O Sonho da Felicidade
Naquele ano o homem desejou ser rico e a cada ano que passava se tornava mais rico.
Desejava ter títulos e honrarias e a cada dia mais títulos eram pendurados em sua parede.
O Sonho da Felicidade
Naquele ano o homem desejou ser rico e a cada ano que passava se tornava mais rico.
Desejava ter títulos e honrarias e a cada dia mais títulos eram pendurados em sua parede.
Queria ter muitos amigos e com dinheiro e fama os tinha aos montes.
Sua vida parecia um “mar de rosas”: carros importados, casa na cidade, no campo e na praia, barcos, helicóptero e barco, até um avião para voos mais longe.
Apesar de tudo seus olhos não escondiam a sua carência. Carência que a esposa e os filhos, os bens, a fama, o poder e a riqueza não cobriam.
Certa vez resolveu consultar um amigo de longas datas e que pouco ele via, mas que sabia que era uma pessoa completamente feliz.
Naquele dia ele deixou todos os seus afazeres e resolveu visitar o amigo.
Quando chegou viu o amigo sozinho. Seus filhos e netos não estavam com ele e muito menos a esposa. Ainda dentro do carro ele observava o amigo e constatara que seu semblante estava sereno, que seus olhos brilhavam e que ele parecia cercado de tudo o que mais desejava.
Desceu do carro e quando o amigo o viu, foi em sua direção e abraçou-lhe como poucas vezes ele fora abraçado na vida.
O abraço foi longo e foi acompanhado de um dizer: “que bom que você esteja aqui. Fico ainda mais feliz por poder revê-lo. Saiba que você está sempre presente em minhas orações”.
- “Nossa” refletiu ele “eu nunca pensei nele, quanto mais o tive em minhas orações”.
- E mais: “eu se quer tenho tempo para orar por mim e minha família, quanto mais por ele ou por alguém”.
O amigo não estava tão “bem de vida”quanto ele, pelo menos materialmente falando. Sua casa era bela, mas simples. Seu carro devia ter uns 4 ou 5 anos de uso.
- Diante da constatação não resistiu a pergunta: “Por que você reza por mim? não deveria rezar por si mesmo? Para ter um carro do ano, uma casa melhor, melhores roupas etc?”.
Amigo, respondeu ele: “isso você tem em abundância, já eu dedico meu tempo a coisas que me parecem mais valiosas!”
Sem resistir ele perguntou: - “E o que pode ser mais valioso dos que propriedades, carros, helicóptero, barco, avião., filhos estudando em outros países, uma bela esposa?”
“Você é feliz com tudo que tem?”
- Bom, falou ele, com a voz embargada: “Realmente me sinto um tanto quanto vazio. Tudo que tenho não consegue me fazer feliz!”
Pois é amigo, como te disse: “dedico meu tempo a coisas mais valiosas”.
- Como assim?
“Dedico meu tempo a procurar servir ao meu semelhante, a ser útil à humanidade, a ver no outro o meu irmão, a fazer as pessoas mais felizes”.
- E você onde fica no meio disso tudo? O que faz para sua felicidade pessoal?
Você quer mesmo saber?
- Claro que sim!
Então vamos dar uma volta comigo!
“Você está ouvindo o canto desses pássaros?” – Sim! “eles estão cantando para mim e fazem isso o dia inteiro!”
Continuaram caminhando e um perfume inebriante tomava conta de toda a atmosfera.
- Que cheiro bom!
“Pois é amigo, todos os dias essas flores e esta relva exala esse perfume para me envolver em seu perfume”.
- Como assim?
“Os pássaros, as flores e a relva sabem que eu os amo e assim sendo, se mostram para mim todos os dias”.
- Na cidade isso não existe, e nos poucos locais onde existe, a poluição e o barulho são tanto que não se consegue perceber ou sentir.
“Que pena! O homem se distanciou de Deus e nem repara que ele envia seus seres especiais para acariciá-lo”
- Como assim?
“Deus quer que sejamos felizes, que nos sintamos realizados e completos. Mas ao invés disso o homem procura destruir as criaturas de Deus, mesmo sabendo que não vive sem o ar, a água, a terra e tudo que ela produz”.
- Verdade!
“Posso te perguntar uma coisa?”
- Sim!
“Você conhece ou já ouviu falar de algum caso ou de alguém que acumulou bens os levou para a vida além-túmulo?”
- Claro que não!
“Então amigo! A verdadeira riqueza está no ‘amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo’. A vida é feita de opções. Enquanto uns buscam a felicidade na riqueza e quando se tornam ricos constatam que são infelizes, outros vivem no ritmo do Universo e são felizes a todos os instantes. Não importa se estão alegres ou não, se sentem dor ou não. De tudo e em tudo aprendem sempre como ser melhor aos olhos de Deus. Tiram de tudo as melhores partes e aprendizados. Ao fazerem isso descobrem que são completamente felizes. Pois quem da lama consegue retirar a pérola, enxerga luz e vida onde ela não parecia existir. Isso é ser completamente feliz”.
- Nunca pensei nisso!
“E tem mais: Ninguém pode ser feliz fazendo o outro infeliz; Ninguém pode merecer a bênção de Deus se a Ele não mostra gratidão pelo que recebe e pelo que tem; Ninguém consegue ser feliz sendo perdulário, falso, mentiroso, hipócrita, indiferente à dor do outro; Ninguém pode ser feliz sendo injusto, cultivando o ódio, a raiva, o ressentimento, o rancor e a ira;”
“ A felicidade é fruto do amor, da gratidão, da bondade, do bem querer”.
- Então eu tenho que mudar minha vida!
“Pois é amigo lembrai das palavras de Jesus: “Busca acima de tudo DEUS e tudo o mais que necessitar lhe será dado em acréscimo”, quando o homem entender o que o Mestre dos Mestres quis dizer com estas palavras. Descobrirá finalmente onde mora a FELICIDADE que tanto deseja.”
GM Albino Neves
(Texto escrito em 1 de janeiro de 2015)