terça-feira, 29 de março de 2022

Fundamentos da Quartinha e Como Cuidar

 Fundamentos da Quartinha e Como Cuidar


Nenhuma descrição de foto disponível.Fundamentos da Quartinha e Como Cuidar

A Umbanda tem sua ritualística própria e dentro das suas peculiaridades está o ritual das Quartinhas.

Ao chegar num Terreiro é muito comum avistar na entrada, sobre o piso ou sobre o portal da entrada, uma QUARTINHA, que significa que o espaço é Sagrado e tem a faculdade de mostrar à primeira vista que se trata de um local de ritual religioso.

O termo QUARTINHA se refere a um recipiente de barro, usado para acondicionar líquidos com capacidade de 250 ml a meio litro. É um dos utensílios indispensáveis nos cultos afro-brasileiros, sendo usado na maioria dos assentamentos e na obtenção dos AXÉS.

Antigamente, as quartinhas eram de barro, pois a lou­ça era um artigo raro e caro, ina­cessível às classes menos favorecidas.

Hoje, quando você tem os mesmos utensílios em lou­ça, pode usá-los à vontade. Até porque as quartinhas de barro precisam passar por um envernizamento externo e por um revestimento oleoso in­terno, para que a água ou outra bebida colocada dentro dela não seja absorvida pelo barro e, sob temperaturas elevadas, evapore completamente.

Tanto na Umbanda como no Candomblé as quartinhas são amplamente usadas dentro dos ritos religiosos que compõem os costumes de cada casa. Servem para assentar ou firmar Orixás ou Guias de Trabalho conforme a necessidade da casa ou do médium que realiza o ato religioso.

Quanto a forma de fazer ou que tipo usar cada casa tem um fundamento. Se é firmeza ou assentamento para Orixás ou guias masculinos usamos a quartinha sem asa e para Orixás e guias femininos quartinhas com asas. Porém que se for um assentamento a quartinha deverá sempre ser sem asas, independentemente de as foras serem masculinas ou femininas.

Quanto a cor e montagem da quartinha, cada casa ou pessoa segue o que os Orixás ou Entidades mandam. Podendo usar somente água, ou água com ervas, cachaça, vinho, champagne. Cada entidade passa a forma que quer que seja montada. Porém para assentamento de anjo de guarda é sempre usada somente a água.

A importância da água

É um fator preponderante na Umbanda. A água tem o poder de absorver, acumular ou descarregar qualquer vibração, seja benéfica ou maléfica.

A água poderá concentrar uma vibração positiva ou negativa, dependendo do seu emprego. Ao se rezar para uma pessoa com um copo de água do lado, todo o malefício, toda a vibração negativa dela passará para a água do copo, tornando-a embaciada; caso não haja mal algum, a água fica fluidificada.

A água que se apanha na cachoeira é água batida nas pedras, nas quais vibra, crepita e livra-se de todas as impurezas, assim como a água do mar, batida contra as rochas e as areias da praia, também acontece o mesmo, por isso nunca se apanha água do mar quando o mesmo está sem ondas.

A água da chuva, quando cai é benéfica, pura, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois, atrai as vibrações negativas do local. A importância da água pode ser traduzida numa única palavra: “VIDA”!

As águas utilizadas para descarrego, têm fundamento parecido com a fumaça, sendo que a fumaça carrega as energias consigo similar ao vento, e a água absorve estas energias.

O conteúdo da quartinha deve ser descarregados pelo menos de 7 em 7 dias, pois senão ficarão saturadas e perderão seu poder de absorção. Esta descarga deve ser feita em água corrente (na pia com a torneira aberta, por exemplo) ou conforme o pedido da entidade ou Orixá.

As QUARTINHAS servem de imã espiritual para o médium, tanto o lado bom ou ruim que lhe desejam ou que assimila durante os trabalhos, nas giras ou simplesmente no que acontece diariamente. Todos os fluidos são absorvidos pelas energias constantes da água contida nas QUARTINHAS.

Uma quartinha é algo pessoal e não deve ser manipulado por mais ninguém além do seu dono e só de­ve conter suas vibrações. Deve se cuidar da quartinha como se cuida da própria alma. É como se fosse sua essência e tivesse um pouquinho da essência da sua alma.

Além do mais, caso a quartinha fique nas dependências do Templo que a pessoa freqüenta, várias coi­sas podem influir sobre ela e ele tais como demandas, etc...

Como cuidar da quartinha?

Como a quartinha é o elemento catalisador e transformador das energias recebidas e emanadas pelo médium, ali estão plasmadas todas as forças atuantes na egrégora da casa, de seus guias e principalmente do vinculo que estabelece a sua ligação as correntes divinas de Umbanda.

A quartinha deverá ficar em local neutro de pouco acesso a pessoas estranhas a casa em local de prece. Não colocar nunca quartinha no chão, porém não necessariamente ela tenha de estar acima da cabeça. Pode estar num oratório ou em uma prateleira.

A quartinha deverá ser abastecida semanalmente com água límpida (ou outro líquido que for mandado se for para orixá ou entidade) e manter acesa uma vela de 7 dias. Em caso de impossibilidade ou para evitar riscos de incêndio a vela deverá ser acesa quando forem realizadas as preces ou quando estiver em suas atividades no terreiro.

A quartinha deverá ser limpa ( quinzenalmente ) com bucha vegetal e sabão da costa. Todos os elementos deverão ser lavados, ser soprados e recolocados na quartinha. Em caso de necessidade a água poderá ser utilizada para beber , para misturar com a água do banho de axé ou para usar como emplastro em ferimentos e locais doloridos por ser uma água constantemente energizada, por isso é importante a manutenção da água limpa. A água da quartinha é de uso exclusivo do médium não podendo ser dada de beber ou usar por outra pessoa.