Oyá & Matamba
Sempre Duas, Nunca Uma
Hoje vou explicar algo que sei que muitos de vocês sabem e nunca tiveram dúvidas, mas alguns ainda não tiveram informações suficientes ou foram ensinados erroneamente.
Sempre Duas, Nunca Uma
Hoje vou explicar algo que sei que muitos de vocês sabem e nunca tiveram dúvidas, mas alguns ainda não tiveram informações suficientes ou foram ensinados erroneamente.
Oyá e Matamba são duas divindades de duas religiões diferentes.
O Candomblé costuma cultuar nkisi, Orisa e Vodun como sendo divindades correspondentes dentro de nações Candomblecistas, mas isso na África não se confirma, lá Nkisi, Orixa e Vodun são religiões separadas, e não existem só estas mas muitas outras.
Quando eu digo África estou deixando claro que falo não de uma tribo, nem de uma aldeia, nem de uma cidade ou país mas sim de um continente com cinquenta e quatro países e um número enorme de etnias, dialetos, culturas e Religiões.
África é diversa.
Antes de falar de Oyá e Matamba eu preciso deixar claro que o culto de Nkisi pelos Bantu NUNCA necessitou se espelhar em outras religiões, então essa história de dizer que nkisi e Vodun são "versões" que outros povos deram para orixas é ridículo e muito ofensivo para as muitas etnias Bantu que tinham culturas sólidas e nunca tiveram necessidade de se basear ou se apropriar da religião de seus vizinhos.
Agora sobre Oyá e Matamba:
Matamba é uma Nkisi.
Oyá é um Orixa.
A diferença entre Nkisi e Orixa é grande, primeiro a cultural, segundo a forma que eles tem.
As Nkisi são manifestação da natureza, energias puras e não corpóreas que podiam assumir diversas formas.
Já os orixas em sua maioria eram divindades humanoïdes, ou seja similar aos seres humanos.
Oyá foi uma mulher, teve filhos, marido e etc.
Matamba nunca foi humana, nunca teve corpo, ela é um espírito do fogo e por isso é feita de fogo.
Matamba vem de um reino do mesmo nome, Reino da Matamba, que ficava da região da Baixa de Kassanje em Angola e era vizinha do reino Ndongo.
Oyá vem da região Yoruba, teve uma encarnação humana chamada Akambi na cidade de Irá, estado de Kwara, Nigéria.
Sabemos que Nkisi não possui gênero afirmado, elas não tem órgãos sexuais, se imagina que o fator que faz os Bantu se referirem a Matamba no feminino pode ser pelo motivo do reino de Matamba ter tido Rainhas governantes como a Rainha Mwongo.
Matamba é uma divindade do fogo.
Oyá é uma divindade não só do fogo, mas do vento, dos raios, da água.
O nome Oyá em Yoruba significa "que se divide ao meio".
O nome Matamba em Kimbundo significa "a que afasta aquilo que assusta".
As duas são divindades maravilhosas e devem ser tratadas com respeito e dignidade.
Na imagem abaixo desenhei Oyá e Matamba com aparência respectiva de suas culturas, salientando que o visual de Matamba no desenho é o de uma sacerdotiza em estado de possessão/transe.
Eepa Heiy Oyá!
Kiuá Mama Makua Ita Matamba!