quarta-feira, 18 de maio de 2022

Osun salva Obaluayê e o torna Orisa Obaluaye Asojano ê também chamado de Asowano ou Azoano. Esta é uma lenda Osha Lukumi.

 Osun salva Obaluayê e o torna Orisa


Obaluaye Asojano ê também chamado de Asowano ou Azoano. Esta é uma lenda Osha Lukumi.


Nenhuma descrição de foto disponível.Osun salva Obaluayê e o torna Orisa

Obaluaye Asojano ê também chamado de Asowano ou Azoano. Esta é uma lenda Osha Lukumi. Na trandiçao original de Obaluaye ele não usa palhas, as palhas são uma atribuição das muitas misturas do Candomblé.

O Belíssimo Obaluaye Asojano estava em sua casa uma tarde descansando após mais uma noite de encontros que ele teve com uma de suas muitas amantes.
Obaluaye Asojano era filho de Oduduwa, parente de Sango e seu aliado. Era um homem muito bonito, rico e bem educado, mas com um caráter difícil, por ser belo ele possuia dezenas de amantes.

Um dia Obaluaye decidiu consultar Ifá, foi jogar com Orunmilá para saber de sua vida.
Obaluaye se cobriu com seu manto e foi em direção a casa de Orunmila e no caminho encantrou com Esu. Esu estava em uma encruzilhada bebendo vinho de palma. Todos sabem da grande amizade de Obaluaye e Esu, e por isso Obaluaye ficou um bom tempo ali no caminho falando com Esu, lhe deu algumas guloseimas que trazia consigo e bebeu vinho junto com o amigo.
Obaluaye então contou a Esu que estava indo ver Ifá, e que ele precisava saber no jogo como melhorar sua vida.
Quando Obaluaye continuou seu caminho ele parou na margem do rio, e logo surgiu a Deusa Osun. Com a cabeça para fora da água ela comprimentou Obaluaye e disse a ele que na noite anterior o viu com uma mulher, e que sempre o via na companhia de mulheres diferentes.
Obaluaye ficou muito envergonhado e disse a Osun que gostava muito do perfume das mulheres. Osun lhe abriu um sorriso e logo desapareceu nas águas.
Finalmente Obaluaye chegou na casa de Orunmila e eles puderam jogar. Ifa disse que Obaluaye não era bem visto por Olorum, que a vida promíscua que levava era desrespeitosa para com as mulheres e para com sigo mesmo. Ele foi orientado a fica tres meses sem manter relações sexuais e sem beber para se purificar, e assim ele aceitou. Obaluaye assumiu o voto diante de Olorum a se purificar durávente os 90 dias, por 90 dias ele não poderia se macular com nada.
Porem naquela mesma noite Obaluaye foi convidado para uma festa, e mesmo com seu preceito ele resolveu ir.
A principio ele disse a todos que não beberia, que so estaria ali para ver seus amigos, mas antes do fim da festa ele estava bêbado e ja agarrado a uma mulher que acabara de conhecer.
No dia seguinte ele acordou em sua casa com aquela mulher ao seu lado, ele havia se deitado com ela. Logo ao acordar ele lembrou que havia desrespeitado o preceito de Olorum e se preocupou. Obaluaye sentiu um odor fétido e cheirou a mulher que ao seu lado dormia, mas ela era perfumosa, nisso ele soube que o cheiro nao vinha dela.
Obaluaye se pos a gritar desesperadamente quando percebeu que o cheiro vinha dele mesmo! Este foi o castigo que ele recebeu por desobedecer a Olorum, Obaluaye estava com o corpo coberto de chagas, estava horrendo e sentia muitas dores. Ele correu para a rua pedindo ajuda, mas as pessoas fugiam dele, jogavam água por onde ele passava para expulsa-lo pois sua aparência era monstruosa.
Obaluaye estava doente e sozinho, passou a perambular pelas aldeias, e de tão grave que era sua variola ele acabou por morrer sozinho atrás de uma pedra.
Osun então passou a procurar Obaluaye por todos os lados, ela gostava muito dele e as mulheres da cidade viviam perguntando por ele.
Osun foi para a casa de Olorum no céu para perguntar a ele onde estava Obaluaye, e muito se surpreendeu ao ver Obaluaye la em cima no Orun e descobrir que ele estava morto. Osun clamou a Olorum que desse uma nova chance a Obaluaye, que ele era uma boa pessoa e que merecia nova chance de provar seu valor. Olorum negou, mas de tanto Osun pedir, Olorum decideu incumbir Obaluaye Asojano de ser o Deus das doenças, ele deveria ministrar as doenças e as curas para o povo, Obaluaye se tornou Orisa.
Para sempre Obaluaye é grato a Osun, mesmo que ele tenha ido viver em Daomé entre os Fon ele sempre está com osun e com Sango que é seu grande amigo, e principalmente com Yemoja que é a pessoa que Obaluaye Asojano mais ama.
Osun e Obaluaye se gostam muito, Osun foi benevolente com ele e Obaluaye jamais esquece quem lhe oferece amor.

Obaluaye Asojano é Orisa e é muito belo, suas chagas foram curadas e ele ostenta uma aparecia saudável e atraente.

Obaluaye um importante Orisa enviado ao planeta Terra por Olodumare.
Ele também é conhecido como Asojano, Baba-ode, baba-Oye, Oluaye ou olode e muitos mais nomes, mas tem um nome específico, que é comumente usado pelas pessoas, o seu nome é "Sanponna" (Xapanã).

No Oriki de Osun se cita Sanponna:
"Agbà obìnrin tí gbogbo ayé n’pe sìn.
Ó bá Sònpònná jé pé té kí."
(Senhora plena de sabedoria, que todos veneramos juntos, que como pé té kí com Xapanã.)

Atoto Obaluaye!
Ore Yeye Osun!https://www.facebook.com/photo/?fbid=1588231751427388&set=pb.100044267957648.-2207520000..