sábado, 24 de dezembro de 2022

Exu Tranca Rua, também conhecido como Exu Tranca Rua das Almas, atua pela força de Ogum, a serviço da Lei que é a energia que este orixá compreende. Está ligado diretamente à Ogum Sete Lanças, que representa as sete linhas da evolução humana.

 Exu Tranca Rua, também conhecido como Exu Tranca Rua das Almas, atua pela força de Ogum, a serviço da Lei que é a energia que este orixá compreende. Está ligado diretamente à Ogum Sete Lanças, que representa as sete linhas da evolução humana.


Exu Tranca Rua, também conhecido como Exu Tranca Rua das Almas, atua pela força de Ogum, a serviço da Lei que é a energia que este orixá compreende. Está ligado diretamente à Ogum Sete Lanças, que representa as sete linhas da evolução humana.

É um dos mais conhecidos exus da Umbanda. É o Guardião dos caminhos, companheiro dos Pretos Velhos, Caboclos; aparador entre homens e os Orixás. Senhor da escuridão e do plano negativo, entidade muito doutrinada que rege seus domínios e caminhos por onde percorre a humanidade.

Ele não é o espírito de uma pessoa que foi encarnada na Terra. Sua personificação é para que possamos identificar uma pessoa. Exu Tranca Rua das Almas é a maior energia da esfera vibratória terrena. Concentra tanto energias positivas quanto negativas.

Considerado como responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.

Sua falange atua pela evolução dos desencarnados. De acordo com o próprio Exú Tranca Rua das Almas suas atribuições são trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos.

Senhor das adivinhações futuras e conselheiro dos seus filhos, é também o general do ponto central dos Exús.

Características do Exu Tranca Rua

Seu campo de atuação é a calunga pequena, o cemitério, de forma que existe entre a falange Tranca Ruas das Almas, Ogum e o orixá Omolu uma sinergia. Assim, é correto afirmar que o Exu Tranca Rua das Almas é exu de Ogum e o orixá Omolu, que é o ordenador da passagem do plano material para o espiritual.

Sua forma é personificada como um homem de cavanhaque com capa e cartola da cor vermelha e com um charuto na boca. É muito educado e fino, sinistro e poderoso.

Suas cores são pretas, vermelho e branco. Geralmente é representado por um tridente. Isso fez com que, ao longo dos tempos, fosse associado a uma figura maligna, por membros de religiões de matriz cristãs.

Suas bebidas preferidas são o uísque, conhaque e cachaça.

Tem como armas a espada; sua planta preferida são as rosas amarelas e como lugar, as tronqueiras.

Falanges do Exu Tranca Rua

Esta entidade é um mistério em si mesmo porque dependendo de sua vibração de trabalho recebe outros nomes.

Segundo alguns, a falange Tranca ruas se divide em 7 sub falanges, daí os vários nomes. Cada uma tem a direção de um Tranca Ruas específico, como se fosse um general de batalhão.

São as seguintes falanges:

. 1ª falange comandada pelo Tranca Rua das Almas

. 2ª falange comandada pelo Tranca Rua de Embaré

. 3ª falange comandada pelo Tranca Rua das Ruas

. 4ª falange comandada pelo Tranca Rua das 7 Encruzilhadas

. 5ª falange comandada pelo Tranca Rua das Porteiras

. 6ª falange comandada pelo Tranca Rua das 7 Luas

. 7ª falange comandada pelo Tranca Rua das 7 Giras.

Atuação do Exu Tranca Rua

Essa entidade tem seu exército formado pelas almas perdidas sem luz. Escravos que lhe prestam reverências e fazem o que ele ordenar. É desta obediência que encontram novamente o caminho da luz.

Este caminho para a luz é encontrado através dele mesmo, que cede parte de seu poder e luz para a evolução das mesma,  após realizarem com êxito as tarefas que ele ordena, que são vigiar, receber as oferendas que são depositadas nas ruas de qualquer cidade, onde o Exu Tranca Rua tem o poder absoluto, o reino das ruas.

Ele protege a entrada das casas de culto na esquerda da Umbanda e no culto Kibundo. Nada pode se movimentar ou sair da casa para rua, nada chega ao seu destino original, tais como matas e outros locais fora da cidade sem que ante seja feita uma oferenda ao Exú Tranca Rua.

É a entidade de maior conhecimento para indicar amuletos na cabaça e outros apetrechos que são usados para erem colocados nas entradas de estabelecimentos comerciais e nas residências, protegendo contra inveja, feitiços e pragas, entre outros.

Exu Tranca Rua também possui o poder de realizar magias para o amor com resultados imediatos e aqueles que nele acreditam e fazem sua união nesta crença nunca mais sofrem de amor.
É o guardião das casas, das vilas, das pessoas. Nada tem a ver com demônios. É a própria alegria da vida.

Oferendas para o Exu Tranca Rua

Esta entidade aceita todas as ofertas endereçadas a ele e que sejam entregues nas estradas, ruas das cidades, encruzilhadas e cemitérios.

Como é rei e majestade recebe suas ofertas em locais específicos ou através do oráculo Ngombo, do qual é conhecedor.
Gosta de bebidas finas, tem sabor por pedras preciosas, porcelanas e pratarias e antiguidades valiosas.
Sua cor astral de apresentação varia de acordo com a vibração dos trabalhos. Para os trabalhos em cemitérios, amarelo, preto e branco. Para trabalhos em encruzilhadas, preto e vermelho.

Médiuns do Exu Tranca Rua

Os médiuns que trabalham com entidades de nome Exú Tranca Rua são mais afeitos aos trabalhos em encruzilhadas eos que trabalham com as entidades chamadas Exú Tranca Rua das Almas são mais afeitos aos trabalhos em cemitérios ou Calungas.

O fatodo Exú Tranca Ruas tem sob seu comando milhares de exus e pombas giras, e que aqueles que recebem luz de acordo com os trabalhos que executam para ele, tem permissão para usar o seu nome.

Todos os exúsda linha Tranca Rua tem o poder positivo de trazer proteção aos seus, ajudando a ganhar guerras, brigas, demandas, combates e qualquer questão que envolva a satisfação de sua vontade.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.

Laroyê Seu Tranca Rua