O Simbolo Triangulo e Cruz Segundo a Umbanda Cristica
Existe no plano espiritual, uma congregação denominada: “Fraternidade do Triângulo e da Cruz”. Um de seus dirigentes, Ramatis, é um dos venerandos colaboradores da Umbanda.
Na dimensão espiritual, Ramatís exerce uma forte atuação junto à Fraternidade da Cruz e do Triângulo e se empenha em divulgar os ensinamentos de Jesus Cristo. Paralelamente, ensina a atuar segundo a antiga tradição espiritualista do Oriente, estabelecendo assim um intercâmbio entre as correntes espiritualistas do Ocidente e do Oriente.
Segundo relatos de vários espiritualistas, no final do século XIX, no Oriente, houve uma fusão entre duas importantes Fraternidades. Tratava-se da Fraternidade da Cruz, que divulga os ensinamentos de Jesus, e a Fraternidade do Triângulo, ligada à tradição espiritual oriental.
Após essa união, as duas Fraternidades – consideradas Fraternidades Brancas – consolidaram uma série de práticas e trabalhos espirituais que resultaram na formação da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Seus membros usam vestes brancas com cintos e emblemas de tonalidade azul clara esverdeada.
Sobre o peito, trazem suspensa uma corrente com um triângulo luminoso, no qual se encontra uma cruz, símbolo que exalta a obra de Jesus e da mística oriental. O que os mentores informam é que todos os discípulos da Fraternidade que se encontram reencarnados naTerra são profundamente devotados às duas correntes espiritualistas.
Os discípulos dessa ordem cultuam os ensinamentos de Jesus, que foi o elo definitivo entre todos os instrutores terráqueos, assim como a sabedoria e o trabalho espiritual dos grandes Mestres do Oriente. Esse é um dos motivos pelos quais os seguidores de Ramatís na Terra – embora profundamente devotados ao pensamento cristão – também têm profundo respeito pela espiritualidade do Oriente.
Círculo: Símbolo universal do infinito, do universo. Pode representar o Tudo ou o Nada, dependendo da interpretação. Também é conhecido como o “olho fechado de Deus”. Ele pode conter a criação, a fertilidade e a origem da vida. Um símbolo universal de unidade, totalidade, infinito, representando também o poder Feminino. Para as religiões centradas na Terra é um símbolo que representa o Sagrado Feminino, a Mãe Terra e o Espaço Sagrado.
Representa o Universo, o Cosmo, a Totalidade. O círculo representa noções de totalidade, inteireza, perfeição, o Self, o infinito, eternidade, todo movimento cíclico, Deus. “Deus é um círculo cujo centro está em todo lugar e cuja circunferência está em lugar algum” (Hermes Trimegistus).
Triângulo: Simboliza o ternário Divino, ou princípio espiritual, dentro da totalidade. O triângulo é a primeira figura geométrica perceptível e, por isso, tem-se revestido de grande significado simbólico para diversas civilizações. O triângulo equilátero simboliza os ternários, ou tríades divinas, conceito comum às antigas civilizações e à maioria das religiões.
O triângulo equilátero é de natureza neutra, representando o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da divindade, quando tem o seu ápice voltado para cima, simbolizando as qualidades espirituais.Observemos na gravura antiga abaixo, a representação cristã da Santíssima Trindade. Para os cristãos, o triângulo representa as Três Pessoas da Santíssima Trindade – Pai Filho e Espírito Santo.
Entendemos essa Trindade como: Pai: Deus, nosso Criador. Filho: O Cristo Planetário e seu médium Jesus, nosso redentor. Espírito Santo: A presença das Santas Almas Benditas, os Espíritos Santos de Deus na Umbanda, os Espíritos Tutelares, nossos amados Guias e Protetores Espirituais.
Cruz: Formada pela intersecção de dois segmentos retos, um vertical e o outro horizontal, a cruz representa o quaternário espiritual e neutro. Aqui, o Princípio Divino e a Terra estão combinados em harmonia. A cruz representa os 04 elementos primordiais da Natureza: Terra, Ar, Fogo e Água.
É o centro do mundo e por isso o ponto de comunicação entre o Céu e a Terra; é também um eixo cósmico, compartilhando o simbolismo da árvore e a montanha cósmica, etc.
A cruz representa a Árvore da Vida e a Árvore da Nutrição. É também um símbolo do homem universal, arquetípico, capaz de harmoniosas e infinitas expansões tanto no plano vertical quanto no horizontal; a linha vertical é celestial, espiritual e intelectual, positiva, ativa e masculina enquanto a horizontal é o mundano, racional, passivo, e negativo e feminino culminando na cruz inteira que forma o andrógino primordial.
Em termos cristãos, é a salvação através do sacrifício de Jesus; redenção; expiação, renovação, perdão e fé. A cruz também representa a aceitação da morte ou sofrimento e sacrifício. Ela é mais do que uma figura de Jesus, ela se identifica com sua história humana, com a sua pessoa.
Apontando para os quatro pontos cardeais, a cruz é a base de todos os símbolos de orientação, nos diversos níveis de existência do homem.A cruz é o mais totalizante dos símbolos. A cruz é, então, o símbolo da glória eterna, da glória conquistada pelo sacrifício e culminando em uma felicidade extática.
A cruz, representativa da nossa escalada espiritual, aonde vamos evoluindo e nos transformando, vencendo nossas imperfeições, para atingirmos nossa Espiritualidade Maior.
Sintetizando o símbolo do Triângulo e da Cruz para a Umbanda Crística:
O homem espiritual conquistando sua evolução. A cruz representa a caridade desmedida que simboliza a maior expressão de amor.
A presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, desenvolvendo sua espiritualidade (mediunidade) através de, e com os Guias e Protetores Espirituais, os Espíritos Santos de Deus, pautados nos ensinamentos crísticos, principalmente no Evangelho Redentor, portanto, sendo Um como Pai.
Encerrando tudo na totalidade de Deus, nosso Criador.
Juntando tudo isso, forma-se o símbolo da Umbanda.
Por: aumbandasagrada.wordpress