O chakra Muladhara nos liga ao mundo físico. A energia da Terra penetra sutilmente o nosso sistema energético através desse chakra. Aqui entramos em contato com o “espírito da Mãe-Terra”, experimentando sua força elementar, seu amor e sua paciência.
O primeiro chakra: Muladhara
O chakra Muladhara nos liga ao mundo físico. A energia da Terra penetra sutilmente o nosso sistema energético através desse chakra. Aqui entramos em contato com o “espírito da Mãe-Terra”, experimentando sua força elementar, seu amor e sua paciência.
As necessidades básicas individuais, bem como as globais, da vida e da sobrevivência neste planeta, situam-se na esfera de ação do primeiro chakra. O “sim” para a vida na Terra, para a existência física e a disposição de atuar em harmonia com a força da Terra, e dela aprender, são conseqüências de um primeiro chakra aberto. Sendo o chakra Muladhara associado ao elemento Terra, nos confere a firmeza terrena, o “solo firme” debaixo dos pés, sobre o qual podemos construir nossa vida, suprindo-nos ao mesmo tempo, a energia necessária para uma atividade criativa no mundo. Além disso, proporciona-nos força de vontade e estabilidade.
A estruturação de uma existência, a segurança material e a “conservação da própria espécie” através da constituição de uma família, também pertencem à esfera de ação do primeiro chakra, bem como a sexualidade, como função física e como meio de procriação.
O chakra Muladhara constitui o fundamento primordial e a fonte da força vital para os chakras mais elevados. Aqui estamos ligados ao reservatório de força inesgotável da energia Kundalini. Nele também se iniciam os três canais principais: o Sushumna, o Ida e o Pingala. Semelhante ao coração do corpo físico, o chakra Muladhara é o ponto central do nosso sistema circulatório de energias sutis.
Funcionamento harmônico
Quando o seu chakra Muladhara está aberto e funciona de modo harmonioso, você sente uma ligação profunda e pessoal com a Terra e suas criaturas, uma força vital límpida, uma fixação em si mesmo e na vida, satisfação, estabilidade e força interior. Suas ações são conduzidas pelo desejo de cooperar, de modo criativo, na formação da vida no planeta-mãe, em concordância com a força criadora da Terra, com a vida na natureza. Sua vida é levada por uma confiança primária inabalável. Experimenta a Terra como um lugar seguro, no qual recebe tudo que necessita: afeto, alimento, proteção e segurança. Assim você se abre confiantemente à vida, nesta Terra e aceita tudo o que ela coloca à sua disposição, com gratidão. As características de um indivíduo com este chakra equilibrado são Impulso para agir, consciência instintiva básica, força, agressividade controlada, coragem, afeição, criatividade, generosidade, capacidade de sentir prazer, pessoa sensata, segura e estável, habilidade em prover o necessário para vida e capacidade de cuidar de si.
Funcionamento desarmônico
Quando o chakra Muladhara está desarmonizado, seus pensamentos e ações giram primordialmente em torno dos bens materiais e da segurança, assim como dos atrativos e prazeres sensuais, como por exemplo, boa comida, bebidas alcólicas, sexo, etc. Você gostaria de incorporar a si mesmo aquilo que deseja sem pensar nas conseqüências. Ao mesmo tempo, pode ser bastante difícil para você dar e receber abertamente. Você tem a tendência de se proteger, de se separar dos demais. O fato de não poder desapegar-se, e de desejar reter as coisas, manifesta-se não raro no nível físico na forma de anemias, resfriados, sexualidade reprimida ou excessiva, frigidez, impotência, insuficiência renal, fadiga, dores nas articulações, dores lombares e nas pernas, pressão alta ou baixa, problemas de coluna, osteoporose, falta de energia, prisão de ventre, diarréia, colite, apendicite, obesidade, etc. Caso suas fixações sejam desafiadas pelas circunstâncias ou por outras pessoas, você reage facilmente de modo exaltado e irritado e, em situações extremas, também de modo agressivo e furioso. A raiva, a irritação e a violência são, em última análise, mecanismos de defesa, indicando uma carência de confiança primária. Paro você, a Terra é um lugar que precisa ser dominado e explorado para que fique garantida a sobrevivência da humanidade. Assim, a exploração abusiva das forças da Terra praticada hoje em dia e a destruição do seu equilíbrio natural são sintomas de um distúrbio no chakra Muladhara na maioria das pessoas da atualidade.