História sobre Belzebu
Antes de ser Exu, foi um anjo, líder celestial, era da ordem dos Serafins, e de acordo com algumas histórias ele derrotou o próprio Satanás.
História sobre Belzebu
Antes de ser Exu, foi um anjo, líder celestial, era da ordem dos Serafins, e de acordo com algumas histórias ele derrotou o próprio Satanás.
Para o cristianismo moderno, Belzebu é um dos nomes do diabo. Na demonologia cristã, ele é um dos sete príncipes do inferno e a personificação do segundo pecado, a gula, tal como era visto na Idade Média. No Dictionnaire Infernal, é descrito como o "Príncipe dos Demônios, Senhor das Moscas e da Pestilência, Mestre da Ordem".
Belzebu é conhecido principalmente como O Quarto, por ser o quarto demônio mais poderoso do inferno, igualando se a Lúcifer, Satã e Belfegor. Ele é o irmão mais velho de Lúcifer, descendente da geração de Behemoth, pai de Belial, um dos maiores demônios do inferno; Belzebu entrou na Quimbanda Brasileira, na década de 40 e 50, aonde relatam os antigos, não cultuados por todos quimbandeiros, sua influência de cultuação veio dos bruxos, místicos, esotéricos e outras influências, mas sempre foi um Guardião e último recurso da mágia.
Outros dizem que Belzebu é a mistura de dois demônios que foram derrotados, em uma batalha no cosmos e por isto foram para o inferno.
Belzebu além de levar o nome de Exu Belo, Exu Maioral, Baphomet, ainda pode ser conhecido pelo Exu das Moscas.
Ele não é um espirito humano, ele é conhecido também como Exu Mor, Belzebu forma com Lúcifer e o Exu Maioral, uma trindade.
Apesar do Mor representar maioral, melhor, mais forte, isto não quer dizer que o Belzebu ou Mor, seja o Maioral, são duas entidades distintas e confundidas, se passando a representação ao Belzebu.
Trabalham mais na Quimbanda do que na Umbanda, na Quimbanda com magias, porém não estamos aqui descrevendo magias para o mal, e sim as que cortam o mal, magias negras, que limpam, curam, desfaz mágia negra e que abrem caminhos e não os fecham.
Conhecido como Exu de fundos, o seu acentamento de buraco ou cova, Elementais de calunga pequena, aonde se deposita, despojos de eguns, para defesa, acentamento igual aos demais Exus, faca, vulto, as vezes oculta.
Pouco se sabe ao certo sobre este Exu, sabemos apenas que ele vem de uma outra esfera espiritual e que comanda as linhas de Exus, através da Cabala, ele é quem diz qual Exu vai fazer determinada coisa.
Seus trabalhos são voltados, para a alta magia financeira e amorosa.
Por saber como manipular os elementos e elementais da natureza, é Ele quem distribui os dons aos outros Exus e Pombo-Giras.
Dia da semana: segunda feira
Cor de velas: Preta ou preta e vermelha
Dia de comemoração: 13 de junho ou 02 de Novembro,
Número cabalistico 07 e multiplos.
Exu Belzebu incorpora?
Exu Belzebu Não a incorporação.
A Imagem ilustrativa,criada pelo ocultista Eliphas Levi, como apresentada a imagem abaixo. Levi lista as mais frequentes representações do Belzebu ou Baphomet: na classificação e explicação das gravuras de seu livro Dogma e Ritual da Alta Magia, Eliphas Levi classifica a imagem de Baphomet como a figura panteística e mágica do absoluto.
Não, não existe incorporação do Exu Belzebu, sim de Exus de fundos, Lodo, Veludo, 7 calungas e outros.
Existe a incorporação comandada por ele, por um outro Exu de Lei ou já coroado.
Para atuarem em trabalhos da Quimbanda ou Bruxaria, na verdade nenhum Exu chefe de falange, é incorporado em um terreiro.
A incorporação acontece por Exus de suas falanges, que representam seus chefes, mas nem por isto deixam de ter o poder e a força, além é claro da autoridade de um Exu Chefe de Falange.
Por tanto se não incorporamos chefes de falange, não teríamos condições físicas e até mesmo espirituais para incorporar um Exu que comanda todos os outros Exus e Pombo-Giras.
Saudação: Todo mundo adora ouvir uma linda oração, seja de qual entidade for. Belzebu possui uma maravilhosa! Laroyê Exu, ou Exu é Mojuba que quer dizer: Exu olha por mim.
Ponto Riscado Não possui, possui Cantado.
É possível fazer um pacto com Exu Belzebu?
pacto com Exu.Vale antes lembrar que estamos falando de um Exu Mor, Maioral, que comanda as linhas de Exus, que tem o poder de dar poder aos Exus e Pombo-giras, então quando falamos de pacto, estamos desmerecendo todo o poder e Luz que este Exu possui.
Pactos são feitos com quiumbas e nunca com entidades de Luz.
Qualquer pacto que você fizer com “ Exu” buscando por amarração de amor, ou prosperidade, saiba que não é com um Exu que esta pactuando, e sim com um quiumba.
Que são espíritos, que já encarnaram e estão a caminho da luz, ainda não encontraram o caminho certo, e fazem qualquer coisa por qualquer coisa.
Quer fazer um pacto com o Exu Belzebu?
Seja honesto, trabalhe e não engane ninguém, não faça o mal e assim desta forma você terá com Ele e com qualquer outro Exu ou Orixá a proteção e prosperidade de que precisa.
Por tanto, a resposta é não! Não existe pactos com Belzebu para ganhar dinheiro ou ser feliz no amor, isto você terá caminhando em direção ao bem e nem vai precisar pedir, você terá merecimento.
Não encontrei nenhuma oferenda que se faça diretamente para ele.
Acredito que isto se deva ao fato de ele não incorporar, então em consulta na linha de Exus.
Se um Exu comandado por ele pedir alguma coisa, será para ele, mas com o consentimento do Sr. Exu Belzebu.
Mas quem for fazer, faça com muito respeito, porque a evocação aqui, é para o Belzebu, e Ele é muito poderoso.
Recomendamos que tenha muito respeito por este Exu.
Realize a oferenda sempre respeitando ele e sempre com muita fé, com comida de Eguns assim como cortes de aves, cabrito, suino e até boi.
Ele é poderoso e ajuda verdadeiramente as pessoas, mas para isso precisa ver que a pessoa realmente merece.
Laroyê, Mojubá. Sr. Belzebu!!!
Fonte: O lado esquerdo - A Quimbanda