quarta-feira, 30 de março de 2022

24/05 - Dia dos Ciganos

 24/05 - Dia dos Ciganos


Nenhuma descrição de foto disponível.Os Ciganos inicialmente se manifestaram na Umbanda dentro da Linha do Oriente. Mais tarde, vieram como Linha autônoma e com um campo especializado de atuação, que se volta muito para a magia visando à prosperidade, à união das famílias, ao amor, à cura, à quebra de magias negativas, à superação de preconceitos e de traumas e bloqueios emocionais.

Ciganos é exônimo para Roma (singular: Rom) e designa um conjunto de populações nômades que tem em comum a origem indiana e Oriental.

Esta linha na umbanda é muito antiga e carrega uma importância muito elevada, o que se explica por suas próprias razões, elegendo a prioridade de trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas próprias tendência e especialidades.

Ao contrário do que pensa se os ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz, não trabalhando a serviço do mau, claro que dentro do critério de merecimento.

A Linha traz o arquétipo de um povo muito antigo e místico, de alma livre, desapegado e, por isso mesmo, capaz de atrair a prosperidade no campo espiritual e material e de ensiná-la a quem precise. Popularmente, às vezes se pensa que os Ciganos eram apegados a jóias e metais preciosos, mas o que ocorre é que esses valores eram de fácil transporte para eles, que eram nômades, e assim procuravam ter meios de subsistência. O desapego e o senso de liberdade aparecem na sua maneira de viver, que é sustentada em suas crenças, tradições e na valorização da família. Nunca se envolveram em disputas por domínio ou conquistas.

Trabalham preferencialmente na direita e aqueles que trabalham na vibração da esquerda são os Exus Ciganos e as Moças Ciganas, que estão como guardiões.

Por sua própria razão diferenciada, também é diferenciado a forma de culto. Os ciganos usam muito as cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual.

Os Ciganos são grandes conhecedores da magia, alegres, amantes da natureza, muito voltados para a família, serenos e sábios conselheiros. São especialistas em preparar remédios com raízes, folhas, pós e pomadas. São portadores de uma Energia que favorece muito a prosperidade, pois estimula nas pessoas um sentimento de liberdade, de amor e celebração da vida, bem como o desapego, fatores indispensáveis para se atrair a ”boa sorte” e “a fortuna”.

Se possível, o altar deve ser separado do altar geral. Devendo esse altar manter suas imagens, o incenso apropriado, uma taça com água e outra com vinho, mantendo a pedra da cor de preferência do cigano, uma vela branca e outra da cor diferenciada.

Os ciganos são entidades “livres”, portanto, trabalham em todos os “lugares”. Os ciganos não trabalham a serviço de um Orixá específico, essa linha trabalha em paralelo e conjugado com as demais.
Os ciganos trabalham com os quatro elementos da natureza:
O Elemento Terra: com pedras, cada uma com sua finalidade que pode descarregar ou ate mesmo energizar.
O Elemento Água: com copos ou taças de água podem ver se há maldade e enxergam a pureza no coração das pessoas, já que a água serve de espelho.
Os Elementos Ar e Fogo: com o cigarro podem manipular esses dois elementos. O fogo é usado para queimar invejas.
Nem sempre esses elementos são usados de uma só vez, e não precisamos diretamente dos mesmos, pois se pode perfeitamente plasma-los usando o ectoplasma do médium.

Povo muito rico de estórias e lendas. Viveram em sua maioria nos séculos XIV, XV e XVI. São amantes das aventuras, já que não tem destino nem caminho certo.
Tem em Santa Sarah de Kally as orientações necessárias para o bom andamento das missões espirituais. São comemorados no dia 24 de maio, dia de Santa Sarah e tem o cigano Wladmir como um dos grandes chefes de tribo desse povo.

“Eu vi um formoso cigano sentado na beira do rio com seus cabelos negros e olhos cor de anil. Quando eu me aproximava o cigano me chamou. Com seus dados na mão o cigano me falou ‘Seus caminhos estão abertos na saúde, na paz e no amor’. Foi se despedindo e me abençoou. ‘Eu não sou daqui, mas vou levar saudades, eu sou o Cigano Pablo, lá das Três Trindades’”.

Alguns Símbolos Ciganos:
Tudo no mundo Cigano está envolvo em magia. Há muitos símbolos, como estes:
●Roda – É o grande símbolo Cigano. Simboliza o “Sansara”, o ir e vir; o passar por diversos estados; o ciclo nascimento/morte/renascimento. Usado para “o despertar da consciência” e assim promover a evolução e o equilíbrio.
●Estrela de seis pontas- Simboliza proteção. É o símbolo dos grandes Chefes Ciganos. Usado como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecido como Estrela Cigana e Estrela de David. Representa sucesso e evolução interior. Suas seis pontas formam dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está encima e o que está embaixo (princípio de uma das Leis Herméticas).
●Estrela de cinco pontas (pentagrama)- Simboliza evolução, o domínio dos cinco sentidos. Usado para proteção, está associado à intuição, à sorte e ao êxito.
●Ferradura- Simboliza energia e sorte. Os Ciganos a consideram um poderoso talismã. É usada para atrair energia positiva, a boa sorte e a fortuna e para afastar a má sorte. Também representa o esforço e o trabalho.
●Chave- Simboliza as soluções. Usada para atrair boas soluções de problemas. Quando trabalhada no fogo, atrai sucesso e riquezas.
●Lua- Simboliza a magia e os mistérios. Usada geralmente pelas Ciganas para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo, e sempre atentando para as suas fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. A Lua Cheia é o maior símbolo de ligação com o Sagrado, sendo chamada de “madrinha”. As grandes festas Ciganas sempre acontecem em noites de Lua Cheia.
●Coruja- Simboliza "ver a totalidade". É usado para ampliar a percepção com a sabedoria, possibilitando ver a totalidade, o consciente e o inconsciente.
●Âncora- Simboliza segurança. Usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, inclusive financeiro, e para se livrar de perdas materiais.
●Moeda- Simboliza proteção e prosperidade. Usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. É associada ao equilíbrio e à justiça, bem como à riqueza material e espiritual representada nas duas faces da moeda (cara e coroa). Para os Ciganos, cara é o ouro físico; e coroa é o espiritual.
●Punhal- Simboliza força, poder, vitória e superação. Muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os Ciganos usavam o punhal para abrir matas e por isso ele é um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda.
●Taça- Simboliza união e receptividade (qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma). No casamento Cigano, os noivos tomam vinho numa única taça, representando valor e comunhão eterna.
●Trevo- É o símbolo mais tradicional de boa sorte. O trevo de quatro folhas traz felicidade e fortuna; encontrar um é prenúncio de boas notícias.

Saudação: Arriba povo Cigano/ou Opcha = Avante(caminhos).