A Essência dos Temperamentos - Os Quatro Elementos - Como equilibrar quando faltar um elemento
"...certamente hoje é grãos de areia.
Olha para cima, para o céu, durante todo o tempo.Às vezes chove, ela fica cheia e redonda nos seus grãos.
Depois vai secando com o estio e qualquer vento a dispersa..."
Clarice Lispector em Perto do Coração Selvagem
Esse post é essencialmente sobre Natureza, em conhecer como os quatro elementos comungam conosco através dos milênios, da natureza que em nós reverbera!
A história poderia ter enfatizado outros elementos construtivos além de terra, água, fogo e ar, mas foi através do sepultamento dos nossos antigos ancestrais que estes quatro elementos serviam de retorno à condição "elementar" . Numa época onde não havia distinção entre o homem e a Natureza, o homem regressava à ela através dessas quatro formas conforme a tradição de seu povo, fosse do corpo sendo lançado ao mar; do fogo, pela cremação; da terra, no enterro ou ao ar para as aves. Desta forma a Natureza também era respeitada e reverenciada por esta Unidade, afinal seus ancestrais estavam nela, e Ela estava neles!
Empédocles (foi um filósofo e pensador pré-socrático grego e cidadão de Agrigento, na Sicília. É conhecido por ser o criador da teoria cosmogênica dos quatro elementos clássicos que influenciou o pensamento ocidental de uma forma ou de outra, até quase meados do século XVIII) antecedeu o estudo dos quatro elementos, mas foi Hipócrates, o pai da medicina, quem designou os temperamentos humanos (com base nos humores/líquidos corporais), em :
* Sanguíneos (ar), Coléricos (fogo), Melancólicos (terra) e Fleumáticos (água).
Jung deu uma definição mais poética: Pensamento (ar), Intuição (fogo), Sensação (terra) e Sentimento (água).
Keleman, Kagan e Cloninger também usaram a base dos 4 elementos para definir teorias do temperamento e da personalidade.
Temperamento é a definição de características inatas, nascemos e morremos com um temperamento dominante (possuímos os quatro, mas há tendência a um dominante e a um pré-dominante). Como identidade mais premissa, é o temperamento que determina sentidos, emoções e pré-disposições. Determina a forma com a qual temos facilidade em aprender, de agir/reagir, das facilidades (lado luminoso) e dificuldades (lado sombrio).
Já a personalidade (=persona/máscara) se forma com o meio educacional, familiar, psicológico e social - levando-se em conta os medos, rejeições e inseguranças - e trata-se de um processo gradativo.
Como visto, temperamento é diferente de personalidade, mas está contido nesta e a influencia.
Fala-se muito em conhecer o temperamento e muitos métodos avaliatórios o utilizam, mas responder a questionários irá apontar mais precisamente a personalidade que estará suscetível a mudanças, e não o temperamento que é a essência.
Como conhecer o temperamento:
A maneira mais clássica e enfática é através do mapa astrológico natal. Se você nunca fez, mas souber hora e local de nascimento, existem vários site que montam seu mapa astra, ou procure alguém que saiba fazer e monte o seu.
Existem várias maneiras de cálculos para conhecer o elemento dominante (terra=melancólico, água=fleumático, ar=sanguíneo e fogo=colérico), e é difícil saber qual a forma mais exata, pois a maioria dobra ou triplica as atribuições que julga mais importante no mapa - como lua, sol, ascendente, mercúrio - cada sistema faz de uma maneira a qual determina a escola astrológica.
Tem vários cálculos mas o melhor é o mais simples e ao qual também é feito no mapa, basta classificar o elemento correspondente atribuindo um ponto para cada signo nos 10 planetas + ascendente e MC (meio do céu): fogo (áries, sagitário e leão), terra (capricórnio, touro e virgem), água (peixes, câncer e escorpião) e ar (gêmeos, libra e aquário), doze ao total - 3 pontos em um elemento é equilíbrio, 0,1 ou 2 pontos é carência do elemento, 4 e acima traduz excesso, bem como o elemento dominante. Pode haver empate e no caso os 2 são fortes, o signo solar também influencia bastante, e na dúvida consulte um bom astrólogo para verificar também outros fatores do mapa e "desempatar".
Mudanças Físicas
"O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima."
(Leis Herméticas - 'da correspondência')
Quando alteramos nossas formas físicas, altera-se também a persona..., mudar uma característica física reflete na personalidade e em novos hábitos, que podem ser condizentes a uma necessidade social. Existe associação das etnias, dos aspectos faciais e tipos físicos aos temperamentos, que seriam tipos puros, mas que mais vemos traduzidos em personalidades, ou seja, você pode ser (temperamento) fleumático, mas estar (personalidade) colérico... Para exemplificar, não espere a supra paciência monástica em alguém com barriga tanquinho... será paciente, mas também imbuído de energia, ação, diferente de um 'puro' fleumático (estereótipo: lento, bonachão).
Da mesma forma, alterar nosso interior, seja por bons princípios, por conscientização, religiosidade ou presença de elementos inspiradores, altera hábitos, formas físicas, fisionomia, e isto não é difícil comprovar! Pois a frequência do corpo anímico ressoa no corpo físico e vice-versa.
Uma mudança externa pode ser sim propícia a uma mudança interna, mas como nada é ao acaso, o melhor é avaliá-la antes, se possível com a ajuda de um profissional.
Os 4 temperamentos:
Ar/Sanguíneos: (inconstantes/"desencanados"/encantadores) - bem humorados, alegres, criativos, joviais, compreensivos e bons comunicadores (escrita e/ou falada) porém tem dificuldades em terminar o que começam, a mente "saltita" e perdem rapidamente o interesse, são volúveis, indisciplinados; podem realizar tudo no pensamento, que é para eles tão real quanto no mundo físico e assim deixam de concretizar no plano material, faltando-lhes vontade; olfativos e com boa memória visual; são estimulados pela cultura e intelectualidade; gostam de mudanças, mudam os móveis, o corte de cabelo, de cidade, enjoam da rotina; impulsivos, medrosos, barulhentos e podem endividarem-se quando não há controle; representa também o equilíbrio; frios, dispersivos, "desencanados" não procuram por coisas tristes, nem fixam-se em detalhes e coisas repetidas e demoradas. Humor: tranquilo
Fogo/Coléricos: (enérgicos/voluntariosos/comandantes) - intuitivos, místicos; decididos, corajosos, perseverantes; aventureiros, viajantes; tem muitas iniciativas e enfrentam os desafios, há capacidade de terminar o que começam, mas nem sempre o fazem; apaixonados pelos seus ideais e pelas possibilidades da vida; quando irados "queimam" por dentro ou explodem; impacientes, ansiosos, inquietos; empreendedores, autoritários, líderes; entusiastas, divertidos, otimistas; vaidosos de seus talentos; gostam de procurar detalhes das coisas, mas podem "encanar", como se buscassem mais motivos de discórdia que de entendimento, seja com os outros ou com eles mesmos; ativos, gostam de caminhadas, esportes, danças, movimento; pode haver insensibilidade, domínio, sadismo, sede de poder, de status, teimosia. Humor: explosivo.
Terra/Melancólicos: (profundos/artistas/sábios) - habilidosos, perfeccionistas, sensíveis, analíticos, leais; tudo tem profundidade e intensidade, dramáticos (ou cômicos) por natureza, precisam focar esse potencial em forma de arte, por isto realizam-se como artistas dos mais variados gêneros (atores, poetas, músicos, bailarinos, etc) ou tornam-se magos, religiosos, intelectuais, psicólogos, médicos, pois também são cuidadores, protetores - podem escolher, consciente ou não, uma vida de sacrifícios e realizarem-se nesta vocação; o ânimo pode ser variável, mas a tendência é a densidade, certa melancolia que pode se traduzir em beleza e em fonte inspiradora para as artes já citadas; são sensoriais, o toque lhes faz bem; o corpo é um conflito; boa resistência física; pode haver preguiça, hipocondria, solidão, ambição, complexo de perseguição, culpa, tendência à depressão e exagerada preocupação com a segurança e estabilidade material. Humor: ponderado.
Água/Fleumáticos : (pacientes/sensíveis/ mestres) são calmos, eficientes, metódicos, conservadores, sensíveis, sentimentais, ritualísticos, zens; apreciadores dos prazeres, afetos, romances; gostam de repetição, rotina; tem necessidade de emoções intensas, fantasiam, são lúdicos; nas relações amorosas às vezes desconhecem limites, "mergulham" e podem "inundar" o outro; são "mediúnicos", captam a vibração alheia e dos lugares, realizam curas espontâneas, entendem o outro com facilidade; anseiam por aprovação e afeto e asseguram sua auto-estima pelo valor que o outro lhe atribui; magoam-se facilmente, os sentimentos podem fluir sem ordem; são vagarosos, contemplativos, pacientes; diplomáticos, bons chefes; podem ser tímidos, acomodados, emotivos demais, apegados; dóceis, carinhosos; como bons ouvintes e conselheiros com sensibilidade, podem se tornar professores, psicólogos, mestres; no lado sombrio podem ser fanáticos, ambiciosos, fúteis, com baixa auto-estima e muito preocupados com a estabilidade emocional. Humor: oscilante.
Acima foi tentado fugir dos estereótipos, foi apontado o que mais marca cada temperamento como essência.
É preciso levar em consideração a pontuação dos outros elementos, que pode intensificar, equilibrar, neutralizar ou mesmo parecer conflitante.
De maneira geral, elementos terra e água são yin (introvertidos) em relação a ar e fogo que são yang (extrovertidos), e segundo Jung a relação introversão/extroversão existe em todos os 4 tipos, por ex.: temperamentos extrovertidos (busca, relevância para o mundo externo/ativos) ou introvertidos (relevância, busca ao mundo interno/observadores), podendo ainda ser tímido ou desenvolto dentro da relação introversão/extroversão.
Quanto aos defeitos, nem tudo o que parece é! Imagine uma régua, onde se tem uma única energia:
O Fleumático é tão moroso quanto é paciente; o Sanguíneo tão inconstante quanto "desencanado"; o Melancólico tão denso quanto comprometido; o Colérico tão impaciente quanto ousado, independente. Percebe que as 'aparentes' oposições em cada um revelam aspectos de uma única vibração? Já no lado mais sombrio, quando um colérico ao invés de guerreiro se torna um mercenário, por ex., é como que o verso da mesma régua, é sombra do que É. E não é desculpa para um comportamento sombrio... ao oposto disso revela que quando a expressão do temperamento não é luz (lúcida), o que se vê é sua sombra (constituída de medos, traumas e identificações, por ex.).
Não brigue com a sombra (ilusória), integra-a e intensifique a luz! Busque, por exemplo, o autoconhecimento do seu temperamento em sua energia mais favorável. E naquelas pessoas em que você só enxerga os defeitos, mude o seu modo de vê-los! É uma forma também de ajudar a si e ao próximo, uma vez que as mentes se comunicam. Maior a luz-cidez, menos trevas.
Elementos - Quando faltam...
* a falta de fogo, pode torná-lo apático, sem energia, sente muito frio, não se arrisca, falta coragem;
* a falta de água traz insensibilidade à nível emocional para compreender o outro e a si mesmo, dificuldade em expressar sentimentos;
* a falta de terra, dificuldade em lidar com o lado prático e material, em manter reservas financeiras, estruturar-se, falta resistência e perde contato com a realidade facilmente;
* a falta de ar, problemas na comunicação, em discernir, sem interesse por novidades e informações, dificuldade em criar.
O elemento em falta (0) ou carente (1 ou 2 pontos) mostra o que está "naturalmente adormecido", com menor contato do que representam. E significa basicamente duas coisas: Primeiro que é um caminho ao qual você não precisa empenhar-se em ser, quem tem pouca terra não precisa se esforçar em ser a Madre Teresa de Calcutá, por exemplo! Se temos pouco ou muito de um elemento, é naturalmente providencial para aquilo que viemos desempenhar e das interações que faremos ao longo da vida. Segundo, que a vibração do que nos falta pode ser acrescentado em nossa vida - facilitando na harmonia material, emocional e na saúde... isto é equilíbrio, temperança! Aliás esta complementação do que nos falta é basicamente natural em nossa procura e gostos, quando estamos em equilíbrio (quando em desequilíbrio podemos estar dando mais conotação à nossa persona, tendo preferência à gostos sem consonância com o "nosso" real e sim com o ilusório).
Vibrações Favoráveis
Os meios vibracionais como músicas, cristais, florais, cores, músicas, contato com os próprios elementos (água: beber água, tomar banhos de mar; terra: tocar na terra, andar descalço; fogo: acender velas/lamparinas, cozinhar; ar: abrir espaços para permitir a circulação do ar, cantar, respirar conscientemente), alimentação (como equilíbrio, os sanguíneos precisam de raízes como cenoura, batatas, gengibre | coléricos devem evitar alimentos estimulantes como carnes, apimentados, cafeína e beber muitos líquidos e chás calmantes | frutas doces e cítricas são boas para os melancólicos | fleumáticos devem evitar o que cresce abaixo do solo (apego) e ingerir alimentos que aumentem o metabolismo como chá verde, mate, óleos de coco, pimentas), e os óleos essenciais, ajudam a lidar com o excesso e carência dos elementos.
Pessoa de caráter não, temperada sim!
A Temperança
Estava procurando sobre o significado da palavra caráter, li duas definições significativas, mas quando li Osho que disse que: "uma pessoa de alma não tem caráter, porque uma pessoa é uma abertura"... Pensei: verdade!
Caráter como entendemos da forma mais popular, é isso: um condicionamento.
Os tempos passados eram de homens de "caráter", condicionados, rígidos, a palavra era um valor perpétuo, mesmo que suas almas por eles fossem traídas. Mas não somos robôs, somos seres em crescimento, mudança, então "uma pessoa de alma não tem caráter...", e essa cobrança nos dias de hoje fica cada vez mais sem sentido - que bom! Precisamos honrar nosso dia de hoje, nossas decisões imediatas que serão alinhadas naturalmente aos propósitos do nosso eu legítimo, se nele estivermos vivendo.
Portanto, não procuremos por caráter e sim por pessoas sendo "temperadas" !
Os Elementos - Faltas e Excessos
** O ELEMENTO ÁGUA
.
É a reação intuitiva, emocional e é muito importante em termos de interação entre duas pessoas no nível emocional.
A água limpa e flui; quando ela está equilibrada o indivíduo pode relacionar-se emocionalmente com os outros e ter uma empatia apropriada, sem tornar-se demasiadamente subjetivo. A pessoa estabelece igualmente um contato com suas faculdades intuitivas, podendo manifestar habilidades criativas. A água amacia e torna o corpo harmonioso, dando-lhe suavidade e ternura. Fisiologicamente, a água rege o sistema linfático e todos os fluidos do corpo, tais como o sangue e várias secreções.
- O EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO ÁGUA
Extremamente sensível, carente, absorvente, emoções à flor da pele, mágoas e indolência, mundo da fantasia, não vê a realidade. Cheio(a) de medo e apreensões, mas vida interior rica. Inseguro(a) e sensacionalista; exagera proporções e cultiva tempestades emocionais. Freqüentemente você pode apresentar acentuada capacidade imaginativa e uma sintonia natural com as realidades espirituais e ocultas.
Tendências
O excesso de água no horóscopo pode tornar a pessoa obesa, sonolenta, auto-indulgente, sonhadora e preocupada com a segurança. Isso poderá manifestar-se em condições físicas como o acúmulo de muco, resfriados e congestões linfáticas. O indivíduo tenderá a reagir de modo irracional, subjetivo, intuitivo, pouco realista, podendo mostrar “pieguice”.
Para Equilibrar o Excesso de Água
Para equilibrar o excesso de água, deve ingerir primordialmente refeições cozidas e alguns alimentos condimentados;
Beba chás diuréticos de ervas, como os de dente-de-leão, urtiga e alfafa;
Cristais como o Quartzo rosado, a Kunzita, a Turmalina rosada e a Aventurina verde são suavizantes e curativos para as emoções, com a Ametista, a Fluorita e a Sugilita trabalhando com as emoções num plano mais elevado.
Tente remédios florais como Honey-suckle, o Red-Chestnut, Chamomile, o Clematis e o PinkMonkeyflower, para a sensibilidade emocional e a proteção psíquica (use com acompanhamento do seu terapeuta).
Na medicina Chinesa, o elemento terra do estômago e baço controla a água e, assim, esses órgãos poderão ser trabalhados através da acupuntura ou da acupressão.
- A FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO ÁGUA
A carência do elemento Água pode indicar extensa variedade de problemas psicológicos, emocionais ou físicos.
Tendências
Falta de sensibilidade que pode dificultar seus relacionamentos pois, tende a desprezar os sentimentos dos outros. Pouca simpatia e compaixão faz com que você não confie em si mesmo e negue a si próprio(a) sentimentos não deixando vir a dor e o sofrimento, daí tender a ter problemas psico/emocionais. Insensível, desconfia de intuições. São incapazes de demonstrar seus sentimentos ou de expressar sua empatia; nos seus corpos falta a suavidade, e freqüentemente sofrem de sede e desidratação. Deve relaxar e deixar vir a dor, senão um dia explode.
Para Equilibrar a Falta de Água
Para compensar essa falta, deve-se beber mais líquidos como sucos vegetais e chás de ervas;
Viver perto da água ou possuir um aquário, ou, se não é possível ter um aquário, poderia ter uma tigela de água (poderia fazer flutuar uma flor dentro dela) e mudar a água cada três dias porque a Lua muda de signo a cada dois dias e meio a três, e a Lua rege a água.
Usar as cores azul e verde ou tê-las em sua decoração.
Tomar aulas de arte, como um meio de expressar o lado instintivo e criativo da natureza; Usar pérolas e pedras preciosas como a Turmalina e a Opala para inspirar a criatividade, bem como o Quartzo esfumaçado e a Obsidiana preta para libertar emoções antigas.
Usar remédios florais, como Holly, Sticky Monkeyflower, Fuchsia, Garlic e Black-eye Susan, para libertar e expressar as emoções (use com acompanhamento do seu terapeuta).
Na medicina Chinesa, o ar estimula a água; isso é feito por meio do trabalho com os meridianos dos pulmões e do intestino grosso.
MÚSICAS
Handel - Música Aquática
Pavarotti - Verismo Árias, Minha história, Bravo Pavarotti
Chopin - Noturnos
J. Strauss - Danúbio Azul
Tchaikovsky - Apenas um coração solitário, Sinfonia n.º 6 (Patética), Abertura (de Romeu e Julieta), Addinsell, Concerto de Varsóvia, Tema de Amor (de Exodus)
Nat King Cole - Stardust, When the world is young
** O ELEMENTO FOGO
. .
Quando o elemento fogo está em equilíbrio as pessoas se mostram com auto-envolvimento, entusiasmo, são intuitivas, alegres, expontâneas, esperançosas, dinâmicas e criativas; temos boa energia física e vitalidade, auto-confiança, otimismo, coragem, inspiração, calor e afeição.
O elemento Fogo rege o calor do corpo e a digestão; está também relacionado com a purificação, pois a transpiração permite ao corpo livrar-se das toxinas.
Daí as pessoas de fogo necessitarem de bastante atividade. Devem estar em bastante contato com o sol para restaurar energias no verão e evitarem problemas no inverno.
.
- O EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO FOGO
.
A tendência é deixar demais ativo e inquieto, tendendo a ter problemas no trato com as outras pessoas. Trás a tendência a inquietações, egoísmo, crueldade, agressividade e ao uso do álcool, drogas. Difícil controlar os desejos. Pode leva-lo à auto-valorização, vaidade e amor à pompa e grandeza.
Tendências
Fisiologicamente pode causar azia, problemas de fígado como hepatite, problemas estomacais como úlceras (excesso de bílis), problemas da vesícula biliar, inflamações, erupções da pele, febres e excesso de transpiração.
Para Equilibrar o Excesso de Fogo
Tente alimentos refrescantes, nadar e se banhar. Usar cores frias, como azul e verde.
Os remédios florais como Impatiens, para os facilmente irritáveis, ou a Chamomile, para acalmar estados altamente emocionais (com acompanhamento do terapeuta).
A medicina Chinesa trabalha com os rins, que são órgãos da água, para equilibrar o excesso de Fogo.
.
- A FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO FOGO
.
Indica falta de energia, pessimismo, medo de competições ou ameaças, você pode tender a não enfrentar obstáculos. Pode admirar ou se ressentir das pessoas que têm capacidade de luta e iniciativa e que conseguem seus objetivos. Não terá tanta auto-confiança quanto deveria e tenderá a fazer comparações entre o que estiver fazendo e o que outras pessoas estiverem, na mesma área. Isso pode ocorrer em relações interpessoais.
Tendências
Pode causar má circulação e extremidades frias, um corpo rijo, músculos fracos, pouca vitalidade, indigestão, desespero, falta de coragem e falta de confiança.
Para Equilibrar a Falta de Fogo
Quando essa energia estiver ativada, ou seja, quando o desânimo acontecer, você deve usar a cor vermelha, tomar um banho de sal grosso que ajudam a reativar a energia.
Os exercícios físicos ou aeróbicos fortalecem o coração e o sistema circulatório. As atividades como marchas prolongadas e o alpinismo vão lhe conferir força aumentando a auto-confiança e a coragem estimulando a energia ígnea.
Acrescente aos seus alimentos condimentos picantes, tais como pimenta malagueta, canela; faça chás de gengibre e de hortelã-pimenta, que estimulam a digestão;
Use roupas de cor vermelhas, laranja, amarelo-alaranjado (ou ter essas cores em sua decoração). Seria bom ter uma lareira de lenha, ou acender velas, ou ter qualquer coisa ao seu redor que se relacione com fogo.
Tente remédios florais como Indian-paintbrush e o Scarlet Monkeyflower (com acompanhamento do terapeuta)
Use aromas como a pimenta do reino, manjericão e a canela.
Na medicina chinesa, a madeira estimula o fogo. O fígado e a vesícula biliar são órgãos relacionados com a madeira e, assim, convém estimular esses órgãos.
MÚSICAS
J.S. Bach - Toccata e Fuga (versão orquestral, regente Stokowski)
Wagner - Abertura e Prelúdio dos “Mestres Cantores”, A Cavalgada das Valquírias, Alvorada e A viagem de Siegfried pelo Reno (de Die Gotterdammerung)
Verdi - Grande Marcha (da Aída)
Beethoven - Fantasia Coral para piano, coro e orquestra, Sinfonia n° 9, Sinfonia n°5
Rachmaninoff - Concertos para piano n° 2 e 3, As estações
F. J. Haydn - A criação, Missas
Suppé - Abertura (de O poeta camponês), Abertura (de A cavalaria ligeira)
** O ELEMENTO TERRA
. .
É o traço prático da pessoa tanto financeiro como em termos de relacionamentos ou o saber manejar o tempo. Indica materialismo, realismo.
A terra é densa e pesada; aqueles que possuem o elemento Terra em equilíbrio são práticos, estáveis, têm senso de responsabilidade, podem ser muito prestativos e protetores, como a própria Terra. O elemento Terra governa os ossos, os dentes, a pele, as cartilagens, os músculos, os tendões e as unhas.
.
- O EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO TERRA
.
Terra em excesso faz com que você tenda a ser um pouco pesado(a), e só acredite no que vê e pode tocar; pode deixar você um tanto apegado(a) aos valores pragmáticos. Há uma tendência a ser fleugmática e excessivamente prático. Pode tornar-se utilitário(a), avarento(a), observar as aparências; obsessão no trabalho. Materialista que não tem noção das suas ações. Pessimismo, visão estreita. Quer mais satisfação.
Tendências
O excesso de Terra poderá manifestar-se em morosidade, letargia, corpo pesado e rijo, falta de exercício, insensibilidade e depressão, ficando a pessoa excessivamente preocupada com os valores materiais, lenta em perceber novas idéias e arraigada a seus pensamentos e padrões de hábitos.
Para Equilibrar o Excesso de Terra
Os exercícios de qualquer tipo poderão ajudar a equilibrar o excesso de Terra.
Alimentos condimentados e a utilização de ervas, como a pimenta malagueta e o gengibre, poderão criar mais fogo no corpo;
Cores fortes como o amarelo e o alaranjado vivos auxiliarão a energizar o excesso de Terra; Cristais como a Cornalina, a Hematita, a Rodocrosita e as Ágatas brilhantes serão benéficos; Os remédios florais como o Chestnut Bud, e o Chicory, quebram velhos hábitos, e o Oak e o Mustard aliviam a depressão (use com acompanhamento do seu terapeuta).
Na medicina Chinesa, a madeira controla a terra, e o estímulo do fígado e da vesícula biliar (órgãos da madeira) através dos meridianos da acupuntura, pode ajudar a equilibrar o excesso de Terra.
.
- A FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO TERRA
.
Você pode se sentir como se não tivesse nenhum lugar para ficar; acha difícil encontrar um trabalho que o(a) satisfaça. As necessidades físicas parecem ser secundárias (esquece de comer, dormir, não se preocupa com o vestir).
.
Tendências
A pessoa que tem falta do elemento Terra no mapa pode mostrar uma tendência a viver fora da realidade, no sentido de não saber prover suas necessidade básicas ou de sobrevivência. Sem raízes, não se sente bem em estruturar e organizar e entra num mundo de imaginação porque não aceita limitações. Ignora as necessidades do seu corpo com vestir, dormir, comer, etc.
.
Para Equilibrar o Excesso de Terra
Sugerimos a manipulação de argila, através de algum curso onde você possa manusear a argila e ao mesmo tempo desenvolver seu lado da criatividade, como também mexer com plantas vai ajudá-la a segurar essa energia ou seja, estabilizar mais seu lado material.
Os exercícios ao ar livre e as técnicas voltadas à terra são importantes; andar com os pés descalços é bom para absorver a energia da Mãe-Terra. Encher a casa de plantas vai fazer você se sentir melhor (se tiver quintal), é bom praticar jardinagem);
Coma bastante grãos integrais e vegetais de raiz como batatas, abóbora, nabos e beterrabas; Use a cor verde escuro, verde tom de folhas, verde primavera e marrom ou procure tê-las em sua decoração; Deve cultivar horário regular em sua vida separando períodos para comer, relaxar, se exercitar e repousar, ou seja, aceitar limitações. Ter pedras como Malaquita, Esmeralda, Crisópraso e Aventurina;
Usar essências florais como Clematis e Manzanita para estabilização (use com acompanhamento do seu terapeuta).
MÚSICAS
Música de Puccini
Canções de Perry como Bing Crosby, Barbara Mandrell, John Denver, Gordon Bok, Johnny Mathis, Captain and Tennille, Johnny Cash , Barry Manilow, etc.
Debussy - Clair de lune
Dvorak - Concerto para Violoncelo, Abertura à natureza, Florestas silenciosas, Vida e Amor, Humoresque, Bruch, Fantasia escocesa, Concerto para violino n.º 1
Bramhs - Acalanto, Sinfonia n.º 3
** O ELEMENTO AR
. .
Ar é a capacidade mental ou sociabilidade. É a forma como você se comunica. O ar é leve e essencial ao movimento; quando o elemento Ar estiver em equilíbrio, existe graça nos movimentos físicos, percepção equilibrada e boa comunicação com os outros.
O elemento Ar rege os sistemas respiratórios e nervosos.
- O EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO AR
A superabundância de ar no horóscopo pode lhe deixar inquieto(a), ansioso(a), nervoso(a) e trêmulo(a). Sua mente está sempre em ação e deve ser controlada e guiada. Você pode tender a mexer com todo o tipo de curiosidade sem chegar a muitos resultados. A mente pode fazer-lhe fugir da realidade, às vezes, levando-o(a) para um mundo de imaginação, outras para um senso de “realidade” totalmente fora de contato com o que é possível.
Tendências
Fisiologicamente, esse excesso poderá ocasionar sistema nervoso altamente ativado e extremamente sensível. Pele seca e áspera, unhas e cabelos quebradiços, rigidez nas juntas (como artrite), flatulência, asma e transtornos nervosos. Psicologicamente, o excesso de ar poderá tornar-nos desligados e impessoais. (Muitos associam o signo de Aquário a esses problemas).
A pessoa pode apresentar excesso de autoridade, ser diletante, fora da realidade, ter pouco sentimento, não conhecer seu corpo e suas necessidades básicas, ser desligada, ter o sistema nervoso frágil, ser sujeito à exaustão.
Para Equilibrar o Excesso de Ar
O ar seca a água no corpo e, assim, os tipos aéreos tendem a ser magros; requerem muita água e líquidos, bem como óleos em seu corpo para equilibrar a secura.
Exercícios ao ar livre, como caminhar, nadar, são importantes.
Mantenha uma dieta rica em grãos integrais (que são estabilizantes e contêm a maioria das vitaminas do Complexo B) e em vegetais folhudos (que contêm bastante clorofila, o íon do magnésio), com suplementos de vitaminas e minerais como o complexo B, o magnésio, o manganês;
Use tons azuis-escuro e tons violeta para relaxar o sistema nervoso;
Use cristais como a Turmalina azul, a Calcita verde, a Crisocola, e pedras como o Lápis-lázuli, a Safira e a Água marinha, que levam paz e equilíbrio ao sistema nervoso.
Beba chás de ervas calmantes como a camomila, a erva-dos-gatos, a escutelária, a verbena, o lúpulo e a valeriana;
Use os remédios florais como White-Chestnut, o Mímulus, o Morning-Glory e o Lavender (com acompanhamento do seu terapeuta).
Na medicina chinesa, o fogo controla o ar e, portanto, os alimentos ricos em condimentos picantes, que promovem a circulação e a digestão, são valiosos.
- A FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS DE ELEMENTO AR
Tendências
Pode ter problemas de articulação e de expressão. Indica também um certo peso e tendência a levar tudo a sério.
Para Equilibrar a Falta de Ar
Essas pessoas nunca deveriam morar num apartamento com ar condicionado; elas necessitam de ar circulante e fresco.
Incenso se relaciona com ar, assim como perfume. Se não quiser queimar incenso, coloque uma gota de perfume numa lâmpada e veja o que acontece em seu apartamento. Ar tem a ver com olfato e audição;
É bom ter sons agradáveis ao seu redor através de boa música.
É bom usar as cores azul-celeste, coral (a cor das nuvens durante o nascer e o por do sol) e cinza, ou tê-las em sua decoração.
Para você que tem falta do elemento Ar, os exercícios de uma respiração profunda são uma necessidade. Trabalhe em grupo para aumentar sua habilidade de comunicação; tente dançar e se tornar cônscio do movimento através do espaço.
Chás de ervas, tais como Gotu-kola e Fo-ti (erva chinesa chamada de elixir da vida), estimulam a atividade cerebral;
Remédios florais como Scleranthus, Sweet pea, Quaking Grass e o Penstemon irão ajudá-lo a relacionar-se com as pessoas (com acompanhamento do seu terapeuta).
Na medicina chinesa, a terra estimula o ar; seria, portanto, aconselhável trabalhar com os meridianos do estômago e do baço.
MÚSICAS
R. Strauss - Don Juan, Vida de herói
Canções de Bob Dylan, Mason Williams, Judy Collins, Gordon Lightfoot e Dan Fogelburg
Mozart - Concertos para trompa, Concerto para clarineta
Gershwin - Rhapsody in Blue
Trilha sonora de Born Free
Shankar - Indian Ragas, Concerto de cítara
Hodgers - Assassinato na Décima Avenida, Sinos Tibetanos
Holdbridge - O outro lado da montanha, 2.º parte, A música de Holdbridge
Óleos Essenciais e os Quatro Elementos
São muitas as maneiras de utilizar os óleos essenciais no bem-estar e equilíbrio físico/emocional. E quando se tem um mapa de elementos, pode ficar mais fácil conhecer e adequar o que seja necessário. Mas é preciso levar em consideração alimentação, atividades, profissão, hobbies, e encaixá-los no que favorecem ou desequilibram/excedem os elementos. Portanto, o que está abaixo é uma forma geral de orientação! E sempre busque sentir aquilo que lhe agrada olfativamente, ou para quem esteja formulando.
As formas de uso, podem ser através de óleos de massagem, de perfumes, inalação, difusores, etc.
Um mesmo óleo é classificado por elementos diferentes conforme cada perfumista ou aromaterapeuta, conforme sua linha de pensamento. Eu pessoalmente não consigo imaginar aqui uma orientação que fuja da relação com às notas aromáticas (que também varia conforme cada autor, mas tomarei por base a da relacionada por quem entende na prática da sua volatilidade, os bons perfumistas!), pois são as vibrações aromáticas que irão contar... dando tons de leveza, profundidade, sensibilidade...
Se há basicamente três notas aromáticas (altas, médias e básicas), divido assim:
* Notas Altas = ligados ao movimento, ao frescor, à leveza, ao AR:
Óleos Essenciais do Elemento AR= são equilibrantes, ligados à alegria, à mente/razão/intelecto, ao desapego / período=infância / corpo: astral / polaridade: YANG
faz parte aqui todos os cítricos, como limão, bergamota, laranja, tangerina, mandarina e grapefruit, aromas que alegram, equilibram, traz luz - "clareiam" a mente.
os mentolados e canforados como hortelãs, cânfora, eucaliptos, niaouli, bétula doce, wintergreen e alecrim (cineol e canforado), pela qualidade que possuem de clareza mental, com propriedades bem mais energizantes e revigorantes (fogo) que os cítricos.
os aromas herbáceos como manjericão verde (doce/linalol) e petitgrain também entram aqui - expressão, equilíbrio. Sálvia Esclaréia tem um efeito hormonal equilibrante, seu aroma lembra fumaça, tem características do ar e do fogo (secundário).
o tomilho tem a característica de nota alta para média, tem o fogo como segundo elemento forte.
o lavandim, que é mais canforado entra nesta classe, refresca a mente, alivia dores de cabeça, confere ares de liberdade.
capim-limão e citronela em elemento ar só em dosagem baixa - dissipam o pessimismo.
os árboreos e coníferas como abetos, espruces, tea tree e juníperos remetem à liberdade, clareiam o campo emocional. Já o cipreste é quase um enigma, pelo ar trabalha o desapego e é refrescante, outros autores o classificam como elemento terra e outros como água (regência de plutão) com predomínio yin, como uma essência que é conhecida pela ligação da terra com o céu e com a transição, acredito que o cipreste seja bem "elementar"!
* Notas Médias= ligadas ao envolvimento/à ligação, à libido, ao FOGO e a ÁGUA:
Óleos Essenciais do Elemento FOGO=energizantes, tônicas, "quentes", ligados ao erotismo (afrodisíacos) / período: juventude / corpo: EU / polaridade: YANG
aromas quentes como canela e cravo da índia tipo folhas (especialmente) - oscila entre nota de base (terra) e média.
as especiarias, pimenta preta (do reino), cardamomo, gengibre e noz-moscada - também são essências de ponte, mas são ardentes, picantes e estimulam.
o tomilho que foi citado em notas altas, pode ser bem considerado aqui (muita energia yang).
capim-limão e citronela parecem nos remeter ao elemento Ar, mas são picantes e energizantes em dosagem alta, onde se tornam estimulantes.
café torrado e manjericão cravo (eugenol), tônicos e estimulantes.
alecrim que citei acima, pelo aquecimento e como estimulante.
a sálvia esclaréia com elementos de ar e aqui de fogo como secundária (afrodísiaca, intuitiva, eufórica).
Óleos Essenciais do Elemento ÁGUA=calmantes, aumentam a sensibilidade, remetem ao afeto, envolvimento / período: maturidade / corpo: etérico / polaridade: YIN
praticamente todos os aromas florais, como ylang ylang, jasmim, rosa, tuberosa, frangipani, camomila, néroli, etc - são calmantes, despertam o envolvimento, "abrem" o coração.
gerânio também, embora quando ligado a aromas calmantes intensifique esse aspecto, mas tenha um tom animador e equilibrador quando puro.
a lavanda, a palmarosa e o pau rosa, são suaves calmantes.
aromas anetolados como erva-doce, funcho, anis e manjericão anis, ajudam a digerir problemas, lembrando cuidado materno e são calmantes também; em sua maioria são essências de ponte alta-média.
* Notas de Base= ligadas à segurança, 'grounding', profundidade, à TERRA.
Óleos Essenciais do Elemento TERRA= centramento, tranquilidade, estabilidade (enraizamento), são aromas sensuais / período: velhice / corpo: físico / polaridade: YIN
aromas amadeirados, terrosos e resinas como patchouli, vetiver, cedro, amyris, sândalo, mirra, breu, copaíba, mitti, cyperus (priprioca), estoraque, pau santo, semente cenoura, cominho, tabaco, túrmerico, são em sua maioria aromas sensuais e ancoradores, conferem segurança. Olíbano também com sua capacidade de interiorização e desacelerando a respiração, sua nota vai de média (fogo) para base.
os aromas doces como baunilha, cacau, benjoim, bálsamo do peru, bálsamo de tolu e cumaru (fava tonka), estão ligados também ao efeito aterrador, a um certo aconchego, colo, a afetividade aqui é a ligada a segurança e por isso trabalham bem com carências e compulsões.
Ládano (cistus) e musgo de carvalho são aromas sensuais que trabalham em questões profundas e ancoradoras.
Cravo da índia botões entra em nota base, tem forte ardência (fogo) mas gera movimento estrutural (terra).
aromas almiscarados como ambreto (musk vegetal), valeriana e nardo.
o Gengibre é uma nota de média para alta, quente e estimulante, mas tem também um aroma típico terroso (principalmente quando destilado à vapor), e uma qualidade centralizadora que pode ser vinculada ao elemento terra também.
Como se vê o tipo de destilação, os quimiotipos e a região de origem dos óleos, pode alterar a classificação de elementos, dentro da avaliação aromática. Quando em dúvida tente sentir o aroma e a sensação que provocam ou visualizar uma imagem que ele lhe pareça pertencer.
Temperando:
averigue quais as maiores dificuldades e reais necessidades da pessoa em questão.
olhando um mapa de elementos, a primeira maneira seria usar os próprios aromas associados ao temperamento dominante, isto reforça as qualidades luminosas, "sintoniza-as", já que a frequência dos óleos essenciais está naturalmente harmônica em sua vibração. Inicie com esta escolha quando o temperamento não está tão em evidência na personalidade, ou quando são mais perceptíveis os "defeitos" que as qualidades do temperamento dominante.
outra forma similar a acima é usar aromas do elemento compatível (fogo-ar/yang | terra-água/yin).
a terceira forma é a mais habitual e seria equilibrar pelo temperamento oposto (fogo - água / terra - ar), é bom observar que em geral são estes os aromas preferidos que a pessoa usaria como um perfume diário, por ex. Mas dentro desta escala também pode estar aquele aroma mais repulsivo; por serem do elemento oposto, algum aroma pode ser opostamente exagerado, e é melhor começar com os mais suaves!
quarto, equilibrar o que falta, pois este nem sempre é o elemento que está oposto ao dominante.
Para quem gosta de elaborar blends (sinergias) de aromas, uma combinação de aromas, pode ser uma boa escolha para ser usado em óleos vegetais em massagens ou em um perfume pessoal.
E como sempre lembrando... consulte as indicações e precauções dos óleos essenciais escolhidos.