O ARQUÉTIPO DO GUERREIRO EM OGUM
Onde não existe caminho, Ogum abre. Com sua espada, ele elimina qualquer obstáculo. Não importa quantas portas fechadas você já recebeu, quem possui a bênção deste Orixá vence qualquer demanda. Ogum é aquele que nos acompanha nas batalhas da vida.
Ele nos ensina a sermos guerreiros. Não nos referimos ao soldado que luta uma guerra que não é dele, e sim a todo indivíduo que se dispõe a enfrentar suas próprias limitações, internas e externas. Somos nós mesmos nossos maiores adversários. É Ogum que disciplina a vontade para que ela seja nossa aliada.
Seu axé nos preenche de ânimo e boa vontade. Ensina-nos a nos esforçarmos com sorriso no rosto. Ainda que árduo sejam nossos dias, não deixamos a melancolia enfraquecer os nossos passos. Com a fé de que ele é maior do que todas as voltas do mundo, em Ogum depositamos a esperança de que nada há de nos faltar.
É nas lutas diárias que o guerreiro se realiza. Ele não teme o sofrimento e nem as dificuldades. Se o caminho fácil lhe fosse uma opção, perderia a si mesmo. Ele encara os dedos apontados e as mãos recolhidas; sua força vem de dentro. Dificilmente alguém mede o tamanho da bagagem que ele carrega. Porém, este interventor no mundo não lamenta da missão recebida.
No interior de nossas emoções, uma intensa batalha é travada. A inconstância de nossa subjetividade atenta o curso de nossos caminhos. Do resultado desta contenda é decidido se será nós a domar nossas sombras, ou se elas nos dominarão. Ogum nos dá força para vencer, ele está presente em todos os nossos desafios.
Por esta razão, sempre peçamos a este maravilhoso Orixá força em nossos dias. A força, porém, não consiste em atropelar o nosso equilíbrio interior em prol da materialidade do mundo. O poder pessoal é fruto da serenidade diante de qualquer circunstância, o qual estamos todos nós aprendendo a conquistá-la. O guerreiro se mantém calmo mesmo em movimento.
É necessário reviver a paixão em nossa vida. Não falo aqui de relacionamentos românticos, mas sim daquele ânimo que eleva nosso dia. São tantos hoje que, infelizmente, sentem-se exaustos nos duros ciclos da realidade. Em Pai Ogum encontramos esta alegria por viver. Ele nos abastece de energia para caminhar. Para isso, é preciso pedir. E pedir bem e com humidade.
A espada de Ogum é direcionada, ela não serve a qualquer um. Seu alvo é fixo. Se você intenciona multiplicar o mal, pouco vale suas preces a ele. Este Orixá aplica a Lei divina. Quem batalha não somente por si, mas todo aquele que cruza seu caminho honra o axé de Ogum. O guerreiro determina sua ações não por desejos fúteis, mas por valores elevados.
Saravá a todos!
Você pode acompanhar nosso conteúdo pelo Instagram também. Siga-nos em @umbandacomsimplicidade