“HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI”
O Universo é abundante em vida. Onde quer que apontemos nossos olhares, ela está presente. Seria uma expressão da ignorância crer que somos os únicos nas imensidões do Espaço. A nossa vida no planeta Terra é apenas mais um episódio da longa caminhada do nosso espírito. E estejam alertas: vivemos tempos de grandes mudanças.
A nossa verdadeira morada é no Espaço. Muitos mundos ainda conheceremos. As preocupações de ordem material são pequeníssimas diante de tudo o que há pela frente. Nossa essência está muito além do que habita este planeta. Lembremos que a encarnação é uma condição provisória, o qual limita todas as nossas faculdades. No momento certo, determinado por Olorum, retornaremos à nossa pátria espiritual.
A materialidade é somente um entre tantos outros planos de existência. Por meio de nossa consciência, é possível percorrermos as muitas dimensões da vida. Para isso, é necessário que nos habilitemos. A experiência corpórea é a primeira lição. Quando aprendermos a dominar nossos interesses egocêntricos, estará aberto para nós os muitos portais para outros mundos.
Ensina a doutrina dos espíritos que o nosso planeta está classificado na categoria de “provas e expiações”. Isto significa que nele está longe do bem prevalecer. A perversidade é comum, duras vivências nos deparamos. Focos de luz existem, mas isolados em meio a conflitos materiais. Há um bom tempo, contudo, somos alertados que uma transição coletiva se opera.
A vida no Universo é rica em originalidade. Ela nunca para de nos surpreender. Tolo é que considere muito saber. Há tantos seres e forças nestes muitos mundos que nem sequer conseguimos imaginar. Mesmo o plano astral onde habitam os espíritos que conhecemos é limitado; ele também é uma expressão material, ainda que sutil.
E na Umbanda, há tantos que trabalham anonimamente sob a forma de um simples preto velho ou caboclo, mas cuja grandiosa luz é originária de outras esferas espaciais. Outros, cujo adiantamento moral os permitiram vivenciar planetas muito mais iluminados e felizes que o nosso, por amor permanecem na Terra para auxiliar todos nós. A realidade de nossa fé é muito maior do que aparenta.
Não pense que está sozinho em momento algum. Os diferentes seres que habitam os muitos planos de existência se ligam a nós por diferentes meios. A prece e o pensamento agem como comunicadores espirituais cujo alcance estende-se a todo Universo. E aqueles que nos cuidam e nos guiam estão sempre a nos acompanhar. Hoje operamos na vida física, porém o futuro nos guarda grandiosas experiências.
E por trás de toda diversidade e multiplicidade da existência, reside a unidade divina. Somos todos filhos do mesmo Ser, que vibra em nossa essência, cujos raios e desdobramentos, que na Umbanda cultuamos na figura dos Orixás, atingem todo o Cosmo. É necessário, entretanto, que enfrentemos os desafios da experiência na carne, tiremos deles suas lições morais, para que nosso espírito torne-se apto a conhecer os muitos mundos.
Saravá a todos!
Você pode acompanhar nosso conteúdo pelo Instagram também. Siga-nos em @umbandacomsimplicidade