quarta-feira, 27 de abril de 2022

Ogun Delê (Ou De Lei) (7º parte de 7 partes) Esse Orixá é intermediador de Ogum e Xangô, ele chama-se Ogum de Lei, alguns chamam de Ogum Delê e outros de Ogum Dilei, depende da região onde se encontra os Terreiros.

 Ogun Delê (Ou De Lei) (7º parte de 7 partes)
Esse Orixá é intermediador de Ogum e Xangô, ele chama-se Ogum de Lei, alguns chamam de Ogum Delê e outros de Ogum Dilei, depende da região onde se encontra os Terreiros.


Nenhuma descrição de foto disponível.Ogun Delê (Ou De Lei) (7º parte de 7 partes)

Esse Orixá é intermediador de Ogum e Xangô, ele chama-se Ogum de Lei, alguns chamam de Ogum Delê e outros de Ogum Dilei, depende da região onde se encontra os Terreiros.

“Aquele que Toca o Solo”; como seu nome significa, é uma falange que vibra na linha pura de Ogum. São eles que trabalham diretamente no carma e sua cobrança, rondando o mundo. Suas cores são vermelha e branca e suas oferendas podem ser em qualquer lugar, ao ar livre.

Esta falange carrega a vibração pura de Ogum. Efetua sua ronda sobre o mundo.

É a própria lei que rege os reajustes cármicos. Aquele que nos liberta das batalhas enfrentadas em diversas encarnações, contra diversos inimigos, ou contra nossos princípios negativos que interferem em nossa evolução espiritual.

Tudo sobre Ogum De Lei, não dá a grandeza desse Orixá, pois é um tanto escasso, talvez pelo fato de que seja, um tanto raro de ser visto em rituais de Umbanda.

Ogum De Lei são os aplicadores da lei de Xangô, pode-se chamar até de executores das leis divinas.

Ogum de Lei, no Candomblé, usa armadura dourada e capa encarnada, e por ser intermediador de Xangô, usa uma balança nas mãos, sempre comuma mão sobre a espada, em sinal de execução.

Suas cores cabalísticas vibra nas corres vermelho, amarelo, e branca e suas obrigações são oferecidas em qualquer lugar do mundo, desde que seja no tempo. O material normalmente usado é o mesmo que para Ogum Matinata, porém acrescido de uma vela oferecida para o orixá Tempo

Sua área de atuação é a entrada das pedreiras, pois nas pedras o intermediário de Ogum para Xangô é, o “Ogum Guarda das Pedreiras”. Mas como disse essas entidades são difíceis de se ver em terra.

Quando o Orixá Ogum se manifesta na defesa do reino de Xangô, encontramos o desdobramento chamado de Ogum de Lei, ou seja, combinação vibratória do Orixá Ogum com o Orixá Xangô.

Em nível de necessidade nossa de terra (ou terreiro) é quando Ogum atua na execução de justiça.

É o Ogum da ponderação, ou seja, conquista/defesa através da ponderação, da estratégia, da justiça e da sabedoria.

Ervas para Banho
Folha de coqueiro (mariô), casca de alho, espada de ogum, losna, samambaia, menta, mostarda, guiné, casca de cebola, alcachofra, aspargo arruda, jurubeba, romã, aguapé, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, porangaba, tanchagem, cravo branco/vermelho, folhas de coqueiro, azaléia, folha de jabuticabeira

Amaci

Àgua de mina, guaco, arnica, funcho, cravos vermelho-brancos.
Obs.: Somente Ogum Yara aceita em seu amaci a Hortelã.

Quando incorporados:
• Dão passes;
• Consultas;
• Fumam cigarros ou charutos e bebem cerveja.

Vale sempre lembrar que as bebidas e o fumo, serve apenas para descarregar os consulentes e os próprios médiuns.

O que quero dizer com isto, é que se não houver fumo ou bebida eles vão trabalhar do mesmo jeito.

Oferenda

Oferenda só deve ser feita se for pedido da entidade.

Não faça nenhuma oferenda principalmente no cemitério se não tiver autorização para isto.

Para saber o que deve ser entregue, você deve consultar a entidade para saber o que deve ser feito e onde deverá ser a entrega.

Toda oferenda, depende antes da necessidade do consulente, abertura de caminho, prosperidade, a quebra de uma magia, enfim…

E para cada uma delas haverá um tipo de oferenda, vamos falar da mais comum para o Orixá Ogum e que pode ter alguma variação de acordo com a falange.

Cozinha ritualística com dendê e mel

Lave um inhame em sete águas (sete vezes), depois coloque numa gamela de madeira ou alguidar. Com uma faca (obé), bem afiado, corte-o na vertical. Na banda do lado esquerdo se passa dendê e na do lado direito mel.

Paliteiros de Ogum

Cozinhe um Cará com casca e tudo. Coloque numa gamela de madeira ou alguidar. Espete palitos de Mariô por toda a superfície. Pode regar com dendê ou mel.

Feijão Mulatinho.

Cozinhe o feijão mulatinho (ou cavalo) e tempere-o com cebola refogada no dendê, coloque em um alguidar e enfeite com 7 camarões fritos no dendê.

Referências ao Orixá Ogum Delei

• Cor das Guias e Velas - vermelha, vermelha e branca.
• Sincretismo - São Jorge (é o soldado que vence as demandas)
• Data de Comemoração - 23 de Abril
• Dia da Semana - Terça-feira
• Cor Vibratória - vermelho e branco
• Representa para o ser humano o sétimo raio cósmico - Ordem ritual
• Chácra correspondente - Plexo-Solar
• Pedra correspondente – rubi
• Ponto de força- campos, caminhos de terra, caminhos de ferro, mas a energia de ogum está em todos os lugares.
• Símbolo- espada
• Local das Oferendas- Os campos por onde passam os animais, as fazendas, os caminhos de terra, as trilhas nos campos e os caminhos de ferro.
• Essências- Violeta.
• Metal- Ferro( aço e manganês)

Trabalha com as almas em harmonia com Xangô, Omolu, Oxum e Ogum yara.

Características de seus filhos, são persistentes, tem temperamento forte, são determinados e batalhadores.

Saravá Ogum De Lei!!!