quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Incorporações nos Templos Taoístas

 

Incorporações nos Templos Taoístas

O Taoismo é uma filosofia e religião que surgiu na China, possuí muitas ramificações e muitos adeptos no Brasil.

Apesar de não serem populares e muitas vezes nem bem vistas, existem um grande número de religiões pelo mundo afora onde ocorrem incorporações.

Em algumas regiões próximas da China o médium de incorporação leva o nome de Tongji, no Chinês 童乩, pessoa que durante as festividade fica sentada geralmente em uma cadeira semelhante a um trono e recebe entidades que são chamados de algo que na nossa língua seria semelhante a deuses.
Após a incorporação ocorrer, os assistentes vestem o médium com roupas características da divindade que o mesmo incorpora, e alguns recebem inclusive armas de corte como espadas, dependendo da divindade, os Tongji já estão com os rostos pintados antes da incorporação, todo processo de incorporação ocorre ao som de gongos e tambores, embora em outros locais possam ser cantadas determinadas músicas para as divindades que vão se manisfestar.

Algumas bebem, comem e fumam, não muito diferente do que vemos nas manifestações aqui no Brasil e em outros países. Em alguns templos as pessoas podem consultar as entidades e pedir suas bençãos e proteção.

Também existem demonstrações de autoflagelação onde a entidade faz cortes no corpo do médium que o incorporou, em alguns nada ocorre em outros casos só geram pequenos cortes e arranhões. Os tipos de demonstrações também incluem bater no corpo com bastões com metais pontiagudos, machados, esferas cheias de pontas, atravessar agulhas na pele e passar óleo fervente no corpo. O objetivo é provar a presença da divindade que não tem medo e nem sente dor.

Porém, é importante ressaltar que cada local vai ser diferente do outro, em alguns não se usam fantasias e nem pinturas ou não são adeptos da autoflagelação para provar algo.

Kuan Yin abençoando consulente e água
Para eles essas são manifestações de deuses, porém, podemos entender que são entidades que se manifestam com essa roupagem, por isso podemos ver duas pessoas manifestarem o deus macaco uma ao lado da outra, sendo que na mitologia o deus macaco era um só. Também é evidente que na maioria das vezes são manifestações mediúnicas, em diversos vídeos podemos reparar que os veteranos tem mais facilidade em entrar em transe do que os jovens.

O processo é muito semelhante aos que vemos na Umbanda, alguns dos médiuns tem tremedeiras e movimentos involuntários e muitas vezes são segurados no início da incorporação, algumas vezes no momento que incorporam, as divindades são um pulo para trás e fica de pé nas cadeiras com um pé só.
Sun Wukong, o Deus Macaco
Ocorrem também benzimentos, onde se usam flores e ramos de ervas com o objetivo de trazer proteção e prosperidade para as pessoas próximas.

Alguns nomes de divindades ditas históricas e milenares são: Fa Zhu GongShan Chai Tong ZiGuan GongKuan Yin (Guan Yin), Guan YuSun Wukong entre outros. São divindades mitológicas de contos, do Taoismo e do Budismo. Em grande parte os templos onde as incorporações ocorrem estão em Singapura onde a prática é mais comum e aceita.