sábado, 2 de abril de 2022

QUAIS OS MOTIVOS DE A UMBANDA CULTUAR OS SANTOS CATÓLICOS, EM DETRIMENTO DOS SEUS PRÓPRIOS ÍDOLOS AFRICANO? (texto extraído do livro A Missão do Espiritismo pelo Espírito Ramatís, e pela psicografia do médium Hercílio Maes)

 QUAIS OS MOTIVOS DE A UMBANDA CULTUAR OS SANTOS CATÓLICOS, EM DETRIMENTO DOS SEUS PRÓPRIOS ÍDOLOS AFRICANO?
(texto extraído do livro A Missão do Espiritismo pelo Espírito Ramatís, e pela psicografia do médium Hercílio Maes)


Nenhuma descrição de foto disponível.QUAIS OS MOTIVOS DE A UMBANDA CULTUAR OS SANTOS CATÓLICOS, EM DETRIMENTO DOS SEUS PRÓPRIOS ÍDOLOS AFRICANO?

(texto extraído do livro A Missão do Espiritismo pelo Espírito Ramatís, e pela psicografia do médium Hercílio Maes)

Os escravos africanos trouxeram para o Brasil, no século findo, os seus postulados religiosos, ritos, fetiches e cultos bárbaros. Aqui, eles fundiram sua crença primária com o culto católico, na terna devoção ao que também era de preferência o "sinhô" e da "sinhá"! Assim, os velhos Orixás(No fetichismo africano Orixá significa o espírito de comando das diversas forças da Natureza; quando o Orixá concordava, os sacerdotes e feiticeiros negros obtinham êxito em todas as suas empreitadas) elementais e entidades africanas, fundiram-se numa confusão heterogênea e regional com sós santos do hagiológio católico que mais se afinavam às suas características sobrenaturais. Embora se verifiquem algumas diferenças nessa interpretação similar, de um terreiro para outro, o certo é que cada Orixá corresponde a um santo católico com temperamento, poderes, intenções e objetivos semelhantes. À medida que os escravos foram aprendendo, pelas histórias e lendas católicas, quais os atributos incomum dos santos preferidos, eles então passaram a devotá-los como outros tantos Orixás dos brancos.
* O Orixá Ogum = considerado considerado no folclore africano o deus da justiça e do poder contra os monstros do mal, passou a ser identificado em São Jorge, santo poderoso do catolicismo e vencedor do Dragão,
* Xangô Abomi = Orixá que podia manifestar-se em lugares diferentes ao mesmo tempo, ficou representado por Santo Antônio, em face do seu poder mediunico de bilocação,
* Oxóssi = passou a ser conhecido como São Sebastião,
* Iemanjar = ficou conhecida como Nossa senhora,
* Oxalá = Rei dos Mundos e senhor das Dores, que no folclore africano verte o sangue para salvar o homem, encontrou perfeita analogia em Jesus, o grande sacrificado em favos da humanidade.
Há, ainda outros inúmeros santos paraninfos de falanges de Umbanda, conforme suas atuações e objetivos no mundo, constituindo a linha de "Santos" ou de "Pais Brancos". Aliás, mas próprias linhas e falanges que operam em trabalhos heróicos e excepcionais, no "baixo astral", os negros identificaram outros tantos santos católicos com as qualidades semelhantes dos seus Orixás de ordem mais inferior. Assim, consideram São Lázaro o santo mais adequado para representar o Orixá Omulu, o rei do cemitério, cujas falanges efetuam suas operações de magia com a terra magnetizada pelo "tônus vital" dos corpos desintegrados nos túmulos.