Não tem como escrever sobre o povo cigano e não falar sobre suas danças. A dança para o Povo Cigano é uma representação de sua liberdade de sua força e cultura.
As Entidades Ciganas utilizam também da dança para o equilíbrio energético nos tratamentos realizados por eles.
CIGANOS E A DANÇA
Não tem como escrever sobre o povo cigano e não falar sobre suas danças. A dança para o Povo Cigano é uma representação de sua liberdade de sua força e cultura.
As Entidades Ciganas utilizam também da dança para o equilíbrio energético nos tratamentos realizados por eles. Desta forma falaremos abaixo de algumas dessas danças.
Dança do Leque
Dança do elemento ar que representa o amor, a sensualidade e a limpeza, representa sedução, romantismo e poder. O leque passeia há séculos nas mãos das mulheres, mas seu uso prático pouco tem a ver com os aspectos valorizados pela cigana ao dançar. Da maneira que se abre pode representar as fases da lua e da mulher, seus reais desejos ou apenas o que quiser demonstrar; é um poderoso instrumento de limpeza energética, magia para a cura e sedução.
Dança da Rosa
Elemento terra. Representa o amor, a beleza, a conquista, sedução e a sensualidade. A rosa é a beleza interior e a beleza exterior. A rosa vermelha na boca que os ciganos costumam levar em suas danças – presa entre os dentes – levam para presentear a mulher que está envolvida na dança. As alianças para os ciganos são simbolizadas por duas rosas vermelhas, em seus casamentos.
Dança das Fitas Coloridas
Elemento água representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano. Não o lamento, mas também a comemoração. Representa a limpeza, alegria e infantilidade. Dançar com fitas é quase uma brincadeira de criança, alegra qualquer tipo de ambiente.
Dança do Véu
Representa o elemento ar e expressa a leveza do corpo e a sensualidade.
Dança das Tochas
Mostra a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas que reverenciam este elemento. Representa a purificação e a limpeza pelo fogo. Neste caso específico, pode também ser utilizado um candelabro pela dançarina.
Dança do Pandeiro
Dança dos quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente. O pandeiro traz a alegria do sol, saudando-o com inúmeras fitas coloridas, representando seus raios protetores e vivos.
Salve o poder das danças Ciganas!
Optchá!