As encruzilhadas são vias de acesso das almas aos destinos que lhes competem e os
CRUZEIROS são os portais entre os planos vibracionais.
As encruzilhadas são vias de acesso das almas aos destinos que lhes competem e os
CRUZEIROS são os portais entre os planos vibracionais. Entendemos que, os cruzeirossão os portais de entrada e saída dos seres que estão se locomovendo nos planos astrais. Portanto, os dois reinos estão intimamente ligados.
O aparecimento do Cruzeiro remonta aos primeiros séculos do cristianismo. Procurou-se cristianizar todos os sítios e monumentos pagãos.
A cruz é o símbolo do triunfo eterno sobre a morte, o símbolo mais universal presente em todas as culturas. No tempo dos egípcios, persas, hebreus e gregos, a cruz era aplicada aos suplícios de malfeitores. A cruz mede, dita e marca os lugares sagrados do verbo e da paz: igrejas, claustros, cemitérios, praças, caminhos, encruzilhadas.
Os Cruzeiros têm aquela rara e única beleza que a alma lhes dá e os olhos não conseguem ver.
Os Cruzeiros têm uma relação direta com a morte. No local onde se cometeu um pecado, onde se adorou um Deus pagão, onde aconteceu uma tragédia, uma violação, um assalto, edifica-se um cruzeiro.
Os Cruzeiros que se encontram nos adros das igrejas têm como fim santificar esses espaços. Nas encruzilhadas a função era cristianizar um local entendido como maléfico pelo povo, pois aí realizavam-se rituais pagãos.
Os Cruzeiros sagram locais, dominam e protegem os campos.
Os Exus que manifestam-se em tais linhas são intransponíveis guardiões dos Templos de Quimbanda, porém, quando enfurecidos, são sanguinários e perversos assassinos, feiticeiros que dominam e lançam pragas e doenças terríveis. Porém, se cultuados de forma correta são capazes de curar as piores moléstias e evitar graves
acidentes.
Muitas legiões compõem o Reino do Cruzeiro:
Povo do Cruzeiro da Rua;
Povo do Cruzeiro de Lira;
Povo do Cruzeiro da Lomba;
Povo do Cruzeiro das Almas;
Povo do Cruzeiro das Matas;
Povo do Cruzeiro da Kalunga;
Povo do Cruzeiro da Praça;
Povo do Cruzeiro do Espaço;
Povo do Cruzeiro da Praia;
Povo do Cruzeiro do Mar.
Quer saber mais sobre seu Exu?
Consulte o oráculo da Quimbanda.
*QUIMBANDA MEIA NOITE*