- PARA QUEM SE DECEPCIONOU -
Imagino que em determinado momento de sua trajetória você encontrou um lugar para chamar de seu. Uma família que era sua. Um sacerdote que muito amou.
- PARA QUEM SE DECEPCIONOU -
Imagino que em determinado momento de sua trajetória você encontrou um lugar para chamar de seu. Uma família que era sua. Um sacerdote que muito amou.
Imagino que você conhecia cada pedacinho do reboco de parede daquele templo. Que movia mundos e fundos para ajudar. Que ficava de pé até altas horas da madrugada servindo ao sagrado.
Imagino que tenha doado o que tinha - que muito do que aprendeu deve à esta casa e àquelas mãos de sua/seu babá.
Eu não sei ao certo o que pode ter dado errado, mas também posso imaginar.
Pode ser que seus irmãos tenham inventado uma grande fofoca e seu sacerdote não se posicionou. Muitos falam " fique na casa pelo santo não pelas pessoas" mas na pratica não é assim que funciona. Como cultuar o sagrado num ambiente insuportável?
Pode ser que seu sacerdote tenha vacilado feio. Tenha se vendido à vaidade. Pode ser que a casa cheia tenha tido um peso maior do que a casa com um trabalho de qualidade.
Pode ser que o sacerdote nunca tenha sido a pessoa que você imaginou. Pode ser que em determinado momento ele tenha tomado a frente ate de suas entidades, antes tão amadas por você, para dizer coisas em benefício próprio.
Pode ter sido tanta coisa. Tanta.
Só sei que uma delas lhe feriu a alma.
Você saiu da casa e nunca mais se reencontrou em nenhum lugar. O medo de confiar novamente em alguém te consome. Conhecer novas pessoas dá até uma certa preguiça. Você até se esforça para ir nas giras, mas sempre vê algo que não te agrada nos lugares. As vezes você segura seus fios de conta e o coração aperta de saudade - mas se sente sempre um peixe fora d'água onde quer que vá.
Ja se acomodou e acostumou com a vida sem o comprometimento de estar num terreiro.
A fé no santo persiste em seu coração - mas a fé no ser humano ta respirando com auxílio de máquinas .
Nenhuma casa será como a primeira - isso é muito doloroso mas também pode ser muito bom.
É doloroso porque ja passou. Entende?
As vezes a gente fica remoendo pessoas, sentimentos e situações QUE JÁ PASSARAM. Já aconteceu. Já magoou. Já feriu. Já foi. E remoer faz com que você não consiga dar outro rumo à sua trajetória.
Você aprendeu muita coisa nesta casa? Otimo! Agora é a oportunidade se aprender outras coisas em outra casa. Expandir seus horizontes. Olhar a mesma situação com uma outra perspectiva. Bater a cabeça em outro solo sagrado. Ser acolhido por outra familia.
Você vai se machucar de novo?
Possivelmente.
Pessoas erram e religião é feita de pessoas - mas como eu estava dizendo, nenhuma casa é como a outra e isso é doloroso mas também é muito bom. Sabe porque é muito bom?
Hoje você estará calejad@.
Você ja adquiriu experiência de vida. Ja sabe o caminho que dá errado - e sendo assim, essa é sua melhor chance em fazer dar certo.
Recomece.
Com amor,
Mãe Emmanuelle - Dirigente da Tensf.
[ ao compartilhar seja honesto e dê crédito ao texto