sexta-feira, 29 de abril de 2022

Após cinco anos, manifestou-se um espírito de um malaio, para auxiliar ao Caboclo das Sete Encruzilhadas e Pai Antonio. Chamava-se Orixá Malet, espírito pertencente a linha de Ogum, que viera para ajudar nas curas dos obsedados e ao combate a magia negra.

 Após cinco anos, manifestou-se um espírito de um malaio, para auxiliar ao Caboclo das Sete Encruzilhadas e Pai Antonio. Chamava-se Orixá Malet, espírito pertencente a linha de Ogum, que viera para ajudar nas curas dos obsedados e ao combate a magia negra.


Pode ser uma imagem de 1 pessoaTENDA ESPÍRITA NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Orixá Mallet

Após cinco anos, manifestou-se um espírito de um malaio, para auxiliar ao Caboclo das Sete Encruzilhadas e Pai Antonio. Chamava-se Orixá Malet, espírito pertencente a linha de Ogum, que viera para ajudar nas curas dos obsedados e ao combate a magia negra.
Foi o espírito que trouxe do astral, a simbologia dos pontos riscados na Umbanda como magia, e, posteriormente como identificação das entidades que se manifestavam. Além disso, os ponteiros de aço para firmarem os pontos de magia que eram riscados através da pemba.
Detentor dos conhecimentos das forças da natureza, e responsável por introduzir ao culto de Umbanda as oferendas para os Orixás, ele também utilizava destas comidas para desmanchar os trabalhos de magia negra dos que buscavam ajuda na Tenda, além de alguns animais, sempre utilizados vivos em seus rituais, destruindo as energias maléficas dos que lhe procuravam.
Comunicava-se principalmente através de gestos, sendo seus auxiliares (cambonos) que trabalhavam com ele a algum tempo os responsáveis por traduzirem o que ele estava falando aos consulentes além de Pai Antonio que trazia suas ordens.
Um dos grandes seguidores de Zélio de Moraes, o escritor Leal de Souza é uma das pessoas que melhor descreve este espírito e alguns de seus rituais e que em seu capítulo XXI o qual será transcrito na íntegra a seguir:
Cada uma das sete linhas que constituem a Linha Branca de Umbanda e Demanda tem vinte e um Orixás.
O Orixá é uma entidade de hierarquia superior e representa, em missões especiais, de prazo variável, o alto chefe de sua linha. É pelos seus encargos, comparável a um general, ora incumbido da inspeção das falanges, ora encarregado de auxiliar a atividade de centros necessitados de amparo, e, nesta hipótese fica subordinado ao guia geral do agrupamento a que pertencem tais centros.
Os Orixás não baixam sempre, sendo poucos os núcleos espíritas que os conhecem. São espíritos dotados de faculdades e poderes que seriam terríficos, se não fossem usados exclusivamente em beneficio do homem. Em oito anos de trabalhos e pesquisas, só tive ocasião de ver dois Orixás, um de Euxoce(Oxóssi), o outro de Ogum, o Orixá Mallet.
E o Orixá Mallet, de Ogum, baixou e permanece em nosso ambiente, em missão junto as tendas criadas e dirigidas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Trouxe, do espaço, dois auxiliares, que haviam sido malaios na última encarnação, e dispõe, dentre os elementos do Caboclos das Sete Encruzilhadas, de todas as falanges de Demanda, de cinco falanges selecionadas do Povo da Costa, semelhantes as tropas de choque dos exércitos de terra, além de arqueiros de Euxoce(Oxóssi), inclusive núcleos da falange fulgurante de Ubirajara.
Entende esse "Capitão de Demanda", que as pessoas de responsabilidade nos serviços da Linha, necessitam, a quando e quando, de provas singulares, que lhes revigore a fé, e reacenda a confiança nos guias, e muitas vezes lhes dá, no decorrer dos trabalhos de sua direção.
Na vez primeira em que o vi, a sua grande bondade, para estimular a minha humilde boa vontade, produziu uma daquelas esplendidas demonstrações. Estávamos cerca de 20 pessoas numa sala completamente fechada. Ele, sob a curiosidade fiscalizadora de nossos olhos, traçou alguns pontos no chão, passou, em seguida, a Mao sobre eles, como se apanhasse alguma coisa; alçou a sinistra, e, abrindo-a, largou no ar duas lindas borboletas amarelas, e, espalmando a destra na minha, passou-me a terceira.
- Hoje, quando chegares em sua casa, e, amanhã, no trabalho, serás recebido por uma dessas borboletas.
E, realmente, tarde da noite, quando regressei ao lar e acendi a luz, uma borboleta amarela pousou no meu ombro, e na manhã seguinte, ao chegar ao trabalho, surpreenderam-se os meus companheiros vendo que outra borboleta, também amarela, como se descesse do teto, pousava-me na cabeça.
Tive ocasião de assistir a outra de suas demonstrações, fora desta capital, a margem do Rio Macacú. Leváramos dois pombos brancos, que eu tinha a certeza de não serem amestrados, porque foram adquiridos por mim. Colocou-os o Orixá, como se os prendesse, sobre um ponto traçado na areia, onde eles quedaram quietos, e começou a operar com fluídos elétricos, para fazer chover. Em meio à tarefa disse:
- Os pombos não resistem a este trabalho. Vamos passá-los para a outra margem do rio.
Pegou-os, encostou-os as fontes do médium, e alçando-os depois, soltou-os. Os dois pássaros, num vôo alvacento, transpuseram a caudal, e fecharam as asas na mesma arvore, ficando lado a lado, no mesmo galho.
Passada a chuva que provocara, disse:
- Vamos buscar os pombos.
Chegamos a orla do rio. O Orixá, com as mãos levantadas, bateu palmas, e os dois pombos recruzando as águas, voltaram ao ponto traçado na areia.
Príncipe reinante, na ultima encarnação, numa ilha formosa do Oriente, o delegado de Ogum é magnânimo, porém, rigoroso, e não diverte curiosos: - ensina e defende.
Exigem os seus trabalhos, tantas vezes, revestidos de transcendente beleza, a quietude plana dos campos, a oxigenada altura das montanhas, o retiro trescalante das flores ou a largueza ondulosa do mar.
Em depoimento de duas pessoas que foram seus cambonos, nos contam a seriedade e a rigidez dos seus trabalhos, no corpo franzino de seu médium, detinha de uma força incalculável, fazia coisas que seu aparelho jamais conseguiria se não estivesse com uma força superior atuando, e, sempre havia alguma surpresa como prova de fé em cada trabalho seu. Por ser um espírito precursor e necessitar provar seus “poderes”, a habilidade e a força exercidos em seus trabalhos, hoje raramente são encontrados nas tendas de Umbanda.
Orixá Malé também era o responsável pela sessão de descarga da Tenda Nossa Senhora da Piedade, onde realizava a limpeza fluídica do espaço e de seus médiuns. Essas sessões ocorriam sempre na véspera da sessão do Caboclo das Sete Encruzilhadas onde vinha dar a sua doutrina.
Segundo os estatutos da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, era o guia responsável por classificar os médiuns que entravam no quadro mediúnico da Tenda, os que estavam em desenvolvimento, que poderiam receber a fita vermelha, tornando apto a dar consultas ou ainda tornarem-se os “Babás”, sendo estes os médiuns que estariam prontos a auxiliarem na direção das sessões ou abrirem as tendas que seriam fundadas.
Foi a terceira entidade a manifestar-se em Zélio de Moraes, e como exigia muita energia do médium em seus trabalhos, foi a primeira a parar de incorporar na direção da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. 

Para que um médium mantenha a “cobertura” espiritual que lhe desce através de seus mentores ou guias espirituais, é preciso que ele tenha uma forma de conduta condizente a um médium genuinamente Umbandista. Segue abaixo alguns procedimentos que devem ser observados:

 Para que um médium mantenha a “cobertura” espiritual que lhe desce através de seus mentores ou guias espirituais, é preciso que ele tenha uma forma de conduta condizente a um médium genuinamente Umbandista. Segue abaixo alguns procedimentos que devem ser observados:


Pode ser uma imagem de 1 pessoaPara que um médium mantenha a “cobertura” espiritual que lhe desce através de seus mentores ou guias espirituais, é preciso que ele tenha uma forma de conduta condizente a um médium genuinamente Umbandista. Segue abaixo alguns procedimentos que devem ser observados:

1.O bom médium nunca deve julgar que sua Entidade seja mais forte e mais entendida do que a de seu irmão, médium também. Saiba que no Astral quem tem função de chefia é quem menos fala e mais trabalha.
2.Procure retirar de si a vaidade de ser médium. Seja médium por amor ao próximo, e não por receber o “caboclo” que bate mais forte no peito ou grita mais alto do que o de seu irmão.
3.Não fale nem chame o seu protetor ou guia a todo instante e em qualquer lugar. Permaneça em paz e não discuta mediunidade, faculdades, mentores em lugar nenhum, muito especialmente em bares, na rua ou em lugares completamente antagônicos às coisas do Bem e da Luz.
4.Evite incorporações fora dos templos. Se uma pessoa necessitada de auxílio espiritual e lhe chama, peça a guarda e a orientação de seu mentor, que mesmo sem incorporar, dará tal orientação. A caridade, para ser feita, não dispensa a prudência.
5.Não fale mentiras ou cometa erros em nome de seus guias e protetores.
6.Limite-se a obedecer às ordens de sua Entidade. Não queria nunca fazer o que você acha que ela faria. Espere que ela o oriente. Seja simples, humilde, honesto e, acima de tudo, faça o que o seu mentor espiritual ordenar.
7.Não tente imitar ninguém, pois cada pessoa é uma individualidade à parte, e cada um tem as coisas que lhe são devidas.
8.Não use objetos ou artifícios espalhafatosos,... na pretensão de tornar seu guia mais vistoso ou mais forte. Respeite seu mentor, a menos que ele não seja um guia ou um mentor, seja simplesmente um espírito perturbado se passando por seu guia. A melhor arma para combater o Astral Inferior é o bom senso e a humildade.
9.O Médium de Umbanda não deve alimentar ilusão de gratidão ou recompensas terrenas, muito menos pensar em homenagens ou honrarias. Igualmente, não deve alimentar a hipótese de se enriquecer às custas da mediunidade ou fazer desta um instrumento de realização de problemas mesquinhos, realizações materiais, transformando as entidades em escravas a lhe fazerem sorrir a fortuna e o êxito material.
10.O verdadeiro Médium, deve se tornar digno e esforçar-se para progredir e melhorar a si e a seus semelhantes e, portanto, não deve dar maus exemplos de vaidade, rancor, ódio, calúnia, inveja, desonestidade, trapaça, intriga, vícios e outros defeitos.
11.O Médium de Umbanda não deve ficar pulando de terreiro em terreiro, pois corre o risco de enfrentar dificuldades as quais não está preparado para resolver.
12.Lembre-se de que “todos nós erramos”, pois o erro é da condição humana e, portanto, ligado à dor, a sofrimentos vários e, consequentemente, às lições e suas experiências. Sem dor, sofrimento, lições e experiências não há Karma, não há humanização, nem polimento íntimo. O importante é que não se erre mais, ou não se cometa os mesmos erros.
Não dê guarida, Médium, as tentações loucas desse mundo. Se queres ser médium, caminha no silêncio de suas decepções; revigora o teu espírito e amplia a tela dos teus conhecimentos, renunciando todos os dias as amarguras egoísticas que procedem tua fase animal. Não queiras subir os degraus dos potentados. Sê tão pequeno que ninguém te veja entre os maiores; sê como uma cadeira que, às vezes é útil, mas outras vezes, repousante para aqueles que se encontram cansados à margem da vida. Apressa-te no passo aligeirado que a bondade te oferece, seja útil a todos que te cercam, e não profiras palavras más; não deixe correr de teu lábio expressões escandalosas, que não se justifiquem com a tua missão a serviço da espiritualidade.

Mentalizações para todas as manhãs Ao acordar, pela manhã, antes dos seus afazeres, recite uma das mentalizações a seguir. Cada dia da semana, uma mentalização especial.

 Mentalizações para todas as manhãs
Ao acordar, pela manhã, antes dos seus afazeres, recite uma das mentalizações a seguir. Cada dia da semana, uma mentalização especial.


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "SUA MENTE É UM ÍMÃ. SE VOCÊ PENSA EM BÊNÇÃOS, ATRAI BÉNÇÃOS: E SE VOCE PENSA EM PROBLEMAS, VOCE ATRAI PROBLEMAS. CULTIVE SEMPRE BONS PENSAMENTOS E PERMANEÇA SEMPRE POSITIVO E OTIMISTA. PENSE POSITIVO, A VIDA SERA AUTOMATICAMENTE POSITIVA."Mentalizações para todas as manhãs

Ao acordar, pela manhã, antes dos seus afazeres, recite uma das mentalizações a seguir. Cada dia da semana, uma mentalização especial.

Segunda-feira

Estou convicto da mais pura verdade: sou filho de Deus. Sou portanto, herdeiro das infinitas riquezas do Universo. Sou perfeito, saudável, próspero e feliz!

Sou filho de Deus! E filho de Deus jamais sofre, jamais se angustia. Sou filho de Deus! Tudo de bom é-me concedido todos os dias da minha vida.

Hojé é mais um dia de grandes realizações para os filhos de Deus. E eu, como filho de Deus, dele recebo sabedoria infinita que me orientará em todos os momentos durante este dia, para que eu tenha o melhor dia da minha vida.

Muito obrigado, pai!

Terça-feira

Progrido todos os dias. E hoje é mais um dia para eu viver esse processo do progredir infinitamente. Para isto, devo utilizar da melhor maneira o meu tempo, não o desperdiçando com reclamações ou divagações infrutíferas. Usando sabiamente o meu tempo, terei condições de melhorar cada vez mais, de prosperar sobremaneira, de progredir infinitamente.

Hoje serei melhor que ontem. Ser igual a ontem não é progredir. É desperdiçar um dia de vida, é o mesmo que jogar fora uma parte da minha vida. Progredirei sempre, infinitamente. É assim que deve proceder um verdadeiro filho de Deus.

Obrigado, Deus, por eu haver conscientizado esta verdade.

Quarta-feira

Sou filho de Deus! Sou perfeito e forte. Sou saudável. Sou próspero. Sou feliz.

Cultivo sempre a coragem. Persisto sempre naquilo que inicio. Busco sempre a sabadoria de Deus para me orientar em todos os sentidos da minha vida.

Enfrento com coragem as dificuldades. Sou filho de Deus, herdeiro de suas qualidades. Tenho a coragem e a capacidade de Deus. Por isso, tudo posso.

Tudo que realizarei hoje será perfeito. Tudo que eu fizer será coroado de êxito. Porque eu sou filho de Deus, tudo que faço é sob sua orientação e dá certo.

Sou imensamente grato a Deus por isso.

Quinta-feira

Vejo o mundo com os olhos da alma e percebo o quanto tudo é maravilhoso. O mundo é maravilhoso, as pessoas são maravilhosas. E eu sinto-me imensamente feliz por estar aqui neste paraíso, gozando as delícias que a vida me oferece.

Acredito no meu ideal. Sei que tenho uma missão a cumprir. E procuro viver da melhor maneira possível para cumprir essa missão que Deus me outorgou.

Deus guia meus passos. Sua luz ilumina o meu caminho. Sua mão me sustenta para que eu não caia. Sua sabedoria me orienta para que eu atinja meus objetivos e realize meus sonhos.

Eu sou filho de Deus. Obrigado, pai, por esta convicção maravilhosa!

Sexta-feira

Eis um novo dia! Mais uma dádiva de Deus para a humanidade. Bom dia, vida! Bom dia, amor! Bom dia, felicidade!

Hoje é o dia de Deus. De Deus para o seu filho bem amado que sou. Hoje é o meu melhor dia. Dia das maiores realizações. Dia da graça. Dia da bênção. Dia da vitória. Escolho para hoje, este dia maravilhoso, o amor, a paz, a beleza, a saúde, o amor, a paz, a segurança, a abundância. E de Deus recebo a confirmação de que assim será.

Dou graças a Deus, meu pai, por este dia sem igual, maravilhoso, esplêndido, glorioso!

Sábado

A lei e a ordem divinas governam a minha vida. Tenho paz. Tenho vida em abundância.

O amor de Deus preenche minha alma. A harmonia divina me envolve. A beleza divina atua em mim.

Recebo de Deus, sempre, boas idéias e as ponho em prática. Sou inspirado e orientado pela sabedoria infinita de Deus. Deus, meu pai, apoia meus propósitos, abença minhas metas e me dá capacidade para realizar meus sonhos. Há sempre um resultado feliz em tudo que faço. Meu trabalho rende, meu empreendimento progride.

Sou bem sucedido, graças a Deus!

Domingo

Foi-me dada por Deus à capacidade da escolha. E eu, sensato, faço a escolha certa. Escolho a saúde, a paz interior, a liberdade de ação, a sobriedade. E, acima de tudo, escolho a vida.

Tenho absoluta certeza de que Deus aprova minha escolha. Tanto é que Ele me dá força para eu prosseguir e cumprir essa minha decisão.

Cada dia renovo minha decisão. Cada vez mais me fortaleço. Cada vez mais se firma a minha convicção. Deus está em mim. Sua força me sustenta. Estou em paz. Estou feliz.

Amo as pessoas e elas me amam. Amo minha família e por ela sou amado. Sou bem recebido em toda parte. Sinto-me realizado. Sinto-me recompensado.

Graças a Deus, descobri que a vida é maravilhosa e que viver vale a pena!

FISIOLOGIA DA TELA ETÉRICA A tela etérica situa-se entre os chacras do corpo astral e do duplo etéreo.

 FISIOLOGIA DA TELA ETÉRICA
A tela etérica situa-se entre os chacras do corpo astral e do duplo etéreo.


Pode ser uma imagem de texto que diz "FISIOLOGIA DA TELA ETÉRICA Pérolas de Ramatis"FISIOLOGIA DA TELA ETÉRICA

A tela etérica situa-se entre os chacras do corpo astral e do duplo etéreo. É uma rede eletromagnética de alta condensação que envolve todo o corpo astral e tem seu centro de ressonância vibratória nas camadas do duplo etéreo mais próximas do corpo físico. Dessa forma, serve como uma barreira vibratória de proteção contra os seres predadores habitantes do umbral inferior.
O maior objetivo dos ritos de magia negativa que utilizam as emanações etéricas do sangue é romper essa proteção natural. Aglutinando grandes quantidades de energias vitais altamente deletérias, mais a força mental dos Espíritos malfeitores, direcionam para o alvo visado, geralmente um órgão físico que em vida passada foi enfermiço, e ficam durante meses ou anos vibrando. É assim que aparecem as doenças incuráveis, que, de uma hora para outra, derrubam a vítima. Sendo bem-sucedidos em seus intentos, rompida a tela etérica, o ser se vê facilmente desdobrado e escravizado em zonas de baixíssima vibração. Potencializam o processo nefasto que desvitaliza a vítima indefesa, imantando-a com Espíritos recém-desencarnados, artificiais, ovoides, aparelhos parasitas e outras engenhosidades que mentes maquiavélicas conseguem idealizar para alargar os “rombos” da tela etérica.

Ramatís – A Missão da Umbanda.

Cozinha Ritualística- Comidas Típicas Ciganas:

 Cozinha Ritualística- Comidas Típicas Ciganas:


Nenhuma descrição de foto disponível.Cozinha Ritualística- Comidas Típicas Ciganas:

1-Arroz da esperança-

●Para restaurar a esperança.

●Ingredientes: duas xícaras de arroz cozido; meia xícara de manteiga derretida; meia xícara de cebola picada; meia xícara de queijo suíço picado; dois ovos batidos; duas xícaras de leite; um maço de espinafre cozido e picado; um maço de brócolis cortado e cozido; uma colher de sal com alho.
●Misturar os ingredientes e assar por uns 20 minutos. Servir com a salada verde de sua preferência.

2- Batatas da felicidade-

●Para quebrar a tristeza.

●Ingredientes: 6 batatas grandes; um quarto de xícara de manteiga; 200 gramas de iogurte; 1 colher de chá de alecrim; 2 colheres de chá de salsinha picada; uma colher de café de sálvia; 1 pitada de sal e uma de pimenta do reino; 1 colher de sopa de manteiga derretida; 1 xícara de salsinha picada para enfeitar.

●Cozinhar as batatas com casca, até ficarem macias. Descascar e fazer um buraco em cada uma delas. Pegar a polpa retirada das batatas e amassar bem, adicionar um quarto de xícara de manteiga e mexer. Juntar o iogurte, o alecrim, a salsinha, a sálvia, o sal e a pimenta, batendo bem, até obter uma mistura cremosa e fofa. Rechear as batatas e pincelar com a manteiga derretida. Colocar numa assadeira de cerâmica e assar em forno quente por 15 minutos. Salpicar a salsa picadinha.

3- FEIJÃO DA BRUXA -

●Protege contra energias malignas.

●Atenção para o significado de cada ingrediente e forma de preparo. ●Ingredientes: Duas xícaras de feijão (grão que germina e nos vitaliza); 1 cebola pequena ralada; 3 folhas de louro (para visões e boa sorte); meia colher (café) de noz-moscada ralada (atrai a prosperidade); pétalas de rosa fresca (para o amor); 4 colheres de azeite de oliva (energia); 1 colher (chá) de gengibre ralado (para proteção); 2 dentes de alho em fatias finas; um pedacinho de canela (estimulante sexual; traz dinheiro e felicidade); sal a gosto; salsinha picada; água mineral para cozinhar. ●Lavar o feijão e colocá-lo para cozinhar na água com o sal, de preferência num caldeirão de ferro. Reservar. Numa frigideira, juntar o óleo, o alho a cebola e os demais ingredientes e dar uma leve fritada, mexendo com cuidado e utilizando uma colher de pau. Despejar esses ingredientes no feijão e mexer em sentido horário, pedindo a Deus que te dê aquilo que julgas precisar.

4- Bolo de Especiarias―

●Preparar com o pensamento voltado para Deus, pedindo prosperidade. Usar uma colher de pau para mexer.
● Massa: Um leite condensado; meia xícara (chá) de mel; 1 colher (sopa) de café solúvel; 2 ovos inteiros; 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 1 pitada de sal; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 colher (chá) de canela em pó; meia colher (chá) de cravo em pó; meia colher (chá) de noz-moscada em pó; meia xícara (chá) de amêndoas; meia xícara de uva passa branca; meia xícara de ameixa picada;
●Glacê: 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro, 2 claras em neve, 1 colher (sopa) de limão
●Preparo: Levar o leite condensado, o mel e o café solúvel ao fogo brando e misturar por uns 5 minutos. Retirar do fogo e mexer até amornar. Bater os ovos e acrescentar à mistura, sempre batendo. Aos poucos, colocar a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o sal, a canela e a noz-moscada, misturando até formar uma massa homogênea. Acrescentar as amêndoas, as passas e as ameixas, mexendo devagar com uma colher de pau e pedindo prosperidade. Colocar em assadeira untada e levar ao forno médio. Depois de assado e ainda quente, enfeitar com o glacê.

5-Armianca:

Salada de alface e tomate em rodelas, champignon, queijo de cabra, cenoura, beterraba em pedaços e berinjela frita em tiras. Enfeitar com uvas-passas, raminhos de hortelã e pétalas de flores.6-Assados e Carnes:
●Pernil de carneiro;
●Pernil de leitão;
●Carne de cabrito frita com arroz e brócolis (ou com lentilha ou nozes); ●Roletes de carne bovina ou de frango com pedaços de cebola, tomate e de pimentão verde e amarelo;
●Costela defumada bovina ou suína e bacon, ao molho vermelho de tomate e pimentão, com batatas pequenas cozidas na casca e páprica doce;
●Charutos (rolinhos) feitos em folha de repolho e recheados com lombo ou carne bovina moída, azeitonas, bacon e molho dourado. Também podem ser feitos em folha de uva e recheados com bacalhau.

7-Queijo de cabra cru ou frito.

8- Ponche de Frutas com champanhe e/ou refrigerante. Enfeitar com pétalas de rosas.

9-Torta folhada salgada ou doce.

10-Cozido Manouche: Feito com feijões vermelhos grandes, pedaços de carne e osso de pernil de porco, alho poró em pedaços, salsão com as folhas em pedaços, alhos comuns inteiros, cenouras e batatas cortadas em pedaços grandes, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e arroz branco, que deve ser incorporado na última etapa do cozimento.

11-Cozido de arroz, batata, carne e páprica ardida.

12-Pão de Milho.

13-Pão redondo de Farinha de Trigo.

14-Polenta.

15-Grão de bico com linguiça.

16-Pirão de Milho.

17-Arroz com lentilhas, carne seca desfiada e nozes.

18- Pastel cozido, que pode ser doce e recheado com uva; ou salgado e recheado com batata ou queijo de cabra.

19- CHÁ CIGANO― É o chá preto, ou então o mate, com pedaços de frutas e mel. Pode ser servido nas Giras, depois de consagrado. Muito solicitado pelas Entidades Ciganas, como forma de comunhão e para transmitir boas energias. Cada fruta tem um significado e uma função magística:

Maçã = felicidade;

Uva fresca = prosperidade;

Uva passa ou ameixa = progresso;

Morango = amor;

Damasco = sensualidade;

Pêssego = equilíbrio pessoal;

Limão = energia positiva e purificação da alma.

●Preparo: Ferver água e despejar sobre o chá, abafando até que fique morno. Cortar as frutas em pedacinhos, macerar bem e misturar ao chá. Coar e servir.