MEDUSA – COMO TUDO COMEÇOU
.
Antes de entrarmos na história da Medusa, precisamos começar do início.
MEDUSA – COMO TUDO COMEÇOU
.Antes de entrarmos na história da Medusa, precisamos começar do início.
.
Tudo começa com Andrômeda e seus pais. Sua mãe comete o erro de dizer que sua filha era a mais bela de todas as 50 Nereidas (eram seres femininos, que habitavam as águas do mar Egeu, filhas de Nereu – deus das ondas do mar e Dóris – divindade aquática). As outras Nereidas não gostando disso, vão se queixar com Poseidon, e o deus extremamente irado, convoca Ceto (para os gregos eram as baleias), o grande monstro do mar (Não confundam com o monstro Kraken, pois ele não é da mitologia grega). Condenados pela blasfema, rei Cefeu, rei da Etiópia, decide realizar um sorteio para quem seria sacrificada para Ceto. E adivinha quem foi escolhida? Se pensou em Andrômeda, você está correto(a).
.
Presa e pronta para ser sacrificada surge a figura do nosso herói, Perseu, que apaixonado por nossa princesa, pede ao rei a mão de sua filha em casamento. Porém o rei só iria lhe conceder o pedido, se Perseu conseguisse matar o grande monstro do mar.
.
Perseu empenhado em destruir o monstro, vai em busca da ajuda de Hermes, Athena e Hefestos. Cada um desses deuses lhe concede um item mágico para ajudar na batalha contra a Medusa.MEDUSA – SUA HISTÓRIA
.
Do grego, Medusa significa "guardiã" ou "protetora".
.
Medusa era uma das três Górgonas. As Górgonas são os grandes monstros primordiais e elas eram imortais, porém a Medusa não era uma das Górgonas originais. Em alguns mitos ela foi uma sacerdotisa do templo de Athena e que tinha um cabelo belíssimo. Uma das versoes sobre a Medusa foi postado a um tempo atras( quem quiser conferir, faça a busca )
.
A Medusa também comete o erro em dizer que era a mais bela que todas as deusas, com isso, Athena transforma seu cabelo em serpentes e seu rosto num horrível semblante capaz de transformar em pedra todos que encontram seus olhos e faz com que ela se junte as Górgonas.
.
REFLEXÃO
.
A Medusa vai representar o medo que as pessoas tem do conhecimento. Quantos vezes já nos encontramos em situações e que nos interessamos em estudar algo, porém quando nos deparamos com a quantidade de complexidades que envolvem o assunto, nos assustamos e decidimos parar e voltar ao nosso estado de conforto?
.
Então, conhecimento ASSUSTA, pois quanto mais você aprende, mais você descobre que você não sabe tudo, e mais você quer aprender, e mais você descobre que não entende, e mais perguntas surgem. Sendo assim, conhecimento é uma coisa gigantesca e cada resposta que você consegue, você abre porta para mais dez perguntas.
.
Para aqueles que estão em busca de conhecimento, a jornada e fabulosa, é o que movimenta a humanidade, mas infelizmente para aqueles que não querem ingressar na jornada, o conhecimento acaba assustando, fazendo que se fechem para novas descobertas, se tornando PEDRAS, que simbolicamente vai representar a ignorância. Por isso que nunca iremos encontrar um ACHADOR, e sim um BUSCADOR, porque a perfeição está sempre um passo a frente.MEDUSA – PERSEU E A BATALHA FINAL
.
Perseu empenhado em derrotar a medusa e casar com Andrômeda, se arma com os itens que Hermes, Athena e Hefestos lhe concederam, e vai ao encontro da Medusa para derrota-la. Durante a batalha, Perseu usando o escudo de Athena, reflete o próprio poder da Medusa contra ela mesma, conseguindo assim cortar sua cabeça.
.
CURIOSIDADE
.
Quando o herói Perseu derrotou Medusa cortando-lhe a cabeça, uma gota do sangue dela caiu em contato com a água e ouviu-se um grande trovão. Surgiu, então um belo cavalo branco com asas. Nasce então Pégaso, filho do amor impossível de Poseidon e Medusa.
.
Continuando...
.
Perseu monta em Pégaso e voa em direção até o olho da besta e mostra a cabeça da Medusa, fazendo com que o ele fique petrificado, mantando de vez o monstro.
.
Completando o desafio, Perseu tem o direito de casar com Andrômeda.
.
.
REFLEXÃO
.
Quantos contos de fadas já vimos algo parecido? A princesa está sempre aprisionada em um castelo, masmorra ou muralha, sendo protegida por um grande monstro.
.
Esses lugares de aprisionamento irão representar SIMBOLICAMENTE o elemento terra (as coisas materiais, os problemas do mundo real) e o monstro, nossa IGNORÂNCIA. A princesa vai representar a pureza da alma, a nossa vontade de aprender e o príncipe ou cavaleiro, vai representar nosso EU SUPERIOR que vai passar por todos os obstáculos até que ele consiga superar todos os desafios e salvar a princesa, fazendo o que dizemos na alquimia “O Casamento Alquímico.”
.
Perceba que a essa essência da jornada ela não morre nunca e ela estará sempre presente em todos os tipos de cultura, porque esses grandes arquétipos estão presentes, não com agentes externos, mas com agentes internos dentro nós mesmos.