terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Existe algum espírito no seu quarto?

 

Existe algum espírito no seu quarto?

Certa feita há muitos anos, conversávamos com uma das grandes figuras femininas do movimento espírita da cidade de São José do Rio Preto, sobre o tema mediunidade. Ela contava com expressiva experiência mediúnica e ajudava-nos, por conta de nossa inexperiência, a entender o mecanismo espiritual.

Na oportunidade, ela nos falava das particularidades dos dons mediúnicos, da naturalidade com que devemos tratá-los, estudando, constante e disciplinadamente, a Codificação e as obras subsidiárias para melhor aproveitamento próprio, ao mesmo tempo em que devemos analisar as experiências mediúnicas pessoais para a devida apreensão das lições implícitas nas ocorrências ostensivas.

Como exemplo contou-nos um fato por ela experimentado.

Depois de mais um dia de atividades múltiplas, incluindo o trabalho assistencial espírita, preparou-se para o sono noturno, seguindo a rotina costumeira visando deitar-se em seu leito de dormir, e qual não foi sua surpresa, ao deparar-se com um espírito com aparência masculina desencarnado e acomodado em sua cama, também preparado para o sono.

espírito no quarto

A experiência com a vidência já lhe havia ensinado muito, incluindo aí a tranquilidade em lidar com o fato, e então se seguiu um diálogo mais ou menos nos seguintes termos:

– Meu amigo, disse ela ao espírito, este quarto é particular e eu lhe peço o favor de deixá-lo para que eu possa me recolher.

– Estou cansado, e também quero dormir, e não vou sair daqui não, disse ele.

– Olha meu amigo, entendo sua condição, mas isso é uma invasão de privacidade e eu tenho o direito ao meu quarto e a minha cama.

– Não vou sair, já disse, retrucou o espírito.

Conformada com a situação, disse ela tranquilamente ao espírito visitante:

– Bem, se não tem outro jeito, então, chega para lá, que também estou cansada e com sono, e quero me deitar.

A experiência nos fez pensar no tipo de comportamento que se tem em relação aos espíritos. Alguns há que desejam nunca vê-los, e outros que ao vê-los se desequilibram ou se desesperam, levando à conta do sobrenatural, e não se tira lições positivas do fato.

Desde que atingimos a consciência espiritual, há milênios, os espíritos têm mantido relações com os encarnados, tanto os bem quanto os mal intencionados, e essas experiências podem ser de muito bom proveito tanto para encarnados e desencarnados.

espírito no quarto

A Doutrina Espírita, quando bem estudada, dá-nos condições para o equilíbrio mediúnico, incluindo aí as muitas situações do dia a dia em que não vemos os espíritos, mas nem por isso estamos livres do seu assédio e influência pelo mecanismo do pensamento, e compete a nós a responsabilidade de seguirmos a orientação do Senhor Jesus contida na assertiva “Vigiai e orai” (1).

Bem, para aquela grande trabalhadora, o fato foi levado à conta de mais uma provação relativa aos seus dons mediúnicos, e ela não perdeu a oportunidade de manter o equilíbrio e a integridade cristã conquistada ao longo de sua vida.

E nós, como nos comportaríamos diante do mesmo fato?

Pensemos nisso.

Referências Bibliográficas:
(1) Mateus 26:41