segunda-feira, 28 de março de 2022

A dualidade e os aspectos positivos e negativos dos Orixás

 A dualidade e os aspectos positivos e negativos dos Orixás


Nenhuma descrição de foto disponível.Dualidade: é a propriedade ou caráter do que é duplo, do que é dual, ou que contém em si duas naturezas, duas substâncias ou dois princípios.

A dualidade existe em todos os planos da Criação. Têm-se luz e trevas, vida e morte, frio e calor; um aspecto positivo e um negativo.

E nem sempre positivo quer dizer bom e negativo quer dizer mau, são apenas dois polos distintos da mesma face. E o caso é que essa dualidade é inerente à Criação, ou seja, é da essência e é necessário.

Nem todos compreendem muito bem a dualidade (vide Orixá Exu), mas compreendê-la é o primeiro passo para entender os aspectos negativos de todos os Orixás; e as lendas do Candomblé nos ajuda a entender perfeitamente.

Quando os Orixás foram humanizados nas lendas, foi trazido à tona seus aspectos positivos e negativos. Muitas vezes, ao ler uma lenda, ficamos assustados. Como pode Ogum matar toda uma aldeia? Como pode Oxum ter enganado friamente Obá somente para que Xangô ficasse com raiva dela e voltasse toda a sua atenção a Oxum? Ao ler uma lenda de Orixá, é necessário ter em mente a dualidade que rege a Criação, e perceber que para tudo existe o equilíbrio, e o equilíbrio depende de nós mesmos. Todos temos luz e trevas dentro de nós, mas escolhemos qual das duas deixamos agir.

Os Orixás irradiam até nós, o tempo todo, sua energia divina. O que fazemos dela é outra estória. Afinal, quem são os Orixás?. Percebo, hoje, que a "energia perfeita" do Orixá carrega essa dualidade, mas que de fato, pode sofrer alterações. Quando se reza para os Orixás, peça para que irradiem seus aspectos positivos e neutralizem seus aspectos negativos.

O fator positivo dos Orixás engrandece nossa essência, melhora nossa vibração e evolui. O fator negativo altera nossa vibração e atrai sentimentos negativos, até mesmo eguns, porém nos ajuda a analisar o que precisa ser mudado e com isso evoluir.

Abaixo, alguns aspectos positivos e negativos da personalidade dos filhos de cada Orixá:

Filhos de Oxalá
Aspectos positivos: Criativos, generosos, inteligentes, calmos, suaves, paternais, sábios, justos.
Aspectos negativos: Usam a falsidade como defesa, são muito apressados, sarcásticos, mentirosos, fúteis, hipocondríacos e gostam de intrigas e fofocas. São lentos, meticulosos, reacionários e exclusivistas. Mal-humorados e teimosos.

Filhos de Oxóssi
Aspectos positivos: Provedores, astutos, pacientes, espertos, corajosos, ágeis, belos, determinados, atingem seus objetivos, intuitivos.
Aspectos negativos:Extremamente ciumentos e às vezes inseguros. Egoístas, vaidosos (ao ponto de acharem que são melhores em tudo) e às vezes medrosos. São chegados ao nascisismo, querem sempre chegar primeiro e falar mais alto. Misteriosos, comodistas, feiticeiros e, de certa forma, avarentos, mas gastam muito naquilo que lhes convêm. Dominadores e muito rancorosos.

Filhos de Iansã
Aspectos Positivos: Sinceras, amigas, rápidas, ativas, trabalhadoras, livres, lutadoras, companheiras, diretas, objetivas, francas, sensuais, liberais.
Aspectos Negativos: São vingativos, difíceis de perdoar e se aborrecem facilmente. Chantagistas, mentirosos, gostam de intrigas. Extremamente agitados e confusos. Possessivos, ciumentos e dominadores. Atrás da meiguice se esconde um forte veneno. Podem falar demais e revelar segredos.

Filhos de Ogum
Aspectos positivos: Impetuosos, cautelosos, trabalhadores; são como soldados que vão sempre em frente, arriscando-se para atingir um objetivo, são sinceros e francos e quando são amigos é pra valer; defendem seus amigos com unhas e dentes sem pensar duas vezes.
Aspectos negativos: Vorazes, gananciosos e abusados, os filhos de Ogum não têm misericórdia. Não perdoam falhas, nem as suas próprias. São sábios para enredar e criar polêmicas e intrigas; confusos, muitas vezes. São rudes e extremamente exigentes e seu ponto preferido para o ataque é o coração. Impiedosos e malvados. Ostentam um grande valor de poder e grandeza, mesmo que na verdade não os tenha. Arrogantes, gananciosos e temperamentais.

Filhos de Xangô
Aspectos Positivos: Fortes, corajosos, poderosos, justos, sedutores, ricos, inteligentes, estrategistas.
Aspectos Negativos: Exigentes, são vingativos e não perdoam uma falha. Acham que só eles mesmos são capazes de realizar algo. Impiedosos, tem o prazer de fazer sofrer. Por falar demais não sabem guardar segredos. Se acham os donos da verdade, tornam-se arrogantes e autoritários.

Filhos de Yemanjá
Aspectos positivos: Maternais, amorosas, inteligentes, disponíveis, trabalhadoras, sensitivas, bonitas, corajosas, sutis, elegantes.
Aspectos negativos: Demasiadamente exigentes, quando com raiva, destroem uma pessoa com um simples olhar. Quando ofendidas perdoam, mas jamais esquecem. Cruéis e egoístas, se acham donos da verdade. Dramáticos e fatalistas, se irritam facilmente e sofrem demais por tudo. Muito materialistas.

Filhos de Oxum
Aspectos Positivos: Meigas, doces, inteligentes, sensuais, atraentes, belas, maternais, videntes, intuitivas.
Aspectos Negativos: Chantagistas, choram para ter a piedade dos outros. São dramáticos, matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos e autoritários. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar. Fúteis e consumistas.

Filhos de Nanã
Aspectos positivos: bons ouvintes, defensores da família, amorosos e românticos.
Aspectos negativos: Impacientes, reacionários e muito mal-humorados. São ranzinzas e rabugentos, não aceitam críticas (especialmente dos mais novos) e reclamam de tudo. Rancorosos, remoem problemas antigos durante muito tempo, se não os fazem por toda a vida.

Filhos de Omolu
Aspectos positivos: Sério, honesto, econômico, responsável, curador, solidário, verdadeiro, amigo, corajoso.
Aspectos negativos: Rabugentos, ranzinzas, são do tipo nervosos e ansiosos, vingativos, jamais esquecem uma ofensa. Pessimistas, depressivos, teimosos e mal-humorados. Pensam que só eles sofrem verdadeiramente, nada está bom o suficiente e reclamam de tudo.

Filhos de Exu
Aspectos positivos: Alegres, brincalhões, rápidos, prestativos, sensuais, inteligentes, estrategistas.
Aspectos negativos: Preguiçosos, beberrões, mulherengos, farristas, inconstantes, mentirosos.

Filhos de Ossain
Aspectos Positivos: Poder de cura, raciocínio dedutivo, talento para pesquisa, solidários, inteligentes, misteriosos, constantes.
Aspectos Negativos: Misterioso. Especulativo, escrutinizador, feiticeiro, inclinação para vícios.

Parece terrível, não é? Mas quando nos analisamos friamente percebemos que talvez tenhamos muitos desses defeitos. E não existe problema algum em tê-los! Somos humanos e imperfeitos, mas temos (sim!) a obrigação de melhorar continuamente. E é aí que entra o nosso livre arbítrio e nosso esforço em buscar sempre o equilíbrio interior, buscando as qualidades de todos os pais e mães Orixás.
Entenda a dualidade, entenda os Orixás... Mas principalmente, entenda a si mesmo!