quarta-feira, 30 de março de 2022

Exu do Ouro: prosperidade, riqueza e fartura

 

 Exu do Ouro: prosperidade, riqueza e fartura


Nenhuma descrição de foto disponível.Muito se diz sobre Exu, e mais ainda quando é abordado a Linha de Exu do Ouro. Mas, como entender essa estrutura que traz a riqueza como elemento de trabalho na Umbanda?

TRADIÇÕES E ORIGENS

Ao referir-se a Exus, o que pode se constatar no Brasil e dentro da Umbanda são suas diversas vertentes de surgimento. Mesmo sendo algumas conhecidas e outras nem tanto, nenhuma deve ser ignorada. São a partir desses princípios que desenvolveram-se a imagem e os trabalhos realizados pelos Exus.

Cada escola remete a uma tradição ou mitologia, e assim algumas se assemelham ao mesmo passo que outras se diferem, mas constantemente acabam se encontrando dentro do terreiro. Esses fundamentos distintos ocorrem, porque dentro dessa linhagem é possível encontrar caminhos diferentes como os que tendem ao mito Bantu, outros para a tradição Nagô Iorubá e ainda os que resgatam a identidade do negro quilombola.

O que precisa estar evidente então, é que nesse momento de escravidão várias tribos se realocaram em um mesmo espaço, porém, trouxeram consigo suas diferenças, lideranças e guerras. Quando evidencia-se a figura de um líder dentro do quilombo, aquele que sobreviveu a batalhas e guerras, começa-se então, a visualizar a figura do guardião ou de Exu.

Aquele que vive para lutar contra as injustiças, curar e defender os mais fracos. Dissolvido a diversos fundamentos e maneiras de se viver a linhagem, essas são algumas de suas origens (não levadas como via de regra) consideradas dentro da Umbanda.

“Exu é força motriz, motora e acionando esse processo, essa máquina você cria um entendimento pessoal da força e começa a se relacionar com o poder da forma que ele é, e aquilo que ele é, um poder. Esse poder irá criar força e trazer condições para que você tenha crescimento, fartura e prosperidade, sem prejudicar ninguém.”
Jorge Scritori – Sacerdote umbandista.

O Exu do Ouro pertence a Orixá Oxum, portanto suas oferendas são feitas também em cachoeiras, rios, igual é feito à Orixá. Sua cor pode ser o vermelho/preto (quebra demanda) a fim de limpar tudo o que tem de ruim para poder abrir os caminhos e também a cor Amarela, inerente a Oxum, lembrando o ouro.

Sua pedra é a PIRITA e o OURO, pois há uma junção de forças para atingir objetivos. A pirita é uma pedra também conhecida como o "ouro-dos-tolos" por sua cor dourada e semelhança com o minério nobre. Ela também nos remete a parte espiritual, pela sua cor dourada.

EXU DO OURO REMETE A OSTENTAÇÃO?

Exu do Ouro remete a fartura e a prosperidade. Ritualizar seus ganhos e dar a devida importância ao que o seu trabalho consegue gerar. Se organizar, remanejar, conter gastos e aplicar o capital em coisas que sejam prósperas e tragam qualidade de vida.

Ostentar: deixar algo a vista de todos. A meta do trabalho com Exu do Ouro é saber identificar a importância que a gestão de finanças tem na vida de cada um e em como isso implica no trabalho espiritual. Então a palavra ostentar, não se encaixa no que o trabalho com Exu do Ouro propõe.

ORAÇÃO A EXU DO OURO
Por: Jorge Scritori

Ao Poder Exu do Ouro
Vitalizador da Prosperidade,
Elo Guardião do Amor Universal,
Fonte da Vida e Riqueza do Ponto Mineral,
Clamo a ti, Mistério da Criação.
Ajude me a transpassar as paredes do ego, do orgulho e da vaidade que alimentam os vícios humanos, estimule em mim as virtudes, concebendo-as em todos os sentidos, para que eu possa enxergar as minhas riquezas interiores e esgotar as minhas pobrezas interiores e exteriores.
Ajude-me a trilhar um caminho virtuoso e rico, pelos princípios do amor incondicional.
Traga Luz às minhas trevas interiores e leve-as à Luz da verdade.
Mostre o caminho do meu pão, para que ele não me falte à mesa.
Mostre o caminho do meu trabalho profissional, para que meu corpo e a minha mente não fiquem ociosos perante a minha jornada carnal.
Mostre o caminho da minha espiritualidade, para que eu possa alimentar o meu espírito e não deixá-lo adormecido para as Verdades Divinas.
Mostre-me que os bens e ganhos materiais são recursos que fazem parte da minha evolução, como energia movimentadora da matéria.
Que estes bens adquiridos jamais se tornem chumbo em minha caminhada, antes disso, que eu os utilize, usando-os também para ajudar meu próximo.
Que eu aprenda e manifeste em minha vida, que quanto mais ajudo ao próximo, mais o universo em Vosso Mistério reverte em prosperidade à minha vida.
Abra a minha prosperidade, mas também abra a minha capacidade de pensar e raciocinar de maneira próspera.
Ensine-me o relacionamento individual e pessoal, pois cultivando o amor próprio estarei apto a amar ao próximo.
Faça brilhar a Luz do ânimo e da boa vontade e corte em mim o hábito da reclamação e do desânimo.
Que a cobiça aos bens alheios não faça parte dos meus sentidos.
Faça-me reluzir como pedra preciosa, afastando o falso brilho da injúria e da inveja.
Brilhe no meu interior para que eu possa iluminar e guiar aqueles que estão presos
Na escuridão e distantes do Conhecimento Divino.
Brilhe no exterior, para que esse brilho traga consciência e arrependimento àqueles que me querem e fazem mal.
E sendo assim, que esta encarnação seja abençoada pela Sua Manifestação em meus sentidos e que sejamos transbordados pelo Seu Mistério.
Que o Ouro de Mamãe Oxum e o Ouro do Amor e da Prosperidade sejam vitalizados em minha vida através de ações e momentos virtuosos.
Laroyê Exu do Ouro!

MATERIAIS USADOS PARA FIRMEZA E ENTREGAS:

1 TACHO DE COBRE COM ALÇA, OU UM PRATO BRANCO;
1 PEÇA DE OURO;
PERITA GRANULADA;
7 BÚZIOS GEMA ABERTO;
1 CORRENTE DE MEIO METRO DOURADA;
PERITA GRANDE
21 MOEDAS CORRENTES DE MAIOR VALOR;
VELA AMARELA, DOURADA OU VERMELHA/PRETA;
PIMENTA MALAGUETA;
MEL;
CONTAS DOURADAS;
Não é necessário usar tudo de uma só vez, pode-se escolher os itens que se tem (ou que sinta vontade de usar) e montar algo que agrade....