Como Controlar seus Pensamentos
Os pensamentos podem ser nossos melhores aliados e nossos piores inimigos, afirma o monge budista Matthieu Ricard.
Como Controlar seus Pensamentos
Os pensamentos podem ser nossos melhores aliados e nossos piores inimigos, afirma o monge budista Matthieu Ricard.
Todos nós passamos por momentos onde nossos pensamentos parecem ter vida própria, mas controlá-los nos torna mais felizes, menos estressados e melhor preparados para resolver problemas ou alcançar objetivos.
O artigo abaixo contém algumas dicas sobre como obter controle sobre sua mente.
Controlando os pensamentos:
1- Pare e respire profundamente.
Interrompa um pensamento fora de controle literalmente pensando "PARE!".
Respire profundamente algumas vezes para se recompor antes de continuar; isso permitirá a análise clara e consciente dos pensamentos.
Concentrar sua atenção na respiração por um momento lhe dará alguma distância dos pensamentos, tornando-se mais fácil administrá-los.
Estudos mostram que leva 90 segundos para que disparadores neurológicos desapareçam do cérebro, e ele retorna à sua química normal; portanto, conte até 90 para se acalmar.
2- Permaneça no momento presente.
Ruminar constantemente sobre o passado, que não pode ser alterado, ou se projetar para o futuro, que não pode ser previsto, é a maneira certa de perder o controle sobre a mente. Concentre-se no aqui e agora – na situação exata na qual você se encontra e que pode controlar. Ao fazê-lo, os pensamentos o seguirão.
Muitas práticas espirituais recomendam que permaneçamos no momento presente para a promoção de paz interior e lucidez.
Uma questão simples para si mesmo é: o que posso fazer imediatamente para mudar meus sentimentos?
3- Observe os pensamentos sem julgá-los. Depois da pausa, retorne a seus pensamentos sem se criticar por eles existirem; analise a razão de seu aparecimento e o que desperta a sensação de ter perdido o controle sobre eles.
Uma análise objetiva ajudará que os pensamentos façam sentido sem produzir emoções negativas.
Apegue-se a fatos objetivos e concretos.
Caso você esteja em uma disputa, não julgue ou faça suposições a respeito dos motivos da raiva da outra parte. Analise quais eventos provocaram a situação e o que pode ser feito para que ela seja resolvida, além de analisar o que especificamente deixou você irritado.
Em vez de dizer "Não sei como agir com as mulheres, sou culpado por não ter uma namorada", pense "Ainda não encontrei o amor porque não achei alguém que seja verdadeiramente compatível comigo".
Caso esteja com dificuldades, anote os pensamentos para que possa lê-los para si mesmo.
4- Tome uma atitude e analise os pensamentos.
Ficar sentado com suas ideias, sem tomar uma atitude, leva a um ciclo sem fim de pensamentos.
Planeje a análise dos pensamentos e das preocupações, pois a incerteza está frequentemente na raiz de ideias destrutivas. Caso você não consiga parar de pensar sobre trabalho, por exemplo, faça um plano para separar a vida profissional da vida pessoal, conseguindo mais tempo livre, trabalhando menos a partir de casa ou encontrando um novo trabalho que você aprecie.
Muitas vezes, não conseguimos controlar os pensamentos porque ficamos receosos de agir sobre eles.
Uma vez que os planos estejam traçados, você deve segui-los.
5- Coloque-se em um ambiente confortável. O mundo exterior afeta profundamente o seu mundo interior, portanto, caso esteja em um ambiente onde se sinta desconfortável ou sem controle, os pensamentos espelharão estes sentimentos. Escute música relaxante, acenda uma vela ou vá para o seu "canto favorito."
Essências como lavanda, camomila, além dos incensos, possuem comprovada eficácia quanto ao relaxamento, podendo ajudá-lo a controlar os pensamentos.
6- Desvie os pensamentos temporariamente para outra atividade. Pratique corrida, assista a um filme ou ligue para um amigo, mudando o foco de atenção. Faça algo imediatamente e não permita que ideias destrutivas permaneçam por mais tempo.
Anote as atividades que o ajudam a relaxar e realize-as semanalmente.
Porém, lembre-se de que essa é uma solução em curto prazo, e continue a trabalhar para conter os pensamentos quando não puder "escapar" deles.
7- Converse com alguém e exponha os pensamentos. Obter uma nova perspectiva sobre seus pensamentos pode frequentemente torná-los mais claros em minutos, e compartilhar os sentimentos evita que as ideias fiquem martelando em sua cabeça.
Amigos, pais e terapeutas profissionais são ótimas pessoas para compartilhar.
Caso esteja se sentindo desconfortável, comece dizendo que precisa aliviar a sensação de angústia que sente ou que quer expor uma ideia que ficou em sua mente o dia todo.
( Texto retirado da internet )