quinta-feira, 24 de março de 2022

ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CONGÁ NA UMBANDA

 ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CONGÁ NA UMBANDA


Pode ser uma imagem de árvore, ao ar livre e texto que diz "ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CONGÁ NA UMBANDA @umbandacomsimplicidade"1) O que é o congá?
É o “altar” do terreiro. Um dos principais pontos de força, sustentação e proteção da casa. Mais do que algumas imagens, ali estão firmadas energias que irradiam por todo o espaço do local.
Nele estão concentradas muitas vibrações. Perceba como toda a organização dos médiuns e consulentes está direcionado para ele. É um dos nossos “portais” de comunicação e canalização de energia com o Alto.
O que faz de um lugar um terreiro não é seu nome, mas um conjunto de estruturas físicas e energética presentes. E o congá é imprescindível.

2) Qual é a função do congá?
O fluído cósmico universal, a qual na Umbanda chamamos de axé, deve circular, em suas múltiplas modalidades, para assegurar o bom andamento da gira. O Congá é um canalizador, reciclador e armazenador desta energia.
Canalizador por que ele capta estas vibrações e transmite para todo o espaço do terreiro. Reciclador porque transmuta energias negativas em forças positivas. E armazenador pela sua capacidade de acumular todo o axé produzido ao longo dos anos.
Ele também atua como uma grande bateria, que disponibiliza energias para as entidades quando necessário. E auxilia na proteção da casa, ao garantir constante irradiação de elevadas vibrações.

3) Posso ter um congá em casa?
O Congá é um fundamento do terreiro. Ele é mais do que um altar. Foi elaborado de uma maneira específica para que exercesse seu propósito. E o conhecimento de como produzi-lo não é (ou não deveria) ser banalizado, passado a qualquer um, mas somente para aqueles que se mostraram responsáveis perante o axé e que carregam a vocação de sacerdócio.

É diferente do altar, que você pode muito bem montar em sua residência. É também um ponto de energia, um espaço para você fazer suas preces e firmezas e se conectar com a espiritualidade.

Claro que nós estamos em contato com o astral 24 h por dias. Não há limitação de espaço e tempo para eles. Porém, quando você elege um local para suas orações e exercício da fé, suas energia vão crescendo ali, potencializando a comunicação com a espiritualidade.

4) Ao chegar no terreiro, como devo proceder quando se aproximar do congá?
Deve saudá-lo, de acordo com a orientação de sua casa. Ele não é um espaço qualquer, não são meras imagens decorativas, mas carregam algo de muito sagrado. Por esta razão, deve se dirigir a ele com muito respeito.

Saravá a todos!

Você pode acompanhar nosso conteúdo pelo Instagram também. Siga-nos em @umbandacomsimplicidade