sexta-feira, 25 de março de 2022

ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CULTO DOS ORIXÁS NA UMBANDA

 ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CULTO DOS ORIXÁS NA UMBANDA


Nenhuma descrição de foto disponível.1) Os Orixás, na Umbanda, são deuses?
Não. A Umbanda é monoteísta, isto é, acredita num único Deus. Os Orixás são desdobramentos deste mesmo Deus.

2) O que são os Orixás, afinal?
Os Orixás são forças cósmicas, irradiações divinas, cujas forças alcançam todo universo. Na Terra, expressam-se através das forças da natureza. Pense em Deus como uma energia única, indiferenciada, ilimitada, pura. Não possui forma. No entanto, à medida em que esta energia se manifesta, ela assume formas únicas e definida. Assim, em Xangô, encontramos a Justiça divina; em Ogum, a Lei; em Oxum, o amor universal; em Exu, o movimento... e assim por diante.
As histórias, símbolos, mitos e "personalidades" atribuídas a cada um destes Orixás são uma maneira de entendermos estas forças.

3) Qual a diferença entre o culto aos Orixás dentro da Umbanda e no Candomblé?
No Candomblé, o culto aos Orixás está no centro de suas atividades. É realizado iniciações, com elementos animais, vegetais, rezas milenares, com o objetivo de preparar o médium para o transe mediúnico. Não há uma incorporação, de fora para dentro, mas uma manifestação da força ancestral presente no Ori (coroa) do praticante. Os orixás não falam, não dão passes, consultas. A comunicação com eles é mediada pelo jogo de búzios. No Candomblé, buscam-se manter as praticas africanas tradicionais.
Na Umbanda, o culto aos Orixás não está no centro, uma vez que a Umbanda possui seu foco no culto aos ancestrais (guias e protetores). Não há uma incorporação dos Orixás, apenas uma irradiação de suas energias, seja de forma direta, seja através de seus falangeiros. Não se exige um ritual de iniciação para que a incorporação seja possível, embora esta atividade faça parte de alguns terreiros. Na Umbanda, a preocupação maior é o atendimento aos consulentes, a caridade, e não a manutenção de tradições africanas.
No entanto, como a Umbanda é muito diversa, podemos encontrar os mais diferentes cultos aos Orixás, alguns muito próximos de como é realizado no Candomblé.

4) O que significa ser filho de um Orixá?
Como vimos, os Orixás são vibrações divinas, energias que se manifestam na Terra através das forças da natureza. Todos os Orixás atuam em nosso interior. No entanto, somos mais próximos de uns do que outros. Isto porque cada pessoa possui seu programa de vida, um certo roteiro de experiências para a encarnação atual, sua missão pessoal. E para bem cumprir esta missão, ele precisa mais de uma energia do que outra.

Orixá significa = “senhor da cabeça”. Por isto, quando alguém diz “sou filho de tal Orixá com tal Orixá”, ele está dizendo que estes Orixás regem sua coroa, que estes Orixás indicam o caminho e a força que ele carrega.


5) O que significa a expressão "Orixá de frente" e "Orixá Adjunto"?
O Orixá de frente é aquele deve guiar o filho de Santo na sua encarnação atual. É com ele que deve aprender e se inspirar em seus movimentos. Ele, de alguma maneira, molda seu comportamento. Quando vemos aqueles textos descrevendo as características do filho de algum Orixá, é principalmente sobre o Orixá de frente que ele está falando.

O Orixá Adjunto vem trazer equilíbrio a esta relação. Sua influência é menos evidente, requer mais autoconhecimento para notá-lo, mas está lá. Forma junto com o Orixá de frente os pais e mães de Cabeça.

6) Como se descobre quais são os seus Orixás?
Este é um assunto bastante controverso. Varia muito de casa para casa, de doutrina para doutrina.
Nos terreiros mais próximos do Candomblé, os Pais se Cabeça são determinados a partir do jogo de Búzios. Em outros, é a entidade chefe da casa que indica. Há terreiros, também, que os Orixás são informados pelo guia de frente do médium. E existem, ainda, tradições que deixam a cargo do filho de santo descobrir por conta própria.
Ao nosso ver, a descoberta dos Orixás de Cabeça é o resultado de um processo de desenvolvimento espiritual. Até mesmo nos seus sonhos você pode descobrir. Ou ao fim de um profundo auto-estudo. Não há necessidade de pressa para isso. Na hora certa, você descobrirá, de uma maneira ou de outra.


7) Quão importante é descobrir, na Umbanda, quais são os seus Orixás?
Não é urgente. Ao contrário, é preciso ter paciência e deixar que esta informação venha no momento correto, quando você estiver pronto. Como vimos anteriormente, o foco da Umbanda não está tanto nos Orixás, mas nas entidades.
Antes de tentar descobrir quem são os Orixás de sua coroa ou mesmo o nome dos guias que te acompanha, procure desenvolver o seu lado espiritual. Isto é, melhorar-se enquanto pessoa, equilibrar suas emoções, harmonizar seus relacionamentos, encontrar o seu caminho. Assim como o que já todos sabemos: pensamento bom, conduta correta, prece constante e caridade quando disponível.

Tudo vai acontecendo gradualmente, no seu ritmo natural. A ansiedade só atrapalha, não só na espiritualidade, mas em tudo na vida.

😎 O que fazer quando descobrir quem são os seus Orixás? O que muda na sua vida?

Uma vez que lhe é revelado os Orixás de frente e adjunto, primeiramente, você poderá se entender melhor. Compreender a energia que carrega, as forças que te acompanham, os valores que deve buscar.
Orixá não é para justificar defeitos; você deve, antes de tudo, honrá-los com sua conduta. Por exemplo, um filho de Ogum precisa mostrar-se forte, determinado, disciplinado. De Xangô, justo, prudente, sábio. De Yemanjá, amoroso, acolhedor, harmonizador, e assim por diante.
Você pode também se voltar mais suas energias, com preces, banhos, firmezas. Mas para isso, deixe que seu Pai/Mãe de Santo te oriente na hora certeza. Ao se aproximar de suas forças, você se fortalecerá espiritualmente.


9) E para quem ainda não sabe quem são seus pais de Cabeça, como proceder?
Todos os Orixás nos abençoam, independente de quem são nossos pais de cabeça. Suas influências são sempre positivas. E você pode pedir as bênçãos de qualquer um deles. Por este motivo, não se preocupe caso ainda tenha a informação do Orixá de frente e adjuntos. Não será prejudicado de nada.
Dos Orixás, o maior deles é Oxalá. Em sua vibração, está contida a energia de todos outros Orixás. Assim, você sempre pode se dirigir a ele caso esteja em dúvida de qual Orixá buscar auxílio.