu significado?
O tridente para cada cultura tem um signficado diferente.


Nenhuma descrição de foto disponível.Tridente de Exu - Você conhece seu significado?

O tridente para cada cultura tem um signficado diferente.

O tridente é um elemento milenar presente em diferentes religiões e mitologias. Como tal, seu significado estará diretamente ligado a estas culturas. Entender esta premissa é assumir que o elemento "tridente" não é exclusivo da igreja ou do diabo.

Ele pode representar "o pai, o filho e o espírito santo" (se contarmos apenas os dentes), ele pode simbolizar os elementos da natureza, bem como "Terra, Fogo, Ar e Água" (se contarmos os dentes + o cabo), na Cultura Hinduísta Brahma, Vishnu, Shiva embora tenham tridente, é provável que o significado deles mude para cada um conforme a sua magia e mistério.

Bárbaros descobriram o "tridente" como armas de guerra (pois enquanto a lança só perfurava o inimigo uma vez, o tridente perfurava 3). Como arma, o "tridente" traz um aspecto de "assertividade", "tiro certeiro", "força e inteligência de batalha", etc.

Pescadores de cidades à beira do mar/rios aprenderam a utilizar o tridente enquanto instrumento de pesca (trazendo alimentos às suas tribos com mais agilidade e eficácia). Netuno, Poseidon usaram o tridente como instrumentos de poder e magia. Na mitologia Celta e Nórdica o tridente é um símbolo sagrado de três falos, ostentado por qualquer deidade masculina cuja função é unir-se sexualmente à Deusa Tripla. É utilizado principalmente em Grandes Rituais, Magia Sexual e rituais de fertilidade.

Para Magos, ele pode representar o poder "tridimensional" e assim por diante. Percebam que para atribuirmos uma tradução ou função para o tridente não podemos fazê-la como donos da verdade ou do nome "tridente".

Se falarmos da palavra "tridente" na versão evangélica ele terá como fundo esta fundamentação. Se falarmos da palavra "tridente" na versão Católica ele terá outra e assim sucessivamente com cada religião ou cultura de tenha se apropriado deste elemento.

E para quem não sabe a Umbanda não reconhece a figura do diabo como as religiões cristãs.

Ocorre é que em um período da história, a igreja não aceitava o diferente (acho que isso não mudou ainda...) e tudo que vinha contra o que pregava, era espertamente associado ao pecaminoso, ao errado e foi criada a figura do diabo para amendrontar os fiéis e ter sua obediência.

O tridente não está presente apenas nas religiões, mas na ciência! O símbolo da psicologia é um Ψ (lê-se: “psi”) é uma das letras do alfabeto grego. Ao prefixo “psi”, adicionou-se o sufixo “que”, formando a palavra psykhè (psique). Significa “alma” ou “espírito”. O termo serviu para designar o que não era físico, que poderia ser da alma ou espírito, podendo ser entendido como: estudo da alma. Para psicologia, tal como os 3 garfos do tridente, são 3 as grandes estruturas do homem: ID, Ego e o Superego.

Deuses e Tridentes já se misturavam, vide Poseidon o Deus dos Mares. Assim como na Mitologia Indiana ou Hindu, muitos deuses são retratados usando o Trishula que é o mesmo Tridente usado por Exus e Pombagiras na Umbanda.

O Tridente é o Símbolo do Poder e assim é com Exu.

"O tridente é uma simbologia magística do ternário em conjunção com a mãe Terra, ou seja representa as três pontas voltadas para cima, buscando alcançar o limiar das alturas e com isso, a evolução espiritual que se faz necessário a todos os seres, quer sejam encarnados, quanto desencarnados, e sendo que a sua base vai a terra, é indicativo que essas entidades (Exus e Pombagiras) estão atreladas à vida mundana da terra e com ela buscam a sabedoria e o equilíbrio necessário para que assim possam crescer materialmente. O tridente em si mesmo, possui os quatro elementos primordiais: o Ar, Água, e Fogo devido as suas três pontas voltadas para cima, e ao elemento Terra (que é associado simbolicamente pelo numero 4) devido a haste central que tem como base a terra, formando em si mesmo uma ferramenta magisticamente perfeita."

Isso prova mais uma vez que Exu é o Rei da Encruzilhada, da encruzilhada dos elementos o senhor que domina todos elementos.

Exu não é diabo! Para a Umbanda o Exu é um "mensageiro" dos Orixás, o senhor dos caminhos, para tal, carrega o tridente que representa sua magia, seus mistérios, a encruzilhada e sua vitalidade.

Os 3 dentes são caminhos. Exu é o senhor dos caminhos e carrega-os nas mãos através do símbolo do tridente. Exu é o mais próximo do homem, é o que compreende os seus desejos, anseios, dificuldades, desejos, etc. Coincidência com o símbolo da psicologia? Talvez sim, talvez não!

O Tridente em curva (Vermelho) é de Pomba-Gira e o Reto (Preto) é o de Exu. Dizem que o Tridentes Curvos são de entidades do Fogo e do Ar e os Retos de Exu entidades de terra e água, mas os dois tridentes contém os 4 elementos e tanto exu quanto pombagira carregam suas particularidades.

Já o Tridente em cruz é neutro. Cada um tem sua aplicação, dependendo do ponto de força em questão e da finalidade do mesmo.

Como vimos, vários são os significados e para nós está longe de representar um instrumento do Mal assim como Exu nada tem a ver com o diabo que pintam por aí.

#Raizesdakimbanda