quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Ayan (Ayom) e Sarasvati

 

Ayan (Ayom) e Sarasvati


saraswati

Olá amigos e amigas! Hoje falaremos um pouco sobre AYAN e SARASVATI. Ayan é a divindade da música, do canto, da dança e da poesia, ou seja, das artes. Ayan é a Senhora do dia branco e da vida, é uma divindade da harmonia e da felicidade.  Trata-se de um Orixá funfun, ou seja, um Orixá branco, que traduz a pureza, a felicidade, a harmonia, o equilíbrio, o conhecimento… Os maiores sacerdotes de Ayan, assim como os de Ifá, são reconhecidos pelas orações e pelos cânticos que conhecem. Vale ressaltar que, toda e qualquer relação com Orixá ou com uma Divindade passa, principalmente, pela bondade e pela concórdia.

Sarasvati é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música. É descrita como uma deusa de extrema beleza, de pele branca como o leite e tocando sitar. Veste um saree branco e imaculado  e está sentada sobre um lótus branco, que represena a busca pela Luz do Conhecimento. A cor branca da deusa traduz seu caráter impecável e imaculado. Assim como Ayan, Sarasvati traduz a pureza, a felicidade, a harmonia, o equilíbrio, o conhecimento…

hindu-goddess-sarasvati

Como se percebe, Ayan e Sarasvati são duas divindades brancas ligadas à música, às artes e à felicidade. Assim,  como dito no texto anterior A Senhora da Luz Velada desvela seus véus em todo o planeta, em todos os povos e em todas as épocas.

É importante que o leitor amigo entenda que tudo o que é feito dentro de nossa religião, se conecta a uma ancestralidade e a alguma corrente astral. Lá por cima não há diferenças. “O que se faz aqui, em termos rituais, são apenas as roupagens de uma mesma Tradição antiga que ainda se manifesta como pode”, com o intuito de trazer ao ser humano o alento da realidade espiritual.

 

Ayan Ire O!

Om Aim Saraswatyei Swaha!   (Om e saudações para o princípio feminino Saraswati)

Luz e Paz!

Araman