Povo de Ganga
Para entendermos essa Linha da Quimbanda ( também chamada de Quirumbo em algumas casas ), é necessário, antes, conhecer sua origem africana, ligada à etnia Bantu.
Povo de Ganga
Para entendermos essa Linha da Quimbanda ( também chamada de Quirumbo em algumas casas ), é necessário, antes, conhecer sua origem africana, ligada à etnia Bantu. Os Bantus foram um conjunto de diversas tribos nomâdes que habitaram a África Subsaariana, ou seja, abaixo do deserto do Saara, do meio africano ao sul. Nessa região, que hoje engloba o Congo e Angola, falavam-se muitos dialetos entre eles o kikongo e o kimbundu. Desses dialetos herdamos muitas palavras na língua portuguesa: cachimbo, bengala, quindim, entre outras.
Com relação a religiosidade, os Bantus cultuavam os N'kises ( Inkises ) que se assemelham aos Orixás yorubás, dando origem ao candomblé de Angola.
A palavra Quimbanda também veio desse povo, K'mbanda era o feiticeiro da tribo, o pajé. Pomba-Gira é uma corruptela de Pambu N'jila, que seria equivalente ao Exu yorubá, para não ficarem duas entidades masculinas, transformaram a divindade Bantu em feminina no culto brasileiro, também como forma de demonstrar uma superioridade do Povo Yorubá.
A palavra Calunga, em kikongo significa necrópole, e Ganga ( N'ganga ) outro sinônimo para feiticeiro ou sacerdote.
Os Bantus, apesar de extremamente guerreiros, eram nomâdes e sua organização tribal era mais simples que a complexidade social dos Yorubás, por isso seu culto original não obteve tanta expansão no Brasil, mas a marca desse Povo ficou preservada na Umbanda e na Quimbanda.
A Linha de Ganga é composta por entidades que se apresentam como negros em sua maioria, liderados por Exu Gererê Rei de Ganga, costumam trabalhar em matas fechadas, são de expressão mais "agressiva" lembrando os antigos guerreiros Zulus. Embora algumas casas chamem a Linha de Ganga de Linha de Nagô, isso é um erro interpretativo, ou mais uma tentativa de demonstrar o predomínio Yourubá. Os Gangas também são denominados Quirumbo, antigo nome para Angola. Seus assentamentos em geral são feitos em chão batido, sem instrumentos de ferro, apenas "cabeças" de barro modeladas.
#Raizesdakimbanda
#Nganga