SÉRIE: OS CHAKRAS E SUAS FUNÇÕES (Parte 2)
SÉRIE: OS CHAKRAS E SUAS FUNÇÕES (Parte 2)
Primeiro chakra - Básico (Muladhara) - Eu sou!
Cor: vermelho - ativa o mecanismo motor em níveis mais densos; quando "purificado", aparecerá o branco ou branco ultravioleta, a cor de seu respectivo raio.
Nota musical: dó.
Glândulas: gônadas - inclui as glândulas reprodutoras masculinas e femininas.
Está localizado entre as pernas, na articulação sacrococcígea. Sua faixa estende-se dos joelhos até a altura dos ovários.
Inclui a musculatura das coxas, problemas sexuais, genitais, útero, trompa, ânus, hemorroidas. Fertilidade, distúrbios menstruais. Problemas sanguíneos. Está associado ao sentido do tato, ao movimento, à vontade de viver, ao pisar firme no chão, à matéria física, à segurança, à força e à solidez. Energia masculina, princípio da ação, iniciativa; ser capaz de se lançar. Plantar e fertilizar!
Fazer escolhas, o que realmente quer e o que deseja eliminar de sua vida; busca da realização, o que pressupõe energia, entusiasmo, decisão e persistência.
Em desequilíbrio, provoca desânimo, estafa física, falta de coragem, de decisão, dificuldades de escolha. Pode trazer a sensação de não "pertencer" a lugar nenhum, e de que está completamente sozinho no mundo.
Está relacionado a questões de sobrevivência, o que gera o medo de não ter o suficiente, em que necessidades próprias, como alimento, vida sexual, segurança e sensação, são iminentes. Está muito presente o medo que se origina do fato de não acreditar em sua própria capacidade, o que dificulta atingir suas metas.
Este chakra requer forte estimulação para, sentir-se vivo; não dá muita importância à estética, ao comportamento social ou à espiritualidade. O indivíduo está completamente envolvido pela experiência do elemento terra, por isso aprecia alimentos condimentados, de difícil digestão, e sente muito sono.
Para atuar na limpeza e no reequilíbrio deste chakra, é recomendável que se use violeta ou violeta esbranquiçado; lilás. Por que?
Porque a cor vermelha é muito densa e estimulante e, no caso de indivíduos inflamados, pode aumentar seu grau de irritação. Nesta situação, deve ser usada a energia de sedação.
Utiliza-se o vermelho para indivíduos enfraquecidos e com desânimo, que necessitam de energia. Porém, deve ser ministrado o vermelho esbranquiçado, aos poucos, vibrando no "quantum de energia" que é capaz de absorver para recuperar o equilíbrio e o bem-estar.
Observamos que as pessoas costumam vibrar no excesso de energia (irritação, raiva, materialismo exacerbado, muita tensão, energia densa); ou então na escassez de energia que resulta em vontade fraca, desânimo e pessimismo; falta de perspectiva e de sonhos a realizar; medo. Portanto, para equilibrar esta energia, é recomendável que seja ministrada aos poucos a energia mais violeta esbranquiçada para "transmutar os excessos" e o vermelho também esbranquiçado para "dar ânimo e restaurar a vontade" de realização pessoal, propiciando que o chakra volte ao seu movimento normal.
Continua no próximo post.
O Magnetismo na Casa Umbandista -Norberto Peixoto.