Oferendas para Ogum(5º parte de 7 partes)
IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.
Oferendas para Ogum(5º parte de 7 partes)
IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.
Ogum aprecia muito a manga, feijão fradinho, camarão e cerveja clara. São as oferendas mais simples dentre os Orixás, elas podem ser entregues em beira de cachoeira, praias, estradas de terra, mato e até mesmo em um jardim. Sua quizila é o quiabo, então muito cuidado!
Mangas para Ogum
Ingredientes:
7 cravos vermelhos
7 mangas espadas sem descascar
1 água mineral
1 cerveja clara.
Material para montagem: 7 folhas de couve que serão arrumadas como um círculo, 1 coité para a cerveja e 7 velas intercalando brancas e vermelhas.
Modo de preparo: colocar as folhas de couve como se fossem um prato, formando um círculo, com o cabo sempre para fora. Divida as mangas em duas partes sem tirar a casca nem o caroço e coloque sobre as couves, regue com a água mineral para se manterem frescas, coloque os cravos, as velas e o coité com cerveja para completar.
Oferenda de pedido de prosperidade para Ogum
Ingredientes:
250 grs de feijão de cavalo crú
250 grs de feijão fradinho crú
8 ovos cozidos (descascados e inteiros)
8 azeitonas verdes
8 folhas de louro, azeite de dendê
8 moedas douradas limpas (lavadas com sabão)
1 cerveja clara.
Material para montagem: 1 coité para a cerveja, 4 velas brancas (0 ou 1), 4 velas vermelhas (0 ou 1), 7 folhas de couve para fazer o suporte e 8 formas de empadinha para as velas.
Modo de preparo: Dispor as 7 folhas de couve como um prato, formando um círculo com os cabos para fora. Colocar o feijão cavalo no centro e o feijão fradinho envolta dele. Enfeitar tudo com os ovos, azeitonas e folhas de louro, regue tudo com dendê. Colocar as velas envolta e acendê-las em cima das formas.
Dia de Ogum
O dia de comemoração a Ogum é em 23 de Abril, data em que São Jorge foi degolado ao defender os cristãos em Roma.O dia específico para esse Orixá é a Terça-feira.
Cores de Ogum
Suas cores características são os azuis escuros e o verde. Em algumas qualidades ele também aparece com o uso do vermelho.
Características das Filhas e Filhos de Ogum
De físico magro, mas definido, os filhos e filhas de Ogum são aquelas pessoas que não dispensam uma “farra” e pagam para entrar em uma briga, nem precisa iniciar por causa deles, se enxergarem uma confusão nem sabem porquê mas estarão lá no meio. De temperamento forte e impaciente, eles não perdem tempo procurando explicações, já partem para o ataque.
No relacionamento são pessoas muito complicadas de se apegarem a alguém, costumam trocar sempre de parceiros. Eles não acreditam em probabilidades, batalham até mesmo se souberem que é impossível alcançar o sonho, e geralmente eles conseguem o milagre de realizá-lo. Os filhos de Ogum são pessoas de desejos simples, preferem dormir sobre o piso ou em uma rede do que em uma cama confortável, e vivem com o pé no chão.
A principal característica dos filhos e filhas de Ogum é o esforço para conseguir alcançar o desejado, são pessoas batalhadoras e com um espírito incansável. Precisam tomar muito cuidado para não se tornarem desagradáveis, pois possuem o dom de serem líderes e de atingir a vitória, então é bom não deixar a prepotência e a falta de humildade subir a cabeça.
Não conseguem acumular riquezas, tudo que ganham logo gastam com algo que os satisfaça momentaneamente. São pessoas muito comunicativas e alegres, daqueles que dividem sua felicidade, risadas e histórias com todos.
Sincretismo de Ogum
Um dos sincretismos mais fortes, Ogum é conhecido como o São Jorge (não é mais considerado Santo pela Igreja Católica, mas os devotos são inúmeros, principalmente aqui no Brasil). Ambos são tradicionalmente guerreiros, que lutam de espada na mão contra a opressão.
A História de São Jorge
Jorge era de família cristã e lutava no exército de Roma desde jovem, após a morte de seu pai, ele mudou com a sua mãe para a Palestina. Aos 23 anos foi promovido a capitão do exército, ágil e muito habilidoso com a espada, despertou inveja em diversas pessoas.
Ao se mudar para a corte em Roma para exercer altos cargos, tornou-se de seu conhecimento que o imperador Diocleciano estava organizando uma extermínio aos cristãos.
Ao ver o mandato, Jorge apresentou-se e disse que os ídolos que eles cultivavam eram na verdade falsos deuses e que Jesus era o único caminho e salvação.
O imperador não pensou duas vezes e mandou torturá-lo, ele acreditava que perante a dor, Jorge abandonaria o seu Deus. Mas isso não aconteceu, ele insistiu em sua fé.
Outra lenda de São Jorge é sobre o seu simbolismo em matar um dragão.
Um reino na Europa estava correndo perigo devido a um dragão que aparecia sempre para tentar quebrar o muro da cidade e destruía tudo a sua volta.
Para conter a sua fúria, ele queria o sacrifício de uma jovem moça virgem. Certo dia, a filha do Rei foi a sorteada para servir de oferenda ao monstro.
Enquanto esperava a beira do lago sem esperança de ser salva, apareceu um jovem cavalheiro de espada na mão que transformou o dragão em um cordeiro e o entregou a menina dizendo para ela voltar para casa e dizer a todos para que nunca perdessem a fé nos milagres de Deus, pedindo para que todos se convertessem.
Na Bahia Ogum também ficou conhecido como Santo Antônio.